Blog

Quais Os Documentos Para Viajar Com Menor De Ônibus?

Ir para outra cidade com os filhos, sobrinhos ou netos pequenos pode ser muito divertido e enriquecedor. Porém, antes de fazer a mala das crianças, é importante saber exatamente quais documentos para viajar com menor de ônibus são necessários. 

Não se preocupe! Nesse conteúdo iremos explicar o que você deverá apresentar à companhia de ônibus e ao motorista antes de embarcar. Veja só!

O que diz a lei sobre documentos para viajar com menor de ônibus

A lei obriga os responsáveis legais a levarem alguns documentos para viajar com menor de ônibus. Os adultos precisam apresentar os próprios documentos de identidade, além de carteira de identidade ou certidão de nascimento da criança

Caso o pequeno ainda não tenha RG, é importante que os responsáveis providenciem o quanto antes. Muitos não sabem, mas até os bebês podem tirar esse documento

Nesse tipo de RG, apenas as digitais do polegar são tiradas. Já no campo de assinatura é colocado “impossibilitado de assinar”. 

A carteira de identidade é mais prática do que a certidão de nascimento. Por ser menor, ela pode ser levada pelo adulto na carteira, juntamente com seus próprios documentos pessoais. 


Menores que viajam sozinhos

Em março de 2019, o Estatuto da Criança e do Adolescente mudou a regra sobre as viagens de menores de idade desacompanhados. Agora, os jovens menores de 16 anos só poderão viajar se tiverem uma autorização expressa dos pais ou responsáveis. 

Vale notar que a autorização não é necessária se a viagem for para a mesma região metropolitana. Se o jovem estiver com alguém maior de idade com grau de parentesco até terceiro grau, como avós, também não é exigido. 

No caso das crianças maiores de 16 anos, elas podem embarcar no ônibus com um documento de identificação com foto, como o RG. Porém, essa regra só se aplica no Brasil. 

Para viajar pela América do Sul, os menores de 18 anos que queiram viajar sozinhos precisam apresentar uma autorização dos responsáveis legais. Além, é claro, de um documento, como passaporte ou RG. 

Se você tiver alguma dúvida específica sobre os documentos para viajar com menor de ônibus, é possível contatar a companhia ou, então, procurar a Vara da Infância e Juventude. 

Quer saber mais sobre viagens e se preparar para pegar a estrada? Os textos da Rodoviariaonline podem inspirar você!

Você também pode se interessar por