Blog

Viação Catarinense comemora 90 anos de estrada

 

Viação Catarinense. Fonte: arquivo pessoal
A empresa de ônibus mais antiga do país a Viação Catarinense completa 90 anos e comemora seu aniversário fazendo uma exposição em Curitiba no Museu Oscar Niemeyer – popularmente conhecido como Museu do Olho, com duração de quatro dias (11/04 – 15/04), quem visitar a exposição vai poder conhecer um dos mais novos ônibus da frota o Double Decker e um dos mais antigos a Jardineira.

A exposição também conta com utensílios da época, fotos dos funcionários, uniformes, aparelhos antigos e uma linha do tempo contando a história da viação, isso tudo dentro de um complexo criado nos arredores do Museu.

O mais interessante da exposição é ver o antigo e o moderno lado a lado, nos fazendo pensar em como era antigamente, uma breve história ao lado da Jardineira conta um pouco sobre isso.

O novo e o moderno da Viação Catarinense. Fonte: arquivo pessoal

A primeira linha há 90 anos era feita de modo peculiar, entre Blumenau e Florianópolis demorando cerca de 12 horas (a mesma linha hoje percorre esse trajeto em 2 horas), devido as condições da estrada e a jardineira que para época fazia seu trabalho muito bem.

Jardineira da Catarinense. Fonte: arquivo pessoal
Isso tudo você encontra na exposição e mais um simpático motorista que nos mostra o ônibus DD (com o novo assento leito cama e semi leito) e também conta histórias da Viação.

Interno do ônibus DD com leito-cama. Fonte: arquivo pessoal
Complexo que expõe a história da Viação Catarinense, utensílios, fotos, entre outros. Fonte: arquivo pessoal
 

Evento Gratuito

Exposição Ônibus de Memória – Catarinense

Museu Oscar Niemeyer

Rua Marechal Hermes 999
Centro Cívico . 80530.230
Curitiba . PR
55 41 3350.4400

Horário das 10h às 18h

 

 

 

Você também pode se interessar por