Blog

Divirta-se: 5 brincadeiras para aproveitar viagens no ônibus

brincadeiras para se divertir durante uma viagem

Vai pegar a estrada com crianças? A gente sabe que os pequenos são cheios de energia e podem ficar facilmente entediados, especialmente quando o percurso é muito longo. A fim de tornar o trajeto menos cansativo para eles, que tal entretê-los?

Pitadas de diversão são sempre bem-vindas, até mesmo quando você está dentro de um ônibus. Pensando nisso, nós separamos algumas sugestões de brincadeiras para viagens que prometem prender a atenção da garotada.

Tome cuidado, no entanto, para não se entusiasmar demais, pois isso pode incomodar os passageiros que querem descansar. Porém, com um pouquinho de bom senso, nada impede que você deixe sua imaginação fluir e desfrute de ótimos momentos da companhia dos baixinhos. Vamos às sugestões?

1. Contar carros

Comecemos a nossa lista com uma das mais clássicas brincadeiras para viagens. A dinâmica é bem simples: cada participante escolhe uma cor ou um modelo de carro e a contagem é iniciada.

Ao final do percurso, aquele que tiver anotado mais veículos, é declarado o grande vencedor. A seu critério, pode ser definida uma premiação para o primeiro colocado, como um sorvete ou outro doce. Para ganhar essa disputa, é preciso ter sorte e habilidade com números.

2. Jogo da mala

Outra opção bastante divertida é o jogo da mala, em que cada jogador deve dizer um objeto que colocou em sua bagagem antes do embarque. Se alguém não participou da arrumação, faça de conta que isso aconteceu! O participante seguinte deve repetir esse item e acrescentar outro, sempre na ordem em que forem mencionados.

A cada vez que uma pessoa comete um erro, ela é eliminada, e assim a brincadeira prossegue até que reste um único participante que se lembre que a ordem correta é óculos; boné; sapato; bolsa; toalha. Ah… qual era o próximo item mesmo?

3. Brincando de adivinhar

Uma terceira gincana que pode ser feita no ônibus é o desafio de adivinhação, em que, a cada rodada, um participante deve descrever uma pessoa, um objeto ou um lugar para que os demais tentem descobrir do que se trata.

Nessa hora, vale usar toda a sua imaginação a fim de encontrar características marcantes de algo que você viu na estrada ou de um cantinho especial na casa de seus avós, para onde a família está indo passar as férias. Mas se esforce para não dar pistas muito óbvias — isso torna o jogo mais emocionante.

Essa brincadeira exige criatividade, tanto de quem formula as dicas quanto de quem tenta adivinhá-las.

4. Duelo musical

O universo musical é outra inesgotável fonte de inspiração para momentos de lazer. Nesse duelo, nós sugerimos duas alternativas: a primeira é alguém começar uma canção e parar em determinado momento. Os desafiantes, então, devem continuar cantando, sem errar a letra.

Outra prova é pedir músicas que contenham determinada palavra, por exemplo “amor” ou “deserto”. Isso fará com que os participantes tenham que vasculhar seu repertório. Quanto mais velhas as crianças, maior pode ser o grau de dificuldade. E não vale ficar só no nã nã nã, hein?

5. Desenho e pintura

Por fim, outra dica infalível: carregue consigo um pequeno kit para desenho e pintura. Você pode sugerir, por exemplo, que a criança reproduza, no papel, as paisagens que ela observa do lado de fora da janela. A maneira como o seu filho vê o mundo pode impressioná-la.

Peça também que ela tente imaginar detalhes do destino para onde estão indo, para que depois possam comparar juntos as diferenças e semelhanças entre a “pequena obra de arte” e o cenário real. O desenho ainda pode ser uma forma de homenagear alguém especial.

Viu só quantas brincadeiras para viagens podem ser feitas dentro de um ônibus? Então, compartilhe este post nas suas redes sociais e ajude outras famílias na mesma situação!