Blog

Como Viajar de Ônibus com Cachorro e Outros Animais?

A possibilidade de viajar de ônibus com cachorro é um dos principais questionamentos dos donos de pets. Afinal, nem sempre há opção de deixá-los em algum lugar durante uma viagem e existe a vontade de estar na companhia do melhor amigo em determinado passeio.

A seguir, confira o artigo que a RodoviariaOnline preparou para esclarecer todas as suas dúvidas sobre viajar com animais de estimação.

É permitido viajar de ônibus com cachorro?

Os bichinhos de estimação podem viajar de ônibus, entretanto, devem estar em uma caixa de transporte adequada para seu peso e tamanho. Além disso, também é necessário apresentar um atestado veterinário que comprove as boas condições de saúde do animal.

Ainda assim, é imprescindível entrar em contato com a empresa de ônibus antes da data da viagem para retirar possíveis dúvidas e verificar quais as regras específicas quanto a isso.

Por exemplo, para viajar de ônibus com cachorro em certas companhias, pode ser necessário comprar uma passagem para o assento ao seu lado, que será destinado ao transporte do animal.

Por outro lado, outras viações permitem que o animal seja levado no colo (dentro da caixa de transporte), sem a necessidade de comprar outra passagem.

Além do mais, é importante realizar esse contato para avisar que você irá viajar com cachorro ou outros animais, pois geralmente há um número limite de pets que podem ser transportados por viagem.

Como Viajar de Ônibus com Cachorro e Outros Animais?
Realizar uma viagem ao lado de seu pet é uma experiência única.

Cuidados que você deve tomar com seu pet

Agora que já sabe que pode levar seu pet na sua próxima viagem de ônibus, é importante entender quais cuidados deve ter para garantir a segurança do seu bichinho.

Primeiro, analise o comportamento do seu animal e a necessidade da viagem. Alguns pets podem ficar estressados durante o percurso por ficar muito tempo dentro da caixa de transporte ou entrar em contato com outras pessoas. Por essa razão, pense se a viagem será confortável para ele.

Outra dica é: certifique-se com o veterinário se essa viagem é recomendada para seu pet, também é interessante verificar, previamente, as clínicas próximas ao destino da viagem, para qualquer imprevisto.

Além disso, quando for preparar a bagagem do seu pet, não esqueça de incluir itens, como:

  • ração e petiscos;
  • bebedouros e comedouros;
  • tapetes higiênicos ou caixa de areia;
  • medicação ou suplementos vitamínicos que seu animal usa diariamente;
  • coleira e peitoral;
  • cobertores e brinquedinhos;
  • caixa de transporte (indispensável).

Agora que você já sabe como viajar de ônibus com cachorro, que tal aproveitar para planejar um passeio ao lado do seu melhor amigo? Acesse o site da Rodoviariaonline e escolha seu próximo destino.

Você também pode se interessar por