Blog

Para que Servem as Paradas nas Viagens de Ônibus?

As paradas nas viagens de ônibus são obrigatórias em trajetos longos e ótimas oportunidades para descansar, comer algo e ir ao banheiro. A seguir, entenda mais sobre as paradas e saiba como aproveitá-las da melhor forma.

Afinal, para que servem e como funcionam as paradas nas viagens de ônibus?

De acordo com os artigos 62 e 63 do Decreto n.º 2.521/98, todos as viações rodoviárias interestaduais e internacionais devem realizar paradas obrigatórias em viagens longas.

Segundo a regra, as paradas devem ocorrer a cada quatro horas, caso o ônibus tenha sanitário. Se não houver banheiro, o intervalo entre uma parada e outra deve ser de duas horas. Entretanto, há uma tolerância de trinta minutos para que o ônibus chegue até o próximo local.

Além disso, as paradas ocorrem em pontos específicos, que são previamente autorizados pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Desta forma, é possível garantir o cumprimento do itinerário e do tempo estimado de duração da viagem, prezando pelo conforto e alimentação dos passageiros e colaboradores da companhia.

Há, também, os pontos de apoio, que são lugares destinados a manutenção de veículos e atendimento aos funcionário da empresa. Neste caso, deve existir uma parada a cada quatrocentos quilômetros, no máximo.

Como aproveitar as paradas?

Agora que sabe a função das paradas nas viagens de ônibus, descobrir como aproveitá-la é uma ótima dica de saúde e bem-estar para tornar o trajeto mais agradável.

Mesmo que você não queira ir ao banheiro ou realizar refeições no local, o momento é ideal para se movimentar e esticar as pernas e a coluna, que já ficaram muito tempo na mesma posição. Assim, você evita câimbras, dores musculares e contribui para a circulação do sangue nas pernas.

Mas, lembre-se, para não atrasar a sua viagem e a dos demais passageiros, é imprescindível respeitar a duração da parada. Por essa razão, fique atento aos horários estipulados pelos funcionários da viação e esteja de volta ao ônibus no tempo determinado.

Aproveite para conferir dicas do que levar para comer em viagens de ônibus e torne o trajeto mais agradável. Para mais artigos como este, confira o blog da Rodoviariaonline.

Você também pode se interessar por