Blog

Pontos turísticos da Região Sul: veja aqui os 11 mais marcantes

pontos turísticos da região sul
Cataratas do Rio Iguaçu, considerada uma das 7 maravilhas da natureza, conheça.
A Região Sul é uma das mais características do país. Ela se destaca tanto pelo clima mais ameno, como pela formação cultural, que difere da de outras regiões brasileiras devido à atuação intensa de italianos e outros povos. Isso faz com que as habitações, a educação e até mesmo a gastronomia recebam uma forte influencia dos países europeus.

Trata-se de uma região localizada na extremidade do Brasil, tal como a Região Norte. Faz fronteira com três outros países da América do Sul: Paraguai, Argentina e Uruguai. Além disso, também faz divisa com os estados de Mato Grosso do Sul e São Paulo. A leste, é limitada pelo Oceano Atlântico. Foi palco de grandes conflitos bélicos, como a Revolução Farroupilha, a Guerra do Paraguai e a Guerra do Contestado.

Neste post, mostraremos 11 pontos turísticos da Região Sul que valem a pena a conhecer. Acompanhe!

Aspectos gerais da Região Sul

Região Sul é a menor do Brasil. Antes da chegada dos portugueses, ela era povoada por índios guaranis, carijós e outros. Os jesuítas, formando reduções (missões), ajudaram na colonização europeia e no desenvolvimento do local. Os tropeiros, comerciantes de gado, contribuíram para a expansão da economia local, formando as estâncias, ou fazendas.

A imigração nessa região foi intensa: grupos açorianos, italianos, alemães, holandeses, japoneses e muitos outros contribuíram para definir os aspectos atuais da região.

O clima subtropical é frio, chegando a nevar e cair gelo devido às temperaturas muito baixas no inverno. A flora e a fauna pertencem à Mata Atlântica, mata das araucárias, floresta tropical, campos limpos, mangues, restingas e praias.

A agricultura e a pecuária são muito desenvolvidas na região, destacando-se a cultura da erva-mate, com a qual se faz o famoso chimarrão.

Alguns pontos turísticos da região

Agora que já conhece mais sobre as qualidades mais marcantes dos três estados sulistas, poderá ficar por dentro de 11 pontos turísticos incríveis do lugar. Confira!

1. Balneário Camboriú

O Balneário Camboriú é muito diversificado, sendo um dos mais importantes pontos turísticos da Região Sul. É bastante urbanizado, apresentando comércio intenso, com muitos restaurantes e baladas.

Localizado em Santa Catarina, é o local mais visitado do estado. É o cenário ideal para grandes eventos, como festas de final de ano e shows de música eletrônica.

As praias são tranquilas, distantes do centro e da badalação. Entre elas, destacam-se a Praia de Laranjeiras, o Estaleiro e Pinho, que é uma praia naturista.

O símbolo do Balneário Camboriú é o Parque Unipraias. Ele tem bondinhos que oferecem vistas maravilhosas da cidade e várias opções de esportes, como tirolesa e arvorismo.

2. Cataratas do Iguaçu

Essas cataratas constituem não apenas um dos melhores pontos turísticos da Região Sul, mas também são um dos maiores patrimônios naturais do Brasil.

Estão cercadas pela Mata Atlântica e pelo Parque Nacional do Iguaçu. Milhões de turistas visitam anualmente esse ponto, sendo que muitos são de outros países.

A região da mata goza de proteção ambiental. As Cataratas do Iguaçu exibem 275 quedas d’água, algumas com 90 metros de altura, e se localizam no estado do Paraná, na fronteira com a Argentina.

Trata-se, enfim, de uma verdadeira obra de arte construída pela habilidade da Mãe Natureza.

3. As praias da Região Sul

Natureza e cidade se encontram, transformando a paisagem.
Natureza e cidade se encontram, transformando a paisagem. Conheça as praias do Sul.
Natureza e cidade se encontram nas praias do sul, transformando a paisagem. No Paraná, destacam-se a Praia de Caiobá e a Praia de Guaratuba. Na Ilha do Mel, temos a Praia das Encantadas, Praia de Fora e Praia da Fortaleza.

Em Santa Catarina, as indicações ficam com a Lagoinha do Leste, na capital, Praia do Rosa, Praia da Tainha, Praia da Guarda do Embaú e Praia da Ferrugem. No Balneário Camboriú, vale a pena conferir a Praia de Laranjeiras e a Praia de Taquarinhas.

Por fim, no Rio Grande do Sul, os destaques ficam para a Praia de Tramandaí, Praia das Nereidas e Praia da Guarita.

4. Vale Europeu

O Vale Europeu envolve um conjunto de mais de 50 cidades, situadas no Vale do Itajaí, no estado de Santa Catarina. Essa região foi colonizada principalmente por alemães e italianos, cuja cultura ainda hoje é conservada entre os habitantes: culinária, costumes, arquitetura e assim por diante.

Para os turistas, é uma oportunidade maravilhosa de ficar em contato íntimo com a natureza, pois existem muitas cidadezinhas com áreas verdes.

O circuito de cicloturismo é uma das maiores atrações do Vale Europeu. Os turistas visitam a região montados em bicicletas, cruzando estradas de terra e admirando maravilhosas paisagens.

A cidade mais importante é Blumenau, onde fica a Nova Rússia, cheia de grutas e cachoeiras. Outras cidades do vale são: Pomerode (a cidade mais germanizada do país), Nova Trento, Rio do Sul, Rodeio, Botuverá, Canelinha e Doutor Pedrinho.

5. Catedral de Pedra

A bela Catedral de Pedra com um estilo Gótico.
A bela Catedral de Pedra com um estilo Gótico, em Canela RS, visite essa maravilha.
A bela Catedral de Pedra, em Canela RS, merece ser visitada devido ao seu estilo gótico. Trata-se, na verdade, de uma paróquia que pertence à Diocese de Nova Hamburgo, devotada a Nossa Senhora de Lourdes.

O estilo da construção é o gótico inglês. Tem 65 metros de altura e um carrilhão de 12 sinos de bronze, fabricados na Itália. Na decoração interna, destacam-se três telas pintadas por um artista gaúcho: Alegoria dos Anjos, Anunciação e Aparição de Nossa Senhora. O altar, esculpido em madeira por um artista uruguaio, tem como tema a Santa Ceia.

Em 2010, a Catedral de Pedra foi considerada uma das 7 maravilhas do Brasil e ganhou, por esse título, um novo sistema de iluminação externa.

6. São Miguel das Missões

São Miguel foi um dos Setes Povos das Missões — vilas criadas e administradas pelos jesuítas com a finalidade de catequizar o povo indígena.

Hoje, existem somente as ruínas do local, muito bem preservadas e situadas na fronteira entre Rio Grande do Sul e Argentina. A Igreja de São Miguel Arcanjo é um dos pontos turísticos mais deslumbrantes da região, evocando um passado distante e, ao mesmo tempo, vivo e próximo.

A história dessa zona é contada em meio à iluminação noturna e sons, entre as ruínas.

7. Serra Catarinense

A Serra Catarinense é muito procurada pelas pessoas que visitam a Região Sul. Nos lugares altos, como serras e planaltos, os turistas podem aproveitar o friozinho em hotéis-fazenda maravilhosos.

Os pontos turísticos ficam por conta de Urubici, São Joaquim e Lajes. A Pedra Furada, por exemplo, está em Urubici e é o cartão-postal da Serra Catarinense.

8. Blumenau

A simpática Blumenau é, por vezes, citada como uma das dez melhores cidades do Brasil. Parte das razões para ela ser tão querida é a grande tradição alemã que ainda carrega pela colonização em 1800.

Isso é refletido na arquitetura, gastronomia — com pratos típicos do país europeu — e em atrações famosas na cidade. É o caso da Oktoberfest, um festival anual com tradições germânicas semelhante ao mesmo evento que ocorre em Munique, na Alemanha.

Na Oktoberfest, os foliões bebem cervejas em trajes típicos e festejam pelas ruas da Zona histórica da Vila Germânica. Nas ruas, você pode conhecer também as construções históricas, visitar o Museu da Família Colonial e a Estrada de Ferro.

9. Beto Carrero World

Ao norte de Santa Catarina, você também pode conhecer o maior parque de diversão da América Latina, que oferece desde brinquedos para os pequenos até os mais radicais, como o barco viking e o kart: o Beto Carrero World.

O ambiente conta ainda com teatros, exposições, zoológicos e shows, como o de ‘’Velozes e Furiosos’’. Então, se a sua viagem inclui crianças ou se você simplesmente sonha em visitar um dos parques da Disney, não deixe de considerar o Beto Carreto World como uma opção mais em conta, porém, não menos interessante.

10. Bento Gonçalves

Há, ainda, muitos pontos turísticos da região sul em que você pode desfrutar de muita cultura, beleza, gastronomia e história. A cidade de Bento Gonçalves, localizada no Rio Grande do Sul — a uma distância de 2 horas de Gramado — é um exemplo disso.

Lá, está localizada a maior e mais premiada Vinícola do Brasil. Os turistas podem passear de Maria Fumaça — o trem a vapor — e serem recepcionados na estação da cidade com uma deliciosa degustação de vinho. São 23 km de percurso, com duração média de 2 horas, em que você pode conhecer de perto as atrações típicas italianas e gaúchas.

11. Parque Nacional dos Aparados da Serra

Quem se interessa pelo ecoturismo, pode aproveitar as maravilhas do Parque Nacional dos Aparados da Serra, situado entre os estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.

Trata-se do primeiro parque nacional do Brasil e de uma unidade de conservação de proteção integral na natureza criada especialmente para proteger os cânions. No parque, há o maior cânion da América Latina, com 6 metros de altura e 6 km de extensão: o Itaimbezinho. Nele, ainda é possível desfrutar de uma vista fantástica de cachoeiras sazonais.

Também é possível desfrutar de diversas trilhas do Parque, nas quais você pode conhecer a natureza mais de perto — com opções mais fáceis, até as que levam 7 horas para serem concluídas.

Há muitos outros pontos turísticos da Região Sul, mas citamos alguns dos mais importantes. O mais interessante é que você pode realizar o trajeto por esses lugares de ônibus, que, além de ser mais em conta, permite uma vista privilegiada dos espaços. Então, visite a região e veja essas maravilhas com seus próprios olhos!

Aproveite a visita ao blog para ler sobre as comidas típicas da Região Sul e ficar ainda mais por dentro das características desse local!

ebook Curitiba

Você também pode se interessar por