Blog

Turismo, Vacinação e Pandemia, o que muda em 2022?

O ano de 2022 já começou, e para quem acreditou que estaríamos sem pandemia, errou, mas isso não significa que não melhorou, para o setor turístico sim e bastante.

Agora a pergunta que não quer calar – como fazemos para viajar? – Bom, se você já tem as duas doses da vacina, vai ser fácil, está se perguntando se sem vacina viaja? Vamos lá:

Na maioria dos lugares estão pedindo o comprovante de vacinação, até mesmo dentro do Brasil, se você for sair de um estado para o outro possivelmente irão pedir o comprovante.

Por que se vacinar?

Sabemos que as vacinas estão salvando vidas. Os leitos de UTI não estão sendo mais ocupados em grande quantidade, hoje com as variantes, estamos conseguindo ter uma vida quase normal, apesar de essas estarem sendo “brandas” não podemos descartar os cuidados e isolamento.

Então, se estão exigindo o comprovante de vacinação é para o seu próprio bem, acredite, a vida estava muito difícil sem poder viajar, seja a passeio ou a trabalho, viver estava “pesado”.

Máscara e álcool em gel

cuidados-com-o-coronavirus-em-viagens-de-onibus

O uso da máscara e álcool em gel continuam sendo obrigatórios, distanciamento social também. Seja nos ônibus, restaurantes, cafés, passeios e shows, todos devem cumprir as normas que ainda regem no Brasil.

Então não esqueça de levar sempre sua máscara e álcool, com a vacinação estamos mais protegidos, mas não significa que a Covid-19 acabou, ainda pode-se pegar a doença.

E como fica o turismo?

Aos poucos estamos voltando ao novo normal, a máscara veio para ficar, além de proteger contra o vírus da Covid-19 e das variantes, ela também protege, por exemplo, contra o vírus da gripe. Por isso não pense duas vezes: use máscara.

Pousadas, hotéis, resorts, praias, hotéis fazenda etc. estão abertos e cumprindo as normas, não estranhe se na hora do check-in pedirem o comprovante de vacinação, o ideal é se informar antes da viagem.

A estimativa é que nesse ano de 2022 com os avanços na área da saúde, o turismo volte com bastante força, amenizando assim a economia, que teve uma queda drástica nesse setor.

Mas, para que isso aconteça é importante salientar que todo estabelecimento esteja apropriado, para que os turistas se sintam seguros e aptos para se divertirem, sem posteriores surpresas e hospitais lotados.

Carnaval 2022

Turismo, Vacinação e Pandemia, o que muda em 2022?

Infelizmente esse ano ainda não é tempo para as celebrações carnavalescas, afinal a vacinação não teve o ritmo pretendido, dificultando a liberação da festa mais esperada do ano brasileiro. Com o aumento de casos e variantes em outros países, leva-se em conta de que turistas “gringos” podem não ser bem-vindos neste momento sensível.

Muitas cidades proibiram blocos e festas de rua, no caso de São Paulo e Rio de Janeiro, as respectivas cidades irão manter os desfiles no sambódromo, adiados para o feriado de Tiradentes.

Confira algumas cidades que já definiram seus “feriados” do carnaval 2022:

– São Paulo (SP): ponto facultativo entre segunda (28) a quarta (2) ao meio-dia;

– Rio de Janeiro (RJ): feriado na terça (1) e ponto facultativo na segunda (28) e na quarta (2);

– Cuiabá (MT): ponto facultativo na segunda (28) e na terça (1);

– Brasília (DF): ponto facultativo entre segunda (28) e 14h da quarta (2);

– Salvador (BA): não haverá feriados ou ponto facultativo;

– Natal (RN): ponto facultativo entre segunda (28) e quarta (2);

– Maceió (AL): ponto facultativo entre segunda (28) e quarta (2);

– Rio Branco (AC): ponto facultativo entre segunda (28) e quarta (2);

– Porto Velho (RO): ponto facultativo entre segunda (28) e quarta (2);

– Manaus (AM): feriado na terça (1) e ponto facultativo na segunda (28) e quarta (2);

– Macapá (AP): não é feriado oficial;

– Boa Vista (RR): ponto facultativo entre segunda (28) e 14h de quarta (2);

Podemos ver que, em uma das maiores capitais festeiras dessa época: Salvador-BA não haverá feriado ou ponto facultativo, isso devido a afirmação feita pelo secretário da saúde, Léo Prates, afirmou que “uma nova onda de Covid está se desenhando em Salvador”, as autoridades preferiram cancelar as festas e feriado.

O que fazer no feriado de Carnaval?

Turismo, Vacinação e Pandemia, o que muda em 2022?

Agora você deve estar pensando que seu feriado acabou, afinal, as festas foram canceladas, para quem ainda vai ter ponto facultativo ou feriado, que tal aproveitar e curtir de outro jeito?

Já pensou em ir para alguma praia distante? Ou acampar? Que tal ver a família? Dá para fazer várias coisas legais, sempre tomando os devidos cuidados e vacinação em dia.

Então não perca tempo e corra na Rodoviariaonline e garanta sua viagem, aproveite e dê uma olhada nos outros artigos em no nosso blog para mais dicas.

Você também pode se interessar por