Blog

Como comprar passagem de ônibus para estudante com desconto?

Conhecer diferentes lugares pode sair bem mais em conta do que se pode imaginar, caso você saiba aproveitar os descontos que surgem. Um exemplo disso são as passagens de ônibus para estudantes. Afinal, essas pessoas normalmente ainda não têm uma vida financeira estabelecida para custearem as suas viagens.

Como fazer uma economia é bom e tudo mundo gosta, é possível aproveitar as passagens de ônibus para estudantes por um valor bem mais em conta e conseguir sair por aí desbravando diversos pontos turísticos. Parece um sonho, não é mesmo? Porém, é realidade. No entanto, as passagens municipais são regidas pelas prefeituras, e cada cidade trabalha com o seu método.

E então, quer entender mais sobre o assunto e descobrir como economizar nas passagens? Confira o nosso post!

Passagens de ônibus para estudantes em rotas intermunicipais

passagem de onibus para estudante
passagem de onibus para estudante
A Agência Nacional de Transportes Terrestres é responsável pelas passagens intermunicipais e garante o desconto de 50% para os estudantes que comprovarem ser de baixa renda. O direito é exclusivo para os matriculados regularmente em qualquer um dos níveis de ensino, desde o básico ao doutorado, e ainda a professores em exercício.

Aqueles inscritos em cursos de educação profissional com mínimo de um ano de duração também são contemplados. A ideia é beneficiar professores e estudantes que se deslocam entre a sua residência e o ambiente de estudo.

No entanto, fique de olho: algumas viações possuem políticas próprias com relação a esse tipo de desconto. Porém, se o direito mencionado não for garantido, você pode procura a ANTT para que a lei seja cumprida. O benefício procura fazer com que, a cada viagem intermunicipal de ônibus, duas vagas sejam reservadas para os jovens estudantes de baixa renda. Assim, o objetivo é garantir que mais de 18 milhões de jovens sejam contemplados.

Documentos necessários

É necessário apresentar a Identidade Jovem, documento virtual emitido pela internet, dentro do prazo de validade, além de:

  • documento oficial de identificação com foto;
  • atestado de matrícula;
  • período e duração do curso;
  • legalização do curso;
  • pagamento da taxa;
  • 2 fotos 3×4;
  • cópia da carteira de estudante ou diploma do professor.

Passagens de ônibus para estudantes em rotas interestaduais

passagem de onibus para estudante
passagem de onibus para estudante
As regras se assemelham àquelas da passagem de ônibus entre municípios. Além disso, deve haver a reserva de 2 vagas gratuitas para jovens estudantes de baixa renda, e, no caso de esgotamento delas, 2 vagas com 50% de desconto no valor das passagens. Porém, fique de olho nos requisitos:

  • a reserva é válida por até 3 horas antes do embarque do transporte;
  • os jovens devem ter entre 15 e 29 anos;
  • o desconto e a gratuidade só podem ser efetivados nos guichês físicos;
  • só é válido para ônibus convencionais;
  • os jovens devem apresentar a ID jovem, carteira de identificação com foto e o registro no CadÚnico;
  • a solicitação deve ser feita no mínimo de 3 horas antes do horário inicial da linha.

Caso você queira descontos nas passagens de ônibus para estudantes, mas, não se encaixe nas regras de baixa renda, a Rodoviária Online oferece 10% de desconto em ônibus intermunicipais e interestaduais para os estudantes com a carteirinha da ISIC — Carteira Mundial do Estudante.

Como vimos, a passagem de ônibus para estudante é uma ótima alternativa para que esses jovens possam se deslocar tanto entre a moradia e a instituição de ensino, como para outros municípios, ampliando os seus horizontes.

Se você ficou interessado em desfrutar desse benefício, acesse o nosso site e escolha o seu próximo destino!

Você também pode se interessar por