Blog

Um Idoso Pode Viajar Sozinho De Ônibus? Saiba Se Há Riscos

Muitas famílias se questionam se idoso pode viajar sozinho de ônibus. Tecnicamente, sim. Tanto que existe até um benefício especial para que possam aproveitar a melhor idade.

Porém, cada pessoa é única e, portanto, o que um idoso pode fazer, para outro pode não ser tão simples. Pensando nisso, preparamos esse conteúdo sobre como permitir que as pessoas mais velhas façam viagens de ônibus com tranquilidade!

Família é que decide se idoso pode viajar sozinho de ônibus

Antes de entender se o idoso pode viajar sozinho de ônibus ou não, é importante conceituar o que é a velhice. Pela legislação brasileira, as pessoas idosas são aquelas que têm mais de 60 anos.

Desse modo, comparar dois indivíduos, um com 61 anos e outro com 85 anos pode não fazer tanto sentido. Geralmente, a saúde começa a precisar de mais cuidados após os 70 anos.

Assim, não é possível determinar até que idade alguém pode ou não viajar de ônibus. As companhias não limitam a idade máxima, apenas a mínima — que é de 16 anos com autorização dos responsáveis.

Cabe, portanto, às famílias avaliar se a pessoa que deseja viajar tem condições de se cuidar sozinha. Caso contrário, é importante que alguém viaje junto para garantir a tranquilidade de todos.

Idosos podem viajar gratuitamente

No Brasil, o idoso pode viajar sozinho de ônibus, como pode fazer isso de maneira gratuita. De acordo com o Estatuto do Idoso, as pessoas com 60 anos ou mais, que tem renda igual ou menor que dois salários mínimos pode viajar sem pagar.

A legislação prevê que os ônibus reservem dois assentos do veículo convencional para levar essa pessoas. Para garantir a passagem, o interessado deve se apresentar no guichê da companhia, com pelo menos três horas de antecedência da hora de embarque.

O benefício só pode ser dado a quem apresentar um documento com foto, como RG ou CNH, e um comprovante de renda. Os rendimentos podem ser provados com:

  • carteira de idoso;
  • carnê do INSS;
  • extrato de pagamento fornecido pelo INSS;
  • carteira de trabalho;
  • documento emitido pela secretaria de assistência social ou órgão semelhante.

Viu só como idoso pode viajar sozinho de ônibus? Ele pode visitar pessoas queridas, conhecer novos lugares e, assim, aproveitar melhor a rotina.

Para acompanhá-lo, confira as passagens de ônibus disponíveis na Rodoviariaonline. Em poucos minutos, você pode adquirir o seu ticket. Para saber mais sobre dicas de viagens, continue no nosso blog!

Você também pode se interessar por