Blog

Conheça agora mesmo as comidas típicas da região sul

Se tem algo que faz parte da cultura de um povo é a culinária regional. Não à toa, o Brasil é riquíssimo de pratos únicos, com pitadas claramente brasileiras e outras com origem nos tempos da colonização do país. Um ótimo exemplo são as comidas típicas da Região Sul, que têm forte presença alemã e indígena, além de outros países que por ali marcaram presença.

O bacana de aproveitar uma viagem para conhecer sobre a culinária local é justamente poder fazer uma imersão na tradição daquele povo. Então, se você estiver de viagem marcada para os estados do sul do país, não perca a oportunidade de passar algumas horas dedicadas a uma intensa e profunda degustação dos pratos locais, será uma experiência incrível!

Para ajudar você a chegar ao destino já sabendo o que quer provar, separamos algumas das mais populares comidas típicas da Região Sul! Confira este post e bom apetite!

Churrasco

Alguém ainda duvida que o churrasco tem presença marcada em praticamente todas as casas brasileiras? Seja para uma festa, comemoração ou apenas aquele almoço especial de domingo, esse prato é tipicamente sulista! O interessante é que ele tem grande público ao redor do mundo, sendo muito apreciado em países da África, na Argentina e no Uruguai!

Arroz de carreteiro

Muito conhecido e tradicional nas mesas do sul, o “carreteiro”, como é conhecido, foi introduzido na culinária local por conta dos tropeiros, que faziam o transporte de bois e charque. Como o prato é muito fácil de fazer e conta com carne salgada, o seu tempero é apreciado e uma das pedidas gastronômicas mais bem-aceitas da região.

Tainha na taquara

Quando as temperaturas caem e o inverno mostra força, chega à mesa dos sulistas um dos pratos mais aguardados para a estação: a tainha. A refeição é um forte laço indígena que continuou na região e, hoje, é consumido das mais variadas formas, seja assado na brasa, na taquara (que é o bambu) e, até mesmo, na folha de bananeira.

Espeto corrido

Você sabia que o rodízio de churrasco teve origem no Paraná? De lá para o resto do país, principalmente entre os estados sulistas, o modelo de restaurante só aumentou! Ainda, é conhecido como espeto corrido e faz muito sucesso, tanto que outros países importam a ideia e são muito concorridos entre brasileiros e estrangeiros que se esbaldam nos pratos.

Rodízio de galeto

Os gaúchos realmente têm um caso de amor com os rodízios! Uma outra prova disso são os de galeto, visto que na Serra Gaúcha não faltam galeterias. A paixão pelo prato vem desde os tempos da colonização, já que frango assado e acompanhamentos, como espaguete, sopa e outros, são muito consumidos pelos países europeus, por exemplo, na Alemanha e em Portugal.

E aí, ficou com água na boca, não é mesmo? Se faltavam motivos para você conhecer esse cantinho do Brasil, agora, com uma bela lista de comidas típicas da Região Sul em mãos, era o incentivo que você precisava!

Gostou do post? Então, continue a leitura e confira as cidades mais bonitas do Brasil para fazer uma super viagem!

Você também pode se interessar por