Dúvidas

Como cancelar minha passagem?

Existem duas formas de solicitar o cancelamento de sua passagem:
1 – Abrir um chamado solicitando o cancelamento em nosso canal de suporte para isso clique aqui para abrir a página do SAC, no horário das 08:00 as 23:00 de segunda a sexta, informando o número da transação ou CPF e a data da viagem, com no mínimo 4 horas de antecedência da viagem. Para cancelamentos em Finais de Semana somente no guichê da empresa, vide item 2.

Obs.: Esta opção só é válida para passagens que ainda não foram retiradas na rodoviária.

2- Diretamente pelo passageiro no guichê da empresa de ônibus na cidade origem, solicitando o cancelamento com 3 horas de antecedência da viagem. Solicitações com menos de 3 horas devem ser negociadas diretamente com a empresa de ônibus, mas não garantidas por lei.

Ao cancelar minha passagem terei meu pagamento de volta?

Sim.
Pagamentos realizados com cartão de crédito, serão reembolsados pelo MercadoPago e aparecerá como crédito na fatura do seu cartão utilizado. O prazo para o crédito poderá variar de acordo com a operadora do cartão e o banco emissor.

Pagamentos com cartão débito ou transferência bancária, serão reembolsados pelo Mercado Pago com crédito em conta bancária e o prazo é de 30 dias.

Pagamentos através de boleto serão reembolsados através de fornecimento de dados bancários pelo cliente no ato de sua solicitação de cancelamento e o prazo é de 30 dias a partir da solicitação. Lembrando que o boleto terá sua confirmação pagamento após transação bancária.

Essas opções são válidas para cancelamentos realizados junto a Rodoviariaonline, que não cobra nenhuma multa pelo cancelamento.

Em caso de solicitação de cancelamento diretamente no guichê, a empresa solicitará ao portal Rodoviariaonline que proceda com o reembolso conforme os critérios acima, lembrando que neste caso a empresa pode reter até 5% do valor da passagem, conforme resolução 978/2005 de 2005 da ANTT.

Perdi o Embarque posso remarcar a passagem?

Sim

Para remarcar a data de sua viagem perdida, somente no guichê de atendimento na rodoviária.
Caso o bilhete não tenha sido utilizado, dentro do prazo de 1 ano a partir da data de sua primeira emissão e mediante a apresentação do Bilhete de Embarque para substituição, os bilhetes com data e horário marcados poderão ser remarcados, para utilização na mesma linha, seção e sentido conforme (Resolução 4282, Art.7º,§1º da ANTT). Ou seja, é possível remarcar a data da viagem, mas somente para a mesma Viação e Itinerário já comprado.

Como faço para corrigir meu Nome ou Documento?

Para corrigir seu nome ou documento abra um chamado em nosso canal de suporte, para isso clique aqui para abrir a página do SAC.

Posso transferir a Data/Hora da minha passagem?

Sim, caso sua passagem não tenha sido retirada na rodoviária, abra um chamado em nosso canal de atendimento, para isso clique aqui para abrir a página do SAC, no horário das 08:00 as 23:00 de segunda a sexta, até 4 horas antes do embarque. Em caso de solicitações no final de semana, somente no guichê da empresa.

Se a passagem foi retirada no guichê a mesma somente poderá ser solicitada a mudança de data/hora diretamente no guichê da empresa.

As passagens serão entregues na minha casa?

Não.
O Portal Rodoviariaonline não realiza entrega de passagens.
As passagens devem ser retiradas na sala VIP ou no guichê da empresa de ônibus na rodoviária, chegando com 1 hora de antecedência da viagem.

Como recebo o Voucher da compra?

Ao final do processo de compra, o voucher (comprovante da compra) será informado na tela do seu dispositivo, o mesmo estará disponível para impressão, salvar em pdf e também será enviado para seu email cadastrado.

Para as compras realizadas com boleto bancário, o voucher será enviado somente após compensação bancária do mesmo e notificação do nosso sistema, que pode levar até 24 horas.

Comprei Ida e Volta e gostaria de cancelar um dos trechos, como eu faço?

Abra um chamado em nosso canal de atendimento acessando https://rodoviariaonline.com.br/sac, informando o número do pedido e qual o trecho a ser cancelado, seguindo as políticas de cancelamento de passagens.

Comprei mais de uma passagem e gostaria de cancelar uma delas, como eu faço?

Abra um chamado em nosso canal de atendimento, para isso clique aqui para abrir a página do SAC, informando o número do pedido e qual a poltrona a ser cancelada.

Criança paga passagem?

Menores de 6 anos não pagam passagem, desde que não ocupem poltrona e atendam as normas de segurança da legislação vigente.

Caso deseje reservar uma poltrona exclusiva para a criança, nesse caso, mesmo sendo menor de 6 anos faz-se necessário a compra de passagem no valor integral da mesma, ou seja, não há desconto no valor da passagem.

Estava visualizando um horário e agora faço a pesquisa e não aparece mais?

Os horários ficam disponíveis online até 3 horas antes da viagem.

Passagem com menos de 3 horas para o horário da viagem, só pode ser adquirida diretamente no guichê da empresa na rodoviária.

Efetuei uma reserva e não consegui finalizar o pagamento, mas as poltronas continuam reservadas. O que devo fazer?

Embora a reserva tenha validade de 10 minutos as poltronas podem ficar retidas por um período de 15 a 30 minutos.

Neste caso recomendamos aguardar a liberação das mesmas, ou efetuar uma nova compra escolhendo outras poltronas.

Não recebi o meu voucher. O que eu faço?

Por favor verifique em sua caixa de e-mail as pastas de SPAM e Lixo Eletrônico, procurando pelos remetentes sistema@rodoviariaonline.com.br ou sistema2@rodoviariaonline.com.br ou sistema3@rodoviariaonline.com.br.

Nas contas do HOTMAIL é comum o e-mail ser encaminhado para a caixa de lixo eletrônico ou SPAM.

Lembrando que para as compras realizadas com boleto bancário, o voucher será enviado somente após compensação bancária do mesmo, o que pode levar até 24 horas.

Se preferir abra um chamado em nosso canal de atendimento, para isso clique aqui para abrir a página do SAC.

Necessito do Voucher para retirar as passagens?

Não.
Para retirar a passagem no guichê da empresa de ônibus, basta apresentar os documentos dos passageiros que foram informados no ato da compra.

O que é valor de Taxa de Conveniência?

É o valor cobrado pelo Portal Rodoviariaonline para manter as equipes de suporte, o site e o sistema funcionando.

O valor é equivalente ao deslocamento médio de ônibus até a rodoviária, se o deslocamento for de carro, deve ser considerado além do combustível, o gasto com estacionamento. Considerando outros fatores como engarrafamento, filas, risco de acidente, assalto e o tempo gasto no deslocamento é considerado um valor baixo. É um pequeno valor que garante a sua segurança, tranquilidade e a agilidade dos serviços Rodoviariaonline.

Outra pessoa pode retirar a passagem em meu nome?

Não.
O bilhete é individual e intransferível.
A passagem deve ser retirada pelo próprio passageiro, apresentando o documento original informados no ato da compra.

Passagem para idoso

De acordo com o Estatuto do Idoso, a Lei nº 10.741/2003, o Decreto nº 5.934/2006 e a Resolução ANTT nº 1.692/2006 as empresas prestadoras de serviço regular de transporte rodoviário interestadual de passageiros devem reservar aos idosos, que preencham os requisitos de idade e renda, dois assentos gratuitos, em cada ônibus e, quando esses assentos já estiverem preenchidos, conceder o desconto mínimo de 50% no valor da passagem para ocupação dos demais assentos.
Têm direito à gratuidade da passagem e ao desconto de 50% os idosos com idade mínima de 60 anos e renda igual ou inferior a 2 (dois) salários mínimos.
Os bilhetes só poderão ser solicitados nas cidades que sejam locais de embarque de passageiros da linha em que se deseja viajar, sendo a solicitação feita no guichê da empresa de ônibus na rodoviária.

Para adquirir, o idoso deve respeitar os prazos de:

– 6 (seis) horas de antecedência para viagens de até 500 km
– 12 (doze) horas de antecedência para viagens acima de 500 km.

Na hora do embarque, o idoso deve apresentar documento original com foto. A comprovação de renda será feita mediante apresentação de um dos seguintes documentos:

– Carteira de Trabalho e Previdência Social com anotações atualizadas;
– Contracheque de pagamento ou documento expedido pelo empregador;
– Carnê de contribuição para o Instituto Nacional de Seguro Social – INSS;
– Extrato de pagamento de benefício ou declaração fornecida pelo INSS ou outro regime de previdência social público ou privado;
– Documento ou carteira emitida pelas Secretarias Estaduais ou Municipais de Assistência Social ou congêneres.

A Rodoviariaonline tem prazer em atender ao público da melhor idade. Por isso, investe na qualidade do serviço prestado, facilitando a vida do cliente!

Caso queira a cartilha do idoso, clique aqui para baixar em formato PDF. A cartilha é publicada e mantida pela ANTT.

Posso reservar minha passagem e efetuar o pagamento pessoalmente na rodoviária?

Não.

A única forma de garantir sua passagem é efetuar o pagamento no final da reserva, recebendo do sistema a mensagem de confirmação da compra. Verifique seu e-mail também, pois o sistema envia a confirmação de pagamento e o voucher em e-mails separados.

Posso transferir a minha passagem para outro passageiro?

Sim, caso sua passagem não tenha sido retirada na rodoviária, abrir um chamado em nosso canal de atendimento, para isso clique aqui para acessar a página do SAC, no horário das 08:00 as 23:00 de segunda a sexta, até 4 horas antes do embarque. Caso o cancelamento seja no final de semana, somente no guichê da empresa.

Se a passagem foi retirada no guichê, a troca do passageiro deve ser feito diretamente no guichê onde devem comparecer ambos o passageiro atual e o novo passageiro.

Posso transportar meu animal de estimação?

O transporte de animais é permitido, desde que não comprometa o conforto e a segurança dos demais passageiros no ônibus, e desde que não haja reclamação pelos passageiros. Se necessário, pedir que o veterinário indique um sedativo para tranquilizar o animal durante a viagem.

Cães e Gatos
Em viagens intermunicipais e interestaduais, será obrigatória a apresentação do “Atestado Sanitário para Trânsito de Cães e Gatos”, conforme norma definida pela Instrução Normativa n° 18, 18 de julho de 2006, do “Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento” e Ofício SUPAS/ANTT n° 4.038/2006, observadas as seguintes informações básicas:

O animal não pode estar solto a bordo do ônibus e deverá estar “guardado” em um recipiente apropriado (gaiola ou caixa) para o transporte, sem água e/ou alimentos no interior da gaiola ou caixa;
Em hipótese alguma o animal poderá ser retirado da gaiola ou caixa e, se o animal for de porte “médio”, “grande” ou “gigante”, NÃO poderá ser transportado em ônibus (inclusive no bagageiro).
O deficiente visual poderá viajar com o cão-guia no interior do veículo, mediante a apresentação dos documentos exigidos pela legislação, mencionados na Lei no 11.126/05 e Decreto n. 5.904/06

Para evitar transtornos com o passageiro ao lado, recomenda-se a compra da poltrona adjacente.

Outras Espécies
Para o trânsito de outras espécies de animais, o interessado deverá providenciar a Guia de Trânsito de Animal junto ao Ministério da Agricultura definida pela Instrução Normativa n° 18, 18 de julho de 2006, do “Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento”

Quais são as formas de pagamento aceitas?

As principais bandeiras de cartão de Crédito, Débito e boleto bancário, lembrando que para a opção de boleto está disponível apenas para compras com 5 dias de antecedência da viagem.

Qual é o limite de Peso e Tamanho permitido para minha bagagem?

Segundo a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) os limites de peso total é de 30kg (trinta quilogramas), e volume máximo de trezentos decímetros cúbicos com maior dimensão de um metro, bem como volume no porta-embrulhos limitado a cinco quilogramas e dimensões compatíveis.

Atingido essa quota, poderá ser cobrado o excedente pela auto viação. Maiores informações contatar a empresa de viação.

Quem é o Mercado Pago?

O Mercado Pago é uma empresa do grupo do Mercado Livre e líder de mercado em gateway de pagamentos e garante a sua compra.

Para mais informações sobre o MercadoPago clique aqui para acessar a página do mesmo.

Realizei uma reserva e agora não consigo efetuar o pagamento. O que devo fazer?

As reservas online no sistema rodoviário são validas por 10 minutos e o pagamento deve ser efetuado dentro desse período, caso contrário a reserva ficará vencida e não permitirá mais o pagamento.

Todo o processo de compra deve ser feito em uma sequência única, ou seja, reserva e pagamento na sequência. Por favor refaça sua compra.

Viagem para Menores. Como proceder?

Viagens Nacionais

Para viagens em território nacional não é preciso autorização se a criança ou adolescente tiver mais que 12 anos de idade completos e apresente a documentação como certidão de nascimento ou qualquer outro documento de identidade que confirme a idade. Também é descarta a necessidade de autorização nos caso de crianças acompanhada dos pais ou responsável maior de 18 anos que comprovem o parentesco através da disponibilidade de documentos pessoais.

Para acompanhantes que não sejam parentes diretos do menor, é necessária a autorização expressa e autenticada dos pais, que deve ser reconhecida em cartório.

Todos os acompanhantes, pais, parentes ou não, devem estar de posse de documento de identificação pessoal.

Viagens internacionais

Somente é descartada a necessidade de autorização nos casos em que o menor de idade se apresente acompanhado de ambos os pais ou de apenas um desde que exista a autorização do parceiro.
A autorização deve ser reconhecida por autenticidade e não ultrapassar a marca de 60 dias antes da data de embarque.
Os documentos necessários para a expedição da autorização de embarque do menor de idade são:

  • Fotocópia da identidade (ambos os pais);
  • Fotocópia da identidade (criança ou adolescente);
  • Fotocópia do passaporte (fls. 01, 02 e 03 do passaporte);
  • Fotocópia do comprovante de residência no nome de um dos genitores;
  • Se guardião, trazer termo de guarda ou tutela original e fotocópia;
  • Se apenas um dos genitores comparecer em juízo, é necessária a autorização do ausente por escrito com firma reconhecida;
  • Original da fotocópia autenticada da procuração ou certidão atualizada original ou fotocópia autenticada
  • Declaração de duas pessoas com firma reconhecida que conheçam o caso;
  • Fotocópia do documento do acompanhante (RG ou passaporte);
  • Fotocópia autenticada do atestado de óbito (genitor/genitora) se for o caso.

Observação: todas as cópias deverão ser autenticadas.