Blog

Ler No Ônibus Realmente Faz Mal?

Provavelmente, você já deve ter ouvido falar que ler no ônibus faz mal. Mas será que isso é verdade? A leitura pode prejudicar a visão ou a saúde no geral? 

Saiba agora mesmo se essa informação é um mito ou realmente é verdadeira. Assim, você poderá aproveitar as viagens da melhor forma possível. 

Você pode ler no ônibus

Diferentemente do que diz a sabedoria popular, ler no ônibus não ocasiona o descolamento da retina, nem qualquer outro problema. Então, você não precisa mais se preocupar com isso e pode manter as suas leituras em dia

Muitas pessoas, porém, se sentem enjoadas durante uma viagem, seja quando estão lendo algo ou vendo um vídeo pelo celular. Essa reação acontece porque o cérebro está fazendo um esforço para se concentrar, enquanto está em movimento. 

Apesar de ler no ônibus não ser proibido pelos médicos e especialistas, é importante seguir algumas recomendações. São elas: 

  • manter o livro, tablet ou celular não tão próximo dos olhos para evitar um grande esforço; 
  • ler apenas quando houver iluminação suficiente;
  • fazer pausas a cada 40 minutos em média;
  • piscar sempre que possível;
  • usar óculos de descanso se necessário.

Livros para ler no ônibus

Além de ser permitido, ler no ônibus é uma das melhores formas de fazer a viagem ser mais agradável. Você esquece quanto tempo falta para chegar ao destino, relaxa e ainda pode curtir histórias fantásticas por meio da imaginação. 

Existem diversas obras que tratam de viagens e roteiros. Para quem gosta de colocar o pé na estrada, esses livros são inspiradores e emocionantes. Confira algumas dicas: 

  • Comer, amar e rezar: é uma autobiografia que conta como a narradora superou o divórcio viajando para a Itália, Indonésia e Índia; 
  • Viagem a Portugal: escrito por José Saramago, um dos principais autores portugueses, o livro é um compilado de crônicas sobre diversas regiões de Portugal; 
  • Um lugar na janela: outro livro inspirado em viagens pessoais. Nessa obra, escrita por Martha Medeiros, cada capítulo é dedicado a um lugar especial que ela visitou;
  • Cem dias entre o céu e o mar: escrito pelo navegador brasileiro Amyr Klink, esse exemplar narra a trajetória dele para atravessar a África até a Bahia em um barco a remo. 

Esses e muitos outros livros merecem ser lidos um dia. Mas, mais do que ler, vale a pena começar a preparar as suas próprias viagens, não é mesmo?

Para ver mais dicas de roteiros, continue acompanhando as novidades no blog da Rodoviariaonline!

Sugestão de imagem: 

Você também pode se interessar por