Blog

Home office: o novo jeito de se trabalhar

A pandemia do coronavírus trouxe inúmeras mudanças, principalmente de comportamento. O isolamento social surgiu como uma medida preventiva, necessária para barrar a contaminação. A partir disso, empresas viram seus escritórios esvaziarem e seus colaboradores incluíram um novo termo no vocabulário cotidiano: home office. Traduzindo, “escritório em casa”.

E foi assim que o home office virou realidade para muitas pessoas, que precisaram se adaptar ao novo formato de trabalho. E, claro, tiveram também de adaptar seus ambientes, afinal não é todo mundo que dispõe de um escritório em casa. Assim, o quarto das crianças, a sala e até o quarto de dormir – cômodos que antes eram sinônimos de descanso e lazer – ganhou novas funcionalidades.

Tendência ou emergência?

home office

Com o avanço da vacinação em todo o território nacional, a expectativa de que a vida vá retornando ao seu fluxo normal é grande. E, diante disso, fica a dúvida: será que o home office será adotado após o fim da crise sanitária mundial?

De acordo com um estudo feito pela Harvard Business School, onde 1500 pessoas foram entrevistadas a cerca do assunto, 81% delas disseram preferir continuar trabalhando de casa ou num sistema híbrido, mesmo depois da retomada da “vida normal”. Isso significa tornar o home office oficial, e a presença no escritório deixaria de ser diária para se tornar eventual.

A decisão está diretamente atrelada ao ganho de produtividade que um terço dos entrevistados alegou ter alcançado trabalhando remotamente. Mas, é claro, o assunto é polêmico. Há muitos colaboradores aflitos para voltar a trabalhar no escritório, já que não dispõe de uma estrutura adequada em casa. Seja por conta das crianças e de outros moradores da casa, seja por falta de espaço apropriado para desenvolver suas tarefas profissionais.

Sugestão de vídeo da BBC News Brasil para saber mais sobre o home office

Vantagens e desvantagens do home office

Apesar da pesquisa mencionada acima ter mostrado uma tendência positiva em estabelecer o home office, muitos colaboradores reclamam do afastamento da equipe, sentem-se mais isolados e menos participativos das decisões tomadas em equipe. Há também quem reclame da extensão do expediente, alegando trabalhar horas a mais justamente por estarem em casa. Assim, mensagens e e-mails recebidos fora de hora também são respondidos em horários que não correspondem ao horário normal de trabalho.

Mas isso não é reclamação entre o time dos defensores do home office, que apontam uma série de vantagens desse novo sistema. Uma delas está relacionada ao fato de poderem trabalhar de qualquer lugar. Desde que haja uma boa conexão de internet em um lugar calmo e iluminado, claro.

Então, muitos gestores acabaram trocando o sapato social pelas havaianas, mas sem deixar o paletó e a gravata (normalmente a parte de cima do corpo que aparece numa reunião on-line).

Influências no setor hoteleiro

De olho nessa tendência de mercado, pousadas e hotéis passaram a investir em estrutura para atender esse novo público, que não procura hospedagens apenas aos finais de semana, para descansar, e sim para cumprir suas jornadas de trabalho durante a semana.

Aos poucos, as acomodações vão adaptando o espaço para miniescritórios, com conexão rápida de internet. Assim, é possível levar o home office onde quer que se vá, basta estar com o computador a tiracolo.

Até mesmo nós, da equipe Rodoviariaonline, estamos trabalhando em home office desde o início da pandemia. E, por aqui, é possível que continuemos nesse ritmo, mesmo após a pandemia virar passado.

Mas estaremos sempre atentos para melhorar nossos serviços e continuar atendendo nossos clientes com excelência. Aproveite as vantagens que só o Portal Rodoviariaonline oferece e faça seu home office de qualquer lugar!

Você também pode se interessar por