Blog

Pontos turísticos da Região Sul: veja aqui os 7 mais marcantes

pontos turísticos da região sul

A Região Sul é uma das mais características do país. Primeiro, ela se destaca pela formação cultural, que difere da de outras regiões brasileiras devido à atuação intensa de italianos e outros povos.

Trata-se de uma região localizada na extremidade do Brasil, tal como a Região Norte. Faz fronteira com três outros países da América do Sul: Paraguai, Argentina e Uruguai. Também faz divisa com os estados de Mato Grosso do Sul e São Paulo. A leste, seu limite é com o Oceano Atlântico.

Foi palco de grandes conflitos bélicos, como a Revolução Farroupilha, a Guerra do Paraguai e a Guerra do Contestado. Neste post, mostraremos 7 pontos turísticos da Região Sul que valem a pena!

Os aspectos gerais da Região Sul

A Região Sul é a menor do Brasil. Antes da chegada dos portugueses, ela era povoada por índios guaranis, carijós e outros. Os jesuítas, formando reduções (missões), ajudaram na colonização europeia e no desenvolvimento do local.

Os tropeiros, comerciantes de gado, contribuíram para a expansão da economia local, formando as estâncias, ou fazendas.

A imigração nessa região foi intensa: grupos açorianos, italianos, alemães, holandeses, japoneses… Eles contribuíram para definir os aspectos atuais da região.

O clima subtropical é frio, chegando a nevar e cair gelo devido às temperaturas muito baixas no inverno. A flora e a fauna pertencem a mata atlântica, mata das araucárias, floresta tropical, campos limpos, mangues, restingas e praias.

A agricultura e a pecuária são muito desenvolvidas na região, destacando-se a cultura da erva-mate, com a qual se faz o famoso chimarrão.

Alguns pontos turísticos incríveis da Região Sul

Agora que já conhece mais sobre as qualidades mais marcantes dos três estados sulistas, poderá ficar por dentro de 7 pontos turísticos incríveis do lugar. Confira!

1. Balneário Camboriú

O Balneário Camboriú é muito diversificado, sendo um dos mais importantes pontos turísticos da Região Sul. É bastante urbanizado, apresentando comércio intenso, com muitos restaurantes e baladas.

Localizado em Santa Catarina, é a cidade mais visitada do estado. É o cenário ideal para grandes eventos, como festas de final de ano e shows de música eletrônica.

As praias são tranquilas, distantes do centro e da badalação. Entre elas, destacam-se Praia de Laranjeiras, Estaleiro e Pinho, que é uma praia naturista.

O símbolo do Balneário Camboriú é o Parque Unipraias. Ele tem bondinhos que oferecem vistas maravilhosas da cidade e opções de esporte como tirolesa e arvorismo.

2. Cataratas do Iguaçu

Essas cataratas constituem não apenas um dos melhores pontos turísticos da Região Sul, mas também são um dos maiores patrimônios naturais do Brasil.

Estão cercadas pela mata atlântica e pelo Parque Nacional do Iguaçu. Milhões de turistas visitam anualmente esse ponto, sendo que muitos são de outros países.

A região da mata goza de proteção ambiental. As Cataratas do Iguaçu exibem 275 quedas d’água, algumas com 90 metros de altura, e se localizam no estado do Paraná, na fronteira com a Argentina.

Trata-se, enfim, de uma verdadeira obra de arte construída pela habilidade da Mãe Natureza.

3. As praias da Região Sul

As praias também são bem marcantes enquanto pontos turísticos da Região Sul.

No Paraná, destacam-se:

  • Praia das Encantadas, na ilha do Mel;
  • Praia de Fora, na Ilha do Mel;
  • Praia da Fortaleza, na Ilha do Mel;
  • Praia de Caiobá;
  • Praia de Guaratuba.

Em Santa Catarina:

  • Lagoinha do Leste, na capital;
  • Praia do Rosa;
  • Praia da Tainha;
  • Praia de Laranjeiras, no Balneário Camboriú;
  • Praia de Taquarinhas, no Balneário Camboriú;
  • Praia da Guarda do Embaú;
  • Praia da Ferrugem.

E, no Rio Grande do Sul, podem ser citadas:

  • Praia de Tramandaí;
  • Praia das Nereidas;
  • Praia da Guarita.

4. Vale Europeu

O Vale Europeu envolve um conjunto de mais de 50 cidades, situadas no Vale do Itajaí, no estado de Santa Catarina. Essa região foi colonizada principalmente por alemães e italianos, cuja cultura ainda hoje é conservada entre os habitantes: culinária, costumes, arquitetura e assim por diante.

Para os turistas, é uma oportunidade maravilhosa de ficar em contato íntimo com a natureza, pois existem muitas cidadezinhas com áreas verdes.

O circuito de cicloturismo é uma das maiores atrações do Vale Europeu. Os turistas visitam a região montados em bicicletas, cruzando estradas de terra e admirando maravilhosas paisagens.

A cidade mais importante é Blumenau, onde fica a Nova Rússia, cheia de grutas e cachoeiras. Outras cidades do vale são: Pomerode (a cidade mais germanizada do país), Nova Trento, Rio do Sul, Rodeio, Botuverá, Canelinha, Doutor Pedrinho e assim por diante.

5. Catedral de Pedra

Trata-se da catedral de Nossa Senhora de Lourdes, localizada na cidade de Canela, no Rio Grande do Sul. Na verdade, ela não é uma catedral, mas uma paróquia que pertence à Diocese de Nova Hamburgo.

O estilo da construção é o gótico inglês. Tem 65 metros de altura e um carrilhão de 12 sinos de bronze fabricados na Itália. Na decoração interna, destacam-se três telas pintadas por um artista gaúcho: Alegoria dos Anjos, Anunciação e Aparição de Nossa Senhora. Os vitrais representam a ladainha de Nossa Senhora. O altar, esculpido em madeira por um artista uruguaio, tem como tema a Santa Ceia.

No ano de 2010, a Catedral de Pedra foi considerada uma das 7 maravilhas do Brasil e ganhou, por esse título, um novo sistema de iluminação externa.

6. São Miguel das Missões

São Miguel das Missões foi um dos Setes Povos das Missões, vilas criadas e administradas pelos jesuítas com a finalidade de catequizar o povo indígena.

Hoje, existem somente as ruínas de São Miguel, mas estão muito bem preservadas, situadas na fronteira entre Rio Grande do Sul e Argentina. A Igreja de São Miguel Arcanjo é um dos pontos turísticos da Região Sul mais deslumbrantes, evocando um passado distante e, ao mesmo tempo, vivo e próximo.

A história dessa zona é contada em meio à iluminação noturna e sons, entre as ruínas.

7. Serra Catarinense

A Serra Catarinense é muito procurada pelas pessoas que visitam a Região Sul. Nos lugares altos, como serras e planaltos, os turistas podem aproveitar o friozinho da região em hotéis-fazenda maravilhosos.

Os pontos turísticos da Região Sul são Urubici, São Joaquim e Lajes. A Pedra Furada localiza-se em Urubici e é o cartão-postal da Serra Catarinense.

Há muitos outros pontos turísticos da Região Sul, mas citamos alguns dos mais importantes. Visite a região e veja essas maravilhas com seus próprios olhos!

Aproveite para ler o que você deve levar em sua bagagem quando viajar para lugares frios, como nas cidades da Região Sul!

Você também pode se interessar por