Blog

Conheça agora mesmo as comidas típicas da região sul

Se tem algo que faz parte da cultura de um povo é a culinária regional. Não à toa, o Brasil é riquíssimo de pratos únicos, com pitadas claramente nacionais e outras com origem nos tempos da colonização do país. Um ótimo exemplo são as comidas da região Sul, com forte herança alemã e indígena, além de outras influências de países cujos imigrantes ali marcaram presença.

O bacana de aproveitar uma viagem para conhecer sobre a culinária local é poder fazer uma imersão na tradição daquele povo. Então, se você estiver de viagem marcada para os estados do sul do país, não perca a oportunidade de passar algumas horas dedicadas a uma intensa e profunda degustação dos pratos locais — será uma experiência incrível!

Para ajudar você a chegar ao destino já sabendo o que quer provar, separamos algumas das mais populares comidas típicas da Região Sul. Confira este post e bom apetite!

Quais são as principais delícias da região?

Assim como acontece em todos os pontos do país, a área ao sul do território tupiniquim é marcada por algumas comidas tradicionais. Prepare o estômago e veja quais são as mais importantes.

Churrasco

Alguém ainda duvida que o churrasco tem presença marcada em praticamente todas as casas brasileiras? Seja para uma festa, comemoração ou apenas aquele almoço especial de domingo, esse prato é tipicamente sulista! O interessante é que ele tem grande público ao redor do mundo, sendo muito apreciado em países da África, na Argentina e no Uruguai!

Arroz de carreteiro

Muito tradicional nas mesas do sul, o “carreteiro”, como é conhecido, foi introduzido na culinária local por conta dos tropeiros, que faziam o transporte de bois e de charque. Como o prato é muito fácil de fazer e conta com carne salgada, o seu tempero é apreciado e é uma das pedidas gastronômicas mais bem-aceitas da região.

Tainha na taquara

Quando as temperaturas caem e o inverno mostra força, chega à mesa dos sulistas um dos pratos mais aguardados para a estação: a tainha. A refeição é um forte laço indígena que continuou na região e, hoje, é consumida das mais variadas formas, seja assada na brasa, na taquara (que é o bambu) ou, até mesmo, na folha de bananeira.

Espeto corrido

Você sabia que o rodízio de churrasco teve origem no Paraná? De lá para o resto do país, principalmente entre os estados sulistas, o modelo de restaurante só aumentou! Por lá, é conhecido como espeto corrido e faz muito sucesso, tanto que outros países importam a ideia e são concorridos entre brasileiros e estrangeiros que se esbaldam nos pratos.

Rodízio de galeto

Os sulistas realmente têm um caso de amor com os rodízios! Outra prova disso são os de galeto, visto que na Serra Gaúcha não faltam galeterias. A paixão pelo prato vem desde os tempos da colonização, já que frango assado e acompanhamentos, como espaguete, sopa e outros, são muito consumidos nos países europeus, por exemplo, na Alemanha e em Portugal.

Pinhão

Famoso no Paraná, principalmente, o pinhão vem das árvores que permeiam o território. Em geral, ele é cozido em água e sal. Repletos de nutrientes, são mais consumidos de abril a julho e marcam presença nas festas juninas.

Frutos do mar

Como algumas áreas são rodeadas pelo Oceano Atlântico, também existe a tendência de consumir frutos do mar. Santa Catarina é o estado campeão nesses pratos, entre os quais estão polvo assado, risoto de lagosta e ostras frescas.

Cuca

A cuca nada mais é do que um saboroso bolo de inspiração alemã. Por causa da preparação, é quase um pão doce e ainda tem cobertura de farofa crocante e frutas, como a banana.

Por que viajar para a região Sul?

Só a culinária já é um ótimo motivo para conhecer esse extremo do Brasil. As comidas da região Sul são acolhedoras e saborosas e, para melhorar, ainda tem os chocolates fabricados nos estados e o famoso chimarrão.

Além da gastronomia, o destino conta com muitas belezas. O Parque Estadual do Caracol, por exemplo, fica na gaúcha cidade de Canela. É um dos mais belos do país, com a cachoeira de mesmo nome. Já Gramado, ao lado, é um dos melhores destinos de inverno.

O Jardim Botânico de Curitiba, no Paraná, impressiona pela arquitetura e pela integração com a natureza. Enquanto isso, Santa Catarina abriga algumas das praias mais bonitas da região, como a das Tainhas, a de Laranjeiras e a da Ferrugem.

Para completar, ainda é possível visitar vinícolas, explorar a Serra Gaúcha e conhecer museus, como o Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba.

Como planejar a sua viagem?

Para viajar para a região Sul sem dificuldades é preciso ter um bom planejamento. Isso significa, em primeiro lugar, escolher a cidade ou os vários destinos que serão explorados. Crie um roteiro para entender como deve ser o caminho percorrido, pois evita desperdícios de tempo e de dinheiro.

Em seguida, estabeleça um orçamento. O controle fica melhor se você definir quais são os gastos por pessoa e por dia. Considere hospedagem, deslocamento, atrações e, é claro, comidas da região Sul.

Para ter máximo conforto, a hospedagem é um aspecto essencial. Então, faça uma boa pesquisa de quais são as opções próximas às atividades de interesse e que cabem no seu bolso. Pesquise a opinião de quem já se hospedou para ter a certeza de que é uma boa escolha.

Com tudo isso acertado, é a hora de definir o transporte. Para economizar e ter segurança, ir de ônibus é ideal. Se quiser evitar imprevistos, adquira a passagem com antecedência. Para não ter que se deslocar, a compra online é uma boa escolha.

Selecione um site que seja referência no assunto, com busca simples e diversas opções de preços e viações. Depois, é só processar o pagamento, arrumar as malas e se preparar para explorar as belezas!

Se faltavam motivos para você conhecer esse cantinho do Brasil, agora dá para saber por que viajar para a região sul — inclusive, por causa de suas comidas. Com essas dicas de planejamento, será mais fácil ter uma boa experiência.

Ficou animado e já quer fazer as malas para aproveitar as comidas da região Sul? Compartilhe o post nas suas redes sociais e, quem sabe, você conseguirá novos parceiros de viagem!

Você também pode se interessar por