Blog

Saiba quais são os documentos necessários para viajar de ônibus

Viajar é sempre uma ótima oportunidade para recarregar as energias, visitar lugares e conhecer novas pessoas. Há quem prefira fazer isso sozinho; outros fazem questão de estar junto com seus filhos. Não podemos nos esquecer ainda daqueles que não abrem mão da companhia de seus pets.

Qualquer que seja o seu perfil, uma série de providências precisa ser tomada antes do embarque: além de comprar as passagens e definir o destino, você deve apresentar alguns documentos para viajar de ônibus.

Mas, quais são eles? Conforme determinação da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), as exigências variam conforme cada caso: se antes era possível “dar um jeitinho” e burlar a lei, agora as empresas estão mais inflexíveis. No post de hoje, nós separamos tudo o que é preciso saber sobre o assunto.

Viajando com crianças

Para o embarque com crianças, a apresentação de um documento oficial com foto, a fim de tornar possível a identificação do pequeno passageiro, é obrigatória. Desde 2015, a regra passou a valer também para os adolescentes.

É conveniente lembrar ainda que a certidão de nascimento de crianças de até 12 anos também deve ser apresentada e acima de 12 anos completos é obrigatório portar documento RG para poder viajar. Há, ainda, uma proibição legal que impede que elas viajem sozinhas: devem, portanto, estar na companhia dos pais, avós ou outro parente de até 3º grau.

Se o acompanhante do menor não for uma pessoa da família, é necessário que os pais ou responsáveis legais concedam uma autorização por escrito, com firma reconhecida em cartório.

Uma vez que já estejam dentro do ônibus, você pode lançar mão de brincadeiras para entreter os baixinhos e, assim, tornar a viagem menos entediante para eles.

Viajando com animais

Agora, vamos orientar aqueles que são loucos por bichos. Se ficar longe do seu amigo de pelos é uma missão impossível, ou então, simplesmente, você não tem com quem deixá-lo, a boa notícia é que o embarque de animais é permitido, mediante o cumprimento de algumas regras.

Para ter o direito de viajar com seu pet, acrescente aos documentos para viajar de ônibus um atestado de saúde, junto com a carteira de vacinação. Pede-se ainda que eles sejam colocados em caixas próprias para o transporte.

Se o seu bichinho é mais exótico do que um cão ou um gato, providencie também o Guia de Transporte de Animal (GTA). Por outro lado, sugerimos que você reflita bastante antes de tomar essa decisão.

Não porque eles são indesejáveis; pelo contrário. Mas, antes de pensar na saudade que você vai sentir, priorize sempre o bem-estar do animal. Lembre-se de que, para ele, o trajeto tende a ser um evento estressante, especialmente os mais longos. Por isso, peça uma orientação ao veterinário.

Viajando sozinho ou com outros adultos

Quem viaja sozinho ou junto com outros adultos deve estar munido de um documento oficial com foto, que pode ser o RG, CNH, carteira de trabalho, passaporte ou registro em entidades de classe.

Caso seus documentos tenham sido extraviados, furtados ou roubados, você deve levar consigo o boletim de ocorrência, com data de emissão de, no máximo, 30 dias antes do embarque. Por fim, vale lembrar que, além das vias originais, cópias autenticadas também são aceitas.

Muito além do cumprimento a uma exigência legal, a apresentação de documentos para viajar de ônibus garante sua própria segurança.

Gostou do post? Agora que já aprendeu a organizar os documentos necessários, aproveite para aprender também a economizar na viagem!

Você também pode se interessar por