Blog

7 melhores lugares para viajar no Brasil em boa parte do ano

Você já ouviu a expressão “há sempre um sapato velho para todo pé descalço”? Pois bem. Nesse caso, não temos sapatos velhos, mas variadas opções dos melhores lugares para viajar no Brasil e agradar dos mais aventureiros aos mais calmos, que preferem curtir uma praia.

Além do mais, também há a possibilidade de conhecer um lugar diferente do país em cada época do ano. Se tudo isso for feito em períodos de baixa temporada, você garante uma boa economia para viajar ainda mais por aí.

E então, sentiu curiosidade e quer conhecer alguns dos melhores lugares para viajar no Brasil? Continue a leitura e descubra!

1.Belo Horizonte e Inhotim (Minas Gerais)

melhores lugares para viajar no brasil

A capital mineira pode ser facilmente associada ao pão de queijo e ao sotaque simpático e inconfundível do local. Lá, os visitantes podem aproveitar a mistura dos aspectos de uma cidade grande com uma do interior, que conquista rapidamente os turistas. Por isso, se BH ainda não entrou na sua lista de prioridades de viagem, saiba que ela é a opção ideal para quem busca por baixo custo e roteiros rápidos.

Prova disso são os inúmeros circuitos culturais gratuitos para quem tem interesse em saber mais sobre a história da sociedade e do país, o que inclui os Museus da Praça da Liberdade, a igreja de São Francisco, o Instituto Inhotim etc. Esse último é considerado um dos mais belos do mundo na contemporaneidade, e agrada não somente pelas instalações de arte, mas também pela área verde e pelos jardins que tornam o lugar mais especial.

2. Rio Verde (Mato Grosso)

Quem deseja aumentar o contato com a natureza para garantir a paz de espírito pode optar pelo destino nada óbvio do Rio Verde, localizado há 200 quilômetros de Campo Grande. O local oferece quedas d’águas em volta de áreas macias disponíveis na borda de um rio, como no Balneário 7 quedas do Didi.

Outra opção para o turista é visitar a Fazenda Igrejinha, em que é possível caminhar entre a vegetação local para aproveitar a altitude e as belezas naturais que existem em torno da região.

3. Holambra (São Paulo)

melhores lugares para viajar no brasil

Quer se sentir dentro da Europa, sem precisar pagar um valor tão alto? Holambra, localizada no interior de São Paulo — bem próxima de Campinas —, possibilita isso. O local é conhecido como cidade das flores e, quando você chegar lá, não fica difícil entender o motivo: há variadas espécies de girassóis, rosas, orquídeas e muito mais para encher seus olhos e garantir um ótimo cenário para servir de fundo em suas fotos.

4. Pico da Bandeira (Espírito Santo)

Só de olhar algum cartão postal do Pico da Bandeira, no Espírito Santo, é possível sentir um frio na barriga — imagine, então, pessoalmente. Afinal, o destino é a terceira montanha mais alta do Brasil. Assim, para os mais românticos e aventureiros, é possível estar mais perto de tocar o céu.

O pico é formado pela Mata Atlântica e pelos Campos de Altitude, o que garante um visual com muito verde, rios e cachoeiras para os visitantes tomarem banho. Porém, prepare-se para aproveitar a aventura da melhor forma: lá, pode ser extremamente frio. Além disso, com a maior altitude, há ainda menos oxigênios disponível. Então, vá devagar.

5. Chapada Diamantina (Bahia)

O destino baiano é ideal para aquelas pessoas sedentas por aventuras e que ainda gostam de ecoturismo. O local, com suas inúmeras cachoeiras, grutas em formações raras, poços de águas transparentes, trilhas por paisagens exuberantes etc., faz com que seja impossível que os turistas fiquem entediados.

Se você quiser uma atração mais tranquila, ainda é possível conhecer as lindas cidades históricas da Chapada Diamantina e aproveitar a gastronomia, sempre bem elogiada por quem experimenta.

Até agora, pareceu um lugar comum para você? Pois saiba que o destino permite banho em águas vermelhas, caminhar em meio ao cânion que leva até a Cachoeira do Buracão e ainda emociona com os raios de luz formados no Poço Azul e Encantado.

6. Balneário Camboriú (Santa Catarina)

Se a sua prioridade é conhecer um lugar jovem e badalado, o Balneário Camboriú pode ser a opção ideal, principalmente durante a alta temporada. Por receber tantos visitantes, o espaço tem uma excelente estrutura: não faltam restaurantes, bares, lojas para diversas finalidades e hotéis.

Mesmo que as praias sejam um porte forte no local e recebam muitos turistas, há ainda outras atrações para serem aproveitadas. O Parque Unipraias, em que se chega de teleférico, é um exemplo disso. A área é uma ótima opção para passar o dia de uma forma especial.

Porém, mesmo com as belezas naturais que valorizam o Balneário, o local também exibe uma atmosfera mais luxuosa e com inúmeros carrões em circulação, por exemplo. Tudo isso pode ser bem observado à noite, no calçadão central.

7. Jalapão (Tocantins)

Quem curte destinos mais rústicos e simples vai se apaixonar pelo Jalapão. O destino conta com uma riqueza natural de tirar o fôlego: cachoeiras, dunas, formações rochosas e ainda os fervedouros que impressionam os visitantes.

O local chama a atenção dos turistas que o descobrem por ser uma excelente escolha para fugir da correria dos grandes centros urbanos e intensificar o contato com a natureza. Por ser uma das regiões mais bem preservadas do Brasil, o acesso não é tão fácil e conta com diversas áreas pouco exploradas. Assim, é ideal para quem curte ecoturismo e quer se jogar em uma aventura.

Outra vantagem de visitar o Jalapão é que ele ainda fica localizado na divisa com alguns estados do Nordeste, como Bahia, Maranhão e Piauí. Então, se você estiver realmente empenhado em desbravar diversos destinos turísticos do país, pode utilizar a proximidade geográfica para conhecer um local e, depois, o outro.

Ficou com vontade de conhecer os melhores lugares para viajar no Brasil? O difícil é decidir por onde começar, com tantas atrações imperdíveis para fazer os seus olhos brilharem!

Se você quiser facilitar a sua vida de turista, siga-nos nas redes sociais e fique por dentro dos nossos conteúdos! Estamos no Facebook, Instagram e Linkedin.

Você também pode se interessar por