Blog

Conheça os 10 melhores tipos de malas para viagem

Toda viagem necessita de um bom planejamento, e um dos principais itens a que devemos prestar atenção é a mala. Para organizar e proteger nossos pertences, ela precisa ter um material de qualidade e facilidade de locomoção. Uma boa escolha evitará que você tenha transtornos desnecessários durante a viagem.

Mas são tantos os modelos disponíveis que fica difícil escolher. Por isso, preparamos esta lista com as 10 melhores malas de viagem. Certamente, um deles será o mais adequado para você!

1. Malas de rodas

Um dos modelos queridinhos dos viajantes, devido à sua praticidade e mobilidade. É indicada para ambientes urbanos e lugares onde você terá que se deslocar com ela por um bom tempo, como rodoviárias e aeroportos. Mas, se o destino for praia ou campo, não será muito útil. Esses locais normalmente não têm infraestrutura que permita deslizar a mala pelo chão.

Malas com apenas duas rodinhas são mais acessíveis, mas só correm para frente e para trás e o peso fica concentrado nos seus braços. Já os modelos de 4 ou 5 rodas, do tipo spin, trazem giro de 360º. Isso permite que você movimente a mala para todos os lados, sem precisar recliná-la, distribuindo melhor o peso sobre as rodas.

Empurrar a mala de lado facilita muito a vida de quem precisa passar por lugares estreitos — como o corredor do ônibus — ou vai levar mais malas de uma só vez. Quando for escolher a sua, opte por modelos com rodas de uretano — material usado em rodinhas de skate —, pois são mais resistentes.

2. Malas com cadeado

A segurança dos seus pertences é um fator muito importante, afinal, durante a viagem, a mala estará longe dos seus olhos. Por isso, opte por uma mala que apresente um zíper resistente e cadeado, para sua maior proteção.

Existem opções de cadeados comuns, abertos com chaves, e cadeados com senha. Alguns tipos de malas de viagem já apresentam cadeados embutidos, que prendem os puxadores do zíper no mesmo local. Seja de ônibus, trem ou avião, é recomendável sempre usar uma mala com cadeado.

3. Mochilas

As mochilas dão mais liberdade ao viajante, principalmente se ele for utilizar o transporte público ou se o roteiro contar com vários destinos. É a melhor opção para quem deseja uma viagem econômica e preza pela mobilidade durante a viagem.

É o modelo ideal para quem se hospeda em dormitórios compartilhados, por exemplo, como hostels e albergues, pois cabe no armário privativo com facilidade, diferente de uma mala de rodas.

Existem dois tipos de mochila: a de ataque — leve, pequena e versátil — e a cargueira — maior, mais resistente e ideal para quem vai encarar um mochilão. Em locais que apresentam morros, ruas íngremes e pedras, as mochilas são as mais recomendadas. Maleáveis, encaixam itens com facilidade e oferecem mais segurança ao viajante, pois ficam mais próximas ao corpo.

4. Bolsas de mão

As bolsas de mão podem funcionar como mala ou como uma grande nécessaire. Como mala, são mais recomendadas para viagens curtas, em que você não precise transportá-las por muito tempo, pois o peso em um só braço pode incomodar. Invista sempre em um material de qualidade, com o fundo reforçado.

Como nécessaire, são bastante práticas, pois você pode acessar seus pertences a qualquer momento. São indicadas para viagens longas, pois você não precisará abrir a mala a cada parada. Itens de higiene pessoal, livros, remédios, documentos e até uma barrinha de cereal são ótimas coisas para se ter sempre à mão.

5. Malas de tecido

As malas de tecido são fáceis de encontrar e geralmente são mais baratas também. Uma de suas principais qualidades é a maleabilidade, o que facilita para o passageiro que sempre viaja com muita bagagem.

Por ser de tecido, a mala também resiste melhor a impactos, como batidas.

6. Malas rígidas ou duras

São mais leves devido ao fato de serem confeccionadas com polipropileno. Uma de suas principais qualidades é que protegem melhor os objetos frágeis.

Geralmente, são muito caras, mas oferecem manutenção e garantia, o que já é um enorme benefício.

7. Malas pequenas

As malas pequenas são ideais para viagens curtas, de dois a quatro dias. É comum algumas pessoas viajarem nos finais de semana ou feriados, ou seja, um período curto de ausência.

Malas pequenas são recomendadas especialmente para viagens de poucos dias para cidades ou estados mais próximos ou mesmo para países vizinhos, como Uruguai, Paraguai e Argentina.

Há muitas opções para escolher. As melhores malas de viagem pequenas são semiflexíveis, pois não são muito pesadas (como as malas rígidas), nem são muito frágeis (como as malas totalmente flexíveis).

8. Malas com divisórias

Entre os tipos de mala de viagem, também vale a pena citar a mala com divisórias internas e muitos bolsos. Elas são recomendadas para quem costuma ou precisa levar objetos de diferentes naturezas em sua bagagem.

Podem ser úteis nas viagens mais longas e até de negócios, caso seja necessário conduzir materiais de trabalho, além de roupas, calçados e acessórios pessoais (como escova de dentes, perfume, sabonete, toalha).

Existem muitas malas com bolsos externos e internos e algumas podem ser abertas ao meio, oferecendo dois grandes compartimentos diferentes. Outras podem ser abertas na parte de cima, apresentando um vão grande e um zíper que dá acesso a um espaço para objetos menores.

9. Malas de alumínio ou policarbonato

São malas recomendadas especialmente para quem vai viajar para o exterior, pois são mais resistentes que as malas de tecido.

Com design muito atraente, são malas ideais para se “exibir” em regiões estrangeiras. Geralmente contam com rodinhas, o que facilita seu deslocamento.

10. Malas expansíveis

Esse tipo de mala é universal, podendo ser usado em todas as situações: viagens nacionais ou internacionais, curtas ou longas, com muita ou pouca bagagem.

Isso acontece devido à sua adaptabilidade, ou seja, ela aumenta seu espaço conforme a necessidade.

Assim, à medida que a pessoa vai colocando seus pertences dentro dela, ela vai ficando maior, ajustando-se ao novo volume.

Esses são alguns tipos de mala de viagem que você pode usar conforme suas preferências e necessidades.

Gostou de conhecer as melhores malas de viagem? Gostaria de manter-se sempre informado sobre assuntos desse gênero? Então assine a newsletter e receba conteúdo diretamente em seu e-mail!

Você também pode se interessar por