Blog

Quer viajar na Páscoa? Confira nossas 5 dicas!

A Páscoa é um dos feriados mais aguardados do ano! Diferentemente de muitas outras datas comemorativas que são fixas, o feriado religioso sempre proporciona um final de semana estendido, sendo uma ótima oportunidade para cair na estrada. Por esse motivo, viajar na Páscoa é quase uma tradição para muitas famílias.

O feriado prolongado permite viagens mais longas, para diversos destinos dentro do Brasil e até mesmo na América do Sul. Para ajudar aqueles que estão pensando em aproveitar esses dias de descanso, criamos este post para dar 5 dicas para tornar essa viagem muito especial. Quer saber quais são elas? Então, continue a leitura!

1. Faça um bom planejamento para viajar na Páscoa

O primeiro passo para começar o planejamento para uma viagem na Páscoa é conferir a data do feriado. A comemoração acontece entre os dias 22 de março e 25 de abril, variando conforme as fases da lua em cada ano. A sexta-feira que precede o domingo, conhecida como Sexta-feira Santa, é feriado nacional — em muitos lugares, a quinta-feira também é destinada às comemorações.

Depois de checar a data da Páscoa, chegou o momento de iniciar o planejamento. Veja alguns itens que você precisa decidir sobre a viagem:

  • quantos dias de folga você conseguirá tirar para viajar;
  • qual é o seu orçamento disponível;
  • quantas pessoas viajarão com você;
  • qual é o tipo de viagem que você deseja fazer — ir para a praia, curtir a natureza, conhecer grandes cidades etc.

2. Escolha bons destinos para visitar nessa época

Você já sabe quanto pode gastar na viagem, quais os dias tirará de folga e quantas pessoas estarão na viagem. Agora, chegou o momento de definir o lugar que deseja visitar na Páscoa. Se ainda está em dúvida, vamos mostrar algumas opções. Quem sabe você não se apaixona por alguma delas?

Porto Seguro

viajar na pascoa

Porto Seguro é uma das melhores pedidas para curtir o feriado de Páscoa. Localizada no estado da Bahia, a cidade tem fácil acesso para muitos viajantes do Brasil. Além disso, conta com muitas opções de passeios para todas as idades. É possível curtir cada dia em uma praia diferente, como Trancoso, Arraial d’Ajuda ou Taperapuã.

No final do dia, nada como passear pelo belo centro histórico da cidade, apreciando arquiteturas antigas e provando a comida local. Você vai se deliciar com o caldo de cana, as pamonhas e as cocadas.

Campos do Jordão

Se você quer aproveitar o começo do frio para curtir um passeio pela serra, Campos do Jordão é a pedida ideal. Localizada no estado de São Paulo, a cidade é famosa pelas inúmeras fábricas de chocolates que ela abriga. Nada como curtir a Páscoa provando muitas dessas delícias, não é mesmo?

Gramado

viajar na pascoaOutra opção de viagem para a serra bem cobiçada na Páscoa (e em qualquer época do ano) é a cidade gaúcha de Gramado. Com ares europeus, ela conta com uma arquitetura única: quase todas as suas construções lembram chalés antigos.

Assim como Campos do Jordão, a cidade também conta com muitas opções de chocolates artesanais locais. Além disso, ela oferece uma gastronomia de dar inveja, com diversas opções de vinhos, fondues, restaurantes italianos e até mesmo churrascarias — a especialidade do gaúcho. Imperdível!

Buenos Aires

Para aqueles que querem ir um pouco mais longe, um dos destinos mais desejados da América do Sul é Buenos Aires. A capital da Argentina conta com passeios para todas as idades, além de oferecer uma gastronomia incomparável. Que tal curtir o começo do inverno com os hermanos?

3. Saiba o que levar para as crianças

Após decidir o destino, o próximo passo é começar a pensar no que levar. Essa tarefa é especial para aqueles que viajam com crianças. Afinal, além de se preocupar com o que levar para a viagem, é preciso também considerar as horas até chegar ao destino final.

Anote o que não pode faltar na bagagem dos pequenos:

  • tablet ou celular carregado para assistirem a desenhos e seriados;
  • cadernos e lápis para desenhar e pintar;
  • livros;
  • jogos com peças grandes e fáceis de montar;
  • água e suco;
  • seus lanches favoritos.

Lembre-se de que uma viagem pode ser um pouco estressante para as crianças, por isso, vestir roupas confortáveis, ter distrações familiares e alimentos de que elas gostem pode facilitar (e muito) o percurso.

4. Veja os documentos necessários para a viagem de ônibus

Depois de tudo definido, chegou a hora de arrumar a documentação necessária para embarcar em um ônibus. Se a viagem for feita somente por adultos e dentro do Brasil, um documento válido com foto, como o RG, é o suficiente para embarcar na aventura.

Dentro do Brasil, os menores de 16 anos que viajarão com os dois pais não precisam de nenhuma documentação especial, além da identidade ou certidão de nascimento original. Caso a viagem seja realizada apenas com um dos pais, é necessária uma autorização da outra parte.

Para fora do Brasil, a idade para viajar desacompanhado ou sem autorização passa a ser 18 anos. Caso o destino seja algum país do Mercosul, apenas a identidade atualizada (emitida nos últimos 10 anos) já basta. Para outros países, é preciso levar o passaporte.

5. Abuse das pesquisas online durante o planejamento

A nossa última dica para que você possa aproveitar a viagem da melhor forma possível é: pesquise tudo online!

Isso mesmo! Use e abuse da internet, e prepare toda a sua viagem antes mesmo de sair de casa. Existem sites que reúnem todas as passagens de ônibus, os melhores hotéis, opções de passeios e restaurante — basta você pesquisar.

De forma online, é possível, ainda, comparar preços, ler comentários de outros viajantes e pesquisar sobre a idoneidade da empresa. Tudo isso, de forma muito mais fácil e segura para que você possa curtir a sua viagem de Páscoa!

E então, gostou do post? Agora que você já sabe que comprar passagem de ônibus online é um ótimo método para economizar antes de viajar na Páscoa, além de ser muito mais prático, está esperando o que para começar a pesquisar as opções agora mesmo?

Entre no site da Rodoviariaonline e encontre as melhores passagens para viajar na Páscoa, para diversos destinos! O site oferece uma busca das melhores opções de viações, horários e valores. Confira!

Você também pode se interessar por