Blog

Aprenda a escolher o melhor destino de viagem para descansar

Viajar, por si só, já é um excelente programa para se fazer em família. Agora, quando o objetivo por trás disso é escapar da rotina puxada e recarregar as energias, é melhor ainda! No entanto, como há destinos de viagem no Brasil com diferentes atrativos e para diversos perfis, do mais baladeiro ao mais sossegado, nem sempre é fácil decidir qual local visitar para garantir que, de fato, você terá o descanso que tanto procura, não é mesmo?

Por esse motivo, preparamos este post com algumas dicas práticas para que a escolha do seu destino seja certeira e você possa desfrutar da região escolhida sem grandes custos ou contratempos. Acompanhe!

Planeje o tipo de viagem que você deseja fazer

Você quer tirar uns dias de folga e descansar, certo? Contudo, é importante planejar de que forma vai fazer isso. Afinal, dá para você relaxar enquanto conhece o litoral do seu estado, aproveita aquele friozinho da serra, curte atividades de ecoturismo ou simplesmente mata as saudades dos parentes que moram no interior.

Portanto, ao definir o que você busca exatamente, vai ser muito mais fácil chegar às melhores opções de destinos de viagem. Quer ver só um exemplo? Imagine que você mora em São Paulo capital e quer ir ao litoral. Nesse caso, São Sebastião, Santos, Ubatuba, Peruíbe, Guarujá e São Vicente são ótimas pedidas.

Defina a duração da viagem

Uma vez decidido o tipo de viagem e o local que será visitado, é hora de bater o martelo sobre o tempo que você passará em seu destino. Assim, é possível se programar financeiramente, comprar antecipadamente as passagens, garantir as reservas de hospedagem e se assegurar de que essa temporada fora da sua cidade natal não afete o seu trabalho ou o colégio dos seus filhos.

Além disso, com uma duração bem definida, seja em dias ou semanas, fica mais fácil programar um roteiro para conhecer com tranquilidade a região e aproveitar a culinária, a cultura e os pontos turísticos dela.

Estipule um orçamento

A terceira dica — que, inclusive, será essencial para as próximas duas — é estipular um orçamento para a sua viagem. Afinal de contas, sem isso, você pode acabar tendo mais gastos do que o previsto e até mesmo contrair dívidas desnecessárias (no cartão de crédito, por exemplo).

Por esse motivo, veja como estão as suas reservas e as separe em duas vertentes para evitar contratempos que possam tirar o seu sossego e colocar por água abaixo o objetivo dessa pausa na rotina — que é descansar. A primeira será para os custos do transporte e da hospedagem. Já a segunda, por sua vez, será para o seu gasto médio diário, que deve envolver refeições, lazer, compras e afins.

Escolha qual será a opção de transporte

Na hora de escolher a forma como você chegará ao destino, é fundamental analisar todas as alternativas não só para poupar dinheiro, mas principalmente para que você e a sua família façam o trajeto de forma confortável e segura. Uma boa dica é viajar de ônibus, já que não é preciso se preocupar com revisão e abastecimento de carro. Se você dirige diariamente, também pode querer dar uma pausa nessa atividade.

Além disso, dependendo do seu destino, é possível que ele não tenha estação de trem, muito menos aeroporto — algo que conta (e muito) a favor das viações, que buscam atender o máximo de rodoviárias no país, independentemente do tamanho da cidade. Por isso, aproveite e utilize um bom buscador online para encontrar a sua passagem!

Pesquise a hospedagem com melhor custo-benefício

Por fim, não deixe de avaliar os tipos de hospedagem disponíveis (como hotéis, pousadas, albergues, sítios etc) na região que você vai visitar e optar por aquela com melhor custo-benefício.

Para tanto, leve em conta a localização, os diferenciais oferecidos (recepção 24 horas, restaurante, piscina, internet Wi-Fi, café da manhã etc.) , além, é claro, das acomodações mais adequadas para a sua família. A razão disso é bem simples: quanto maior for o conforto e a comodidade, maiores serão as suas chances de relaxar!

Gostou das nossas dicas? Então analise os destinos de viagem e comece já se organizar para aproveitar esse momento de folga e sossego! E já que falamos sobre viajar de ônibus neste post, aproveite para saber mais sobre as vantagens de comprar passagem pela internet!

Você também pode se interessar por