Blog

Você Pode Levar Seu Hamster Para Viajar De Ônibus?

Pretende viajar e ainda não sabe se pode levar hamster para viajar de ônibus com você? Pois saiba que, atualmente, o transporte de certos animais domésticos em veículos coletivos é permitido. Entretanto, é necessário seguir algumas regras e tomar certos cuidados para garantir o conforto do seu bichinho de estimação!

Afinal, pode levar hamster para viajar de ônibus?

Sim, você pode levar seu hamster para viajar de ônibus com você! Entretanto, ele deve permanecer dentro de uma caixa de transporte durante todo o trajeto. Também é necessário ter em mãos um atestado veterinário para comprovar as boas condições de saúde do animal.

Diferentemente de viagens de ônibus com cachorro, quem viaja com hamster ainda deve emitir a Guia de Transporte Animal (GTA) — um documento oficial de caráter obrigatório para o trânsito de animais domésticos como aves, roedores, coelhos e peixes.

Para emitir essa guia, os tutores devem procurar o Ministério da Agricultura ou o Órgão Executor da Defesa Sanitária do estado de origem da viagem.

Além disso, mesmo que esteja munido com toda a documentação necessária, é imprescindível entrar em contato com a empresa de ônibus com a qual você viajará para verificar todas as condições e normas sobre o transporte de animais.

Algumas viações, por exemplo, autorizam que você leve seu bichinho no colo (dentro da caixa de transporte), enquanto outras exigem que você compre uma passagem para o assento ao seu lado, onde deverá ser acomodada a caixa.

Também há um número limite de pets por viagem de ônibus. Portanto, entre em contato com a companhia para avisar que você levará seu hamster com você.

Você Pode Levar Seu Hamster Para Viajar De Ônibus?

Cuidados com seu hamster durante o trajeto

Agora que já sabe que pode levar hamster para viajar de ônibus, veja quais cuidados tomar para garantir que seu bichinho fique confortável durante o trajeto:

  • prefira levar seu hamster em uma caixa própria para transporte e leve a casinha vazia no bagageiro;
  • como os ônibus costumam ter ar-condicionado, coloque bastante serragem na gaiola para que ele permaneça aquecido;
  • nunca permita que seu bichinho seja transportado no bagageiro, pois o local é muito abafado e os atritos podem danificar a caixa de transporte, o que coloca em risco a saúde do animal;
  • coloque água e comida na caixa de transporte em quantidade suficiente para todo o trajeto;
  • lembre-se de incluir comida, serragem, rodinha e pó de banho em sua bagagem;
    opte por viagens no fim da tarde ou durante à noite, pois esse animal sofre de calor excessivo;
  • nas paradas de ônibus, leve seu hamster para tomar um ar fresco e aproveite para trocar a água e limpar a casinha;
  • não esqueça de verificar se sua hospedagem autoriza a permanência desse tipo de animal.

Por fim, vale destacar que esses animais são frágeis, sendo preferível deixá-los aos cuidados de alguém de confiança durante a sua viagem. Mas, se precisar levá-los consigo, não deixe de consultar um veterinário para verificar as recomendações.

Para mais artigos, acesso o blog da Rodoviariaonline!

Você também pode se interessar por