Blog

Jovens Podem Viajar De Graça Em Ônibus E Trens Interestaduais?

Provavelmente você já ouviu falar que jovens podem viajar de graça em ônibus e trens interestaduais, não é mesmo? Mesmo parecendo bom demais para ser verdade, essa gratuidade existe. Porém, ela somente é válida para alguns casos. 

Entenda melhor como essa regra se aplica na prática. Assim, você poderá saber se você pode viajar de graça pelo país!

Por que jovens podem viajar de graça em ônibus e trens interestaduais?

Existe uma lei determinando que jovens podem viajar de graça em ônibus e trens interestaduais, mas se eles forem de baixa renda. Esse direito está previsto no Decreto nº 8.537/2015 no Estatuto da Juventude. 

De acordo com a resolução, a concessão da gratuidade pode ser dada para jovens de 15 a 29 anos que têm renda de até dois salários mínimos. Para isso, as companhias de ônibus precisam reservar, por viagem, dois assentos gratuitos. 

Se você se encaixa nos requisitos da gratuidade, fique atento. Você precisa se inscrever no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais do Governo) para poder viajar sem pagar. Se preferir, pode até baixar o aplicativo para facilitar o acesso aos benefícios. 


Como viajar de graça?

Depois que tiver se inscrito no cadastro do governo, você deve solicitar a gratuidade no guichê físico da empresa de ônibus. As empresas não disponibilizam a passagem gratuita em reservas feitas pela internet, nem pelo telefone. 

Na hora de fazer a reserva, você precisa apresentar a Identidade Jovem (do CadÚnico) e um documento pessoal. Isso só pode ser feito até três horas antes do embarque no ônibus. 

Além do mais, é importante destacar que o benefício não se aplica às taxas de pedágios e outros custos que você tenha na viagem. Mesmo assim, é uma excelente forma de conhecer um lugar especial ou visitar a família gastando pouco. 

Caso a empresa se recuse a conceder a gratuidade, ela deverá informar o motivo. Para saber mais informações, você pode ligar na Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT), pelo 166. 

Descobriu que não se encaixa na gratuidade ou quer acompanhar alguém em uma viagem gastando menos? Na Rodoviariaonline, você encontra excelentes promoções e condições especiais para viajar mais e melhor. 

Confira os destinos que nós possuímos, faça a sua busca em poucos minutos e aproveite agora mesmo para organizar o seu roteiro. Para saber mais sobre viagens, continue no nosso blog

Você também pode se interessar por