Blog

Mochilão Na Argentina E Chile — 3 Coisas Que Você Precisa Saber Antes De Começar

Um mochilão na Argentina e Chile é uma experiência que certamente te renderá lembranças inesquecíveis. Os dois países compartilham mais de 5 mil km de fronteira e estão separados naturalmente pela Cordilheiras dos Andes.

Ambos os lados da divisa são repletos de belíssimas paisagens, cultura intrigante e culinária deliciosa. Portanto, independentemente do roteiro que você escolher, com certeza vivenciará bons momentos.

Roteiro de mochilão na Argentina e Chile

Existem quatro principais rotas de mochilão na Argentina e Chile que, devido a proximidade, são perfeitos para fazer em uma mesma viagem:

  • Santiago do Chile + Mendoza: ao cruzar as cidades, você ainda pode se deslumbrar com a travessia dos Andes;
  • Bariloche + Lagos Andinos Chilenos: combinação clássica que permite conhecer paisagens de tirar o fôlego;
  • Ushuaia (Argentina) + Punta Arenas (Chile): alternativa perfeita para explorar as cidades mais frias dos dois países. No mesmo roteiro, é possível incluir Torres del Paine e El Calafate;
  • Salta (no lado argentino) + Atacama (no lado chileno): inclui regiões áridas e formações geológicas impressionantes. Você ainda pode estender a viagem para visitar o Salar de Uyuni, na Bolívia.

Deserto do Atacama, Chile
Depois de decidir quais locais deseja conhecer, você pode partir para os próximos passos e começar a organizar a sua aventura.

1. Como planejar um mochilão?

A primeira etapa é avaliar a quantidade de dias disponíveis para seu mochilão na Argentina e Chile. Alguns dos roteiros necessitam de um período maior de viagem para que realmente valha a pena — é o caso de Ushuaia e Punta Arenas.

Depois, determine o período que irá passar em cada cidade, de acordo com os pontos turísticos a serem explorados no local. Também é importante realizar um planejamento orçamentário para evitar imprevistos.

Por fim, reserve todas as suas hospedagens e passagens de transporte com antecedência. O segredo de um bom mochilão é a organização e a pesquisa!

Punta Arenas, Chile

2. O que levar em sua bagagem?

Os tipos de vestimentas irão depender muito do seu destino e estação do ano. A viagem por Atacama e Salta, por exemplo, exige vestimentas completamente diferentes do roteiro pela Patagônia.

Entretanto, não deixe de adicionar à sua bagagem roupas suficiente para a quantidade de dias, sapatos confortáveis, itens de higiene e de cuidados pessoais — como o protetor solar — e documentos importantes.

Lembre-se também que não é permitido cruzar as fronteiras com determinados tipos de alimento, como frutas, vegetais e produtos de origem animal.

3. Qual meio de transporte escolher?

Alguns dos trajetos oferecem mais de uma opção de transporte, como avião, ônibus, balsa e até mesmo navios de cruzeiro. Para definir qual a alternativa ideal para seu roteiro, vale avaliar não somente os preços, mas também o tempo de estada em cada destino.

Se tiver poucos dias de viagem, vale considerar o deslocamento mais rápido para aproveitar ao máximo as cidades. Caso a duração do passeio seja maior, opte por rotas que proporcionam vivências incríveis, como o trajeto por terra que liga Santiago e Mendoza e cruza os Andes, além de passar pela estrada Los Caracoles.

Mendoza, Argentina
Curtiu as dicas de mochilão na Argentina e Chile? Para mais artigos de viagem, acesse o blog da Rodoviariaonline.

Você também pode se interessar por