Blog

5 praias nordestinas para fugir das aglomerações

O litoral nordestino é o mais extenso da costa brasileira. Em quase 3 mil quilômetros, suas belas praias, aliadas ao clima tropical ameno e ensolarado, faz desse trecho um dos mais disputados entre turistas brasileiros e estrangeiros.

Porém em tempos de pandemia, disputar um lugar ao sol de frente para o mar com centenas de pessoas aglomeradas vai contra as recomendações das autoridades de saúde como prevenção da covid-19. Então, o melhor é evitar esse tipo de situação. E mesmo com a feliz notícia de que a vacinação se inicia no país, é preciso tempo para que a população alcance a imunidade coletiva.

Pensando nisso, selecionamos 5 belas praias do litoral nordestino que fogem do circuito badalado, oferecendo tranquilidade para relaxar e apreciar aquele visual arrebatador. Confira!

Atins – MA

A praia de Atins, escondida nos lençóis maranhenses, é um vilarejo paradisíaco. Com águas calmas e mornas, atrai praticantes de kitesurf de vários lugares e turistas que pretendem se conectar com a natureza, de uma forma rústica. O interesse despertado entre os kitesurfistas fez o vilarejo melhorar a infraestrutura turística, criando pousadas charmosas e aconchegantes e restaurantes que oferecem pratos à base de peixe e camarão frescos.

A partir da praia de Atins, é possível chegar caminhando a algumas lagoas de água doce que tornam a região tão famosa. Mas prepare-se: a areia clara e fofa torna o percurso mais cansativo e desafiador. Só é possível chegar a Atins de lancha (a partir de Barreirinhas, 40 minutos de trajeto) ou então de veículos 4×4 que levam cerca de 1h30 para chegar à região.

Praia de Antunes – AL

Que tal aproveitar os dias de férias naquele cenário cinematográfico, que mais parece o Caribe do que o Brasil? Pois esse é o visual surpreendente da Praia de Antunes, em Maragogi, considerada uma das mais belas praias brasileiras. Com águas incrivelmente cristalinas e areia branca, a praia é repleta de piscinas naturais, perfeitas para a prática de mergulho. Durante a maré baixa, formam-se bancos de areia que possibilitam caminhar mar adentro, até uma barreira de corais onde se formam piscinas naturais perfeitas para contemplar a vida marinha.

praia-sem-aglomerações
A cor cristalina do mar da Praia de Antunes, em Maragogi – AL. (Depositphotos)
Distante apenas 7 quilômetros da área central de Maragogi, o acesso à praia de Antunes pode ser feito pela rodovia AL 101 sentido norte ou pelo mar, pagando uma lancha. E aí é só aproveitar a tranquilidade do pequeno vilarejo agraciado pela beleza natural sem igual.

Praia do Preá – CE

Com ventos fortes e um pôr do sol de tirar o fôlego, a Praia do Preá é um vilarejo vizinho a badalada Jericoacoara. O local é o preferido entre os kitesurfistas que buscam a região para a prática do esporte. O lugarejo é mais rústico que Jeri, oferece menos estrutura na beira da praia, formada por uma extensa faixa de areia, propícia para quem quer relaxar. Por esse motivo, conserva-se mais tranquila, limpa e, de acordo com quem já visitou a região, mais barata que a vizinha famosa.

Península do Maraú – BA

Praia-sem-aglomerações
A Península do Maraú – BA reúne praias quase desertas e cenários exuberantes. (Depositphotos)
Reduto das praias desertas da Bahia, a península do Maraú exibe lindas praias em seus 40 quilômetros de extensão. Não foi à toa que ficou conhecida como a Polinésia brasileira. Visitar o local nas luas cheia ou nova é ainda melhor, pois na maré baixa formam-se imensas piscinas naturais na praia, que atraem turistas que se hospedam nas proximidades, inclusive em Itacaré. Um dos passeios obrigatórios para quem visita Maraú é o passeio de barco pelas 5 ilhas que circundam a baía de Camamu, cortando regiões de mangue intocado. Um dos pontos altos do passeio é a cachoeira do Tremembé, a única em território brasileiro que desagua diretamente no mar.

Praia de Galinhos – RN

Galinhos é um vilarejo que exala tranquilidade. Distante cerca de 170 km de Natal, o ar bucólico da cidade atrai turistas que querem curtir ao máximo a beleza da praia de águas esverdeadas, rodeada por um extenso mangue, salinas e dunas. Um dos pontos turísticos de Galinhos é o farol construído em 1931. A dica é ir caminhando pela praia, ao final da tarde, para assistir ao pôr do sol, um dos mais belos de toda a região. O acesso a Galinhos é feito por barco ou em veículos 4×4 dirigidos por guias acostumados com o trajeto, já que é fácil atolar o carro na areia fofa.

praia-sem-aglomerações
O pôr do sol na praia de Galinhos – RN, um dos mais belos do litoral nordestino. (Depositphotos)

Gostou das dicas? Então escolha o destino para suas próximas férias e compre suas passagens no Portal Rodoviariaonline parcelando em até 12x sem juros. E não esqueça de conferir os protocolos de prevenção da Covid-19 para garantir dias tranquilos e em segurança.

Você também pode se interessar por