Blog

Confira 4 dicas para realizar uma viagem em família de ônibus

Há quem acredite que a vida fica ainda mais especial quando estamos na companhia de pessoas queridas. Se você concorda com esse pensamento, é provável que goste de fazer tudo em grupo.

Vai tirar férias, mas não quer ficar longe de seus filhos, primos ou até mesmo da sua sogra? Que tal realizar uma viagem em família? As frotas de ônibus são uma ótima opção para quem busca segurança e preços acessíveis. Veja algumas providências que você deve tomar antes do embarque.

1. Reserve as passagens e separe a documentação com antecedência

Tão logo você decida para onde quer viajar e a data do embarque, faça a reserva de passagens com antecedência: não é preciso nem sair de casa para isso, já que a compra pode ser feita online. Descubra se a empresa oferece descontos na aquisição de várias passagens.

Certifique-se se há assentos disponíveis para todos os membros da família. O ideal é que todos fiquem próximos uns dos outros, para evitar que tenham que se levantar ou falar alto. Lembre-se de que não estão em uma excursão entre amigos e os outros passageiros podem não querer ser incomodados.

Para se livrar de qualquer imprevisto durante o embarque de seus familiares, não se esqueça de separar a documentação necessária. Esse é um cuidado que merece especial atenção quando há menores no grupo.

2. Informe-se sobre a duração da viagem e os serviços da empresa

O passo seguinte para que sua viagem em família seja tranquila é levantar informações sobre o trajeto: qual a duração do percurso entre o ponto de partida e o destino? Serão feitas paradas durante o trajeto ou não haverá interrupções?

Tendo essas informações em mãos, escolha a classe de ônibus que melhor atende aos seus objetivos. Se o orçamento estiver apertado ou a viagem for curta, um veículo convencional pode ser o suficiente.

Quem não abre mão do conforto, por sua vez, deve optar por um ônibus executivo, que oferece mais comodidade ao tripulante, que tem à sua disposição um frigobar, poltronas reclináveis e outras mordomias. Algumas linhas possuem equipamentos de DVDs. Em trajetos longos, considere viajar em um ônibus leito ou leito-cama.

3. Faça um check-list com todas as providências necessárias

Nos dias que antecedem o embarque, faça uma lista de todas as providências que você considera essenciais. Se vão visitar uma área de risco, certifique-se, por exemplo, de que todos estão devidamente imunizados contra a gripe ou febre amarela.

Do mesmo modo, mantenha a sua atenção na hora de arrumar as malas, para garantir que nada importante seja esquecido. Pode ser um tipo de produto especial para quem tem alergia ou até mesmo o presente típico que foi prometido aos anfitriões que irão hospedá-los durante as férias.

4. Providencie entretenimento e petiscos

A nossa última dica é especialmente válida quando a viagem em família inclui crianças: para que elas não fiquem entediadas, algumas brincadeiras podem entretê-las. Além disso, essa é uma excelente oportunidade para vocês se divertirem juntos e estreitarem os laços.

Além do divertimento, é preciso cuidar da alimentação. Antes do embarque, o ideal é fazer refeições leves para evitar algum mal-estar. Mas, por outro lado, o jejum absoluto durante o percurso também não é recomendável: tenha sempre petiscos em mãos para quando a fome bater!

Agora que você já entendeu o que precisa fazer para ter uma viagem em família tranquila, conheça a nossa seleção de aplicativos indispensáveis no planejamento de um passeio!

Você também pode se interessar por