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Pandemia e viagem de ônibus: medidas de segurança e higiene

Desde o início da pandemia da Covid-19 no Brasil, em meados de fevereiro de 2020, o número de viagens de ônibus caiu drasticamente, fazendo do transporte terrestre de passageiros um dos setores que mais sentiu o impacto da reclusão social. Sem exceção, viações de diversos portes, trechos e linhas viram suas operações caírem 90%.

A queda brusca nas viagens de ônibus em todo o país exigiu que as empresas buscassem soluções para garantir a segurança dos usuários e colaboradores. Assim, iniciou-se um intenso trabalho interno de readequações, novos procedimentos de higiene e limpeza que seguem à risca (e até vão além) as recomendações sanitárias dos órgãos competentes.

Até que uma vacina contra o coronavírus seja encontrada e imunize a população contra a doença, a pandemia continua e não há ambiente 100% livre do vírus. Mas é possível afirmar que as medidas adotadas diminuem ao nível mínimo as chances de contaminação em um deslocamento em veículo terrestre coletivo. E graças ao desenvolvimento de novos produtos e do uso da tecnologia, novos cuidados foram tomados pelas viações no combate à Covid-19. Assim, você se sente mais seguro em realizar sua próxima viagem de ônibus.

Medidas protocolares oficiais da pandemia

No Brasil, órgãos como a Abrati (Associação Brasileira das Empresas de Transporte Terrestre de Passageiros) e ANTT (Agência Nacional de Transporte Terrestre) desenvolveram protocolos de desinfecção e limpeza dos ônibus. As medidas estão de acordo com as orientações da OMS e são válidas para os veículos e também para os guichês. A fiscalização tornou-se mais apurada, mesmo com a dramática redução na circulação dos ônibus. Em alguns trechos, apenas 10% da frota continuou circulando.

Tecnologia aplicada à Biossegurança

Muitos sistemas de sanitização internos das carrocerias foram desenvolvidos pelas próprias fabricantes do setor, utilizando-se da tecnologia, como Marcopolo, Caio e Busscar. A primeira criou uma plataforma chamada de BioSafe. Dentro dela, desenvolveu o sistema FIP Onboard, no qual uma névoa de nanopartículas é vaporizada em toda a parte interna do ônibus, oferecendo uma desinfecção total que leva 20 minutos para ser aplicada e permanecendo válida para até 3 dias. A grande vantagem é a ausência de umidade, o que torna possível o embarque imediato de passageiros após a desinfecção do carro. Viações como as do Grupo GBS (Garcia e Expresso do Sul), Unesul e Ouro e Prata adotaram o procedimento para limpeza de seus ônibus.

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Foto: Divulgação Viação Garcia.
A Garcia também faz a desinfecção do ar com aplicação do Ozônio, método com 99,9% de eficácia na eliminação de vírus e bactérias o ambiente. Muitas viações declararam intensificar a limpeza do ar-condicionado de sua frota, utilizando produtos aprovados pela Anvisa para este fim. Além disso, o próprio sistema de climatização do ambiente é semelhante ao usado nos aviões, garantindo a renovação do ar a cada minuto, impedindo a proliferação de fungos, bactérias e vírus no ar. Certamente, medidas que serão adotadas no cotidiano pós pandemia.

A colocação de cortinas entre as poltronas dos ônibus também foi adotada para evitar o contato entre os passageiros, além do isolamento de poltronas, para que haja um distanciamento seguro entre as pessoas. As mesmas são trocadas e higienizadas a cada viagem, bem como itens de uso individual, como cobertores e protetores de assento.

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Foto: Divulgação Viação Garcia.

Novas frotas já virão com adaptações estruturais

As empresas fabricantes de ônibus também já anunciaram as adaptações internas de layout dos ônibus anti covid-19. Serão dois corredores entre fileiras de três poltronas individuais. Há dispensers para álcool em gel espalhados pelos corredores. Além disso, o motorista também fica isolado do contato com o público por placas de acrílico.

Até os banheiros estão se tornando completamente automatizados, evitando, assim, o contato direto do usuário. Dessa forma, luzes, descarga, torneira e até o sabonete líquido serão acionados por sensor de presença, dispensando o toque.

Antes do embarque

Além das medidas adotadas pelas empresas, você, como cidadão, também deve manter os cuidados extras durante a pandemia. Por isso, fique atento às dicas para garantir uma viagem de ônibus segura e tranquila:

– Dê preferência à compra online do bilhete, o qual é emitido de forma digital, apresentando o mesmo na tela do celular, dispensando a necessidade de compra direto no guichê e também a impressão da passagem.

– Use máscara de proteção e não a retire durante todo o trajeto.

– Respeite o distanciamento na fila de espera, antes de entrar no veículo.

– Utilize álcool gel constantemente e evite tocar boca, nariz ou olhos.

– Caso apresente qualquer sintoma de resfriado, não viaje. Solicite a remarcação ou reembolso da passagem junto ao portal. Tenha mais informações sobre o assunto com a nossa equipe de atendimento ao cliente.

– Não é permitido o embarque do passageiro que estiver com febre. A temperatura de todos os passageiros é aferida no momento do embarque.

Lembre-se que respeitar as medidas de higiene, bem como o uso da máscara e as orientações de distanciamento é um dever de todos durante a pandemia. E fazendo a sua parte, você estará mais protegido e seguro, contribuindo diretamente com a diminuição de casos da Covid-19.

Desistência da viagem na pandemia

Caso você desista de viajar, tem direito de cancelar ou remarcar a passagem, de acordo com algumas normas da ANTT. O cancelamento do bilhete pode ser feita até 4 horas antes do horário do embarque. Porém, deve-se respeitar os horários de funcionamento do portal. Tire todas as suas dúvidas sobre o assunto clicando aqui.

 

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