Blog

João Pessoa: Visitando a cidade mais oriental do Brasil

Dando continuidade aos textos com dicas de passeios nas cidades nordestinas, não poderíamos deixar de falar da capital mais oriental do país. E isto nada tem a ver com a cultura local: João Pessoa, capital da Paraíba, por sua localização geográfica, é a primeira cidade das Américas a ver o sol nascer todas as manhãs! E além deste privilégio, a cidade apresenta belezas naturais e passeios imperdíveis para as pessoas que a escolhem como destino de férias. Confira abaixo alguns destaques que o Portal Rodoviariaonline selecionou para você.

Praia Fluvial de Jacaré

Quem passa pela capital paraibana, não pode deixar de conhecer a Praia de Jacaré, uma das mais famosas da região. Às margens do Rio Paraíba, a praia fluvial oferece uma estrutura de bares e restaurantes aos turistas, que ficam encantados com a riqueza da fauna e da flora da região. Mas o principal atrativo da Praia do Jacaré é o pôr-do-sol espetacular. À medida que o sol vai sumindo no horizonte, ouve-se o Bolero, de Ravel, executado pelo saxofonista Jurandy do Sax, figura carimbada da região. A dica aqui é chegar horas antes do sol se por, para escolher um lugar apropriado para contemplar a vista.

Praia do Cabo Branco

Praia do Cabo Branco em João Pessoa
Praia do Cabo Branco em João Pessoa. Crédito: Silva (Férias Brasil)

Por sua ótima estrutura de bares, restaurantes, hotéis e pousadas, a praia de Cabo Branco é uma das mais procuradas pelos turistas. Além da extensa orla composta, sobretudo, de falésias que chegam a 40 metros de altura, o grande diferencial de Cabo Branco é que todas as manhãs o trânsito na Avenida Cabo Branco é proibido entre 5 e 8 horas, para que turistas e moradores tenham mais liberdade e segurança para a prática de atividades físicas. Outras duas praias mais movimentadas e badaladas de João Pessoa são Tambaú e Bessa, que oferecem infra-estrutura aos turistas, como as famosas barracas à beira da praia, bem como calçadões para caminhada. A natureza também contribui com as orlas, com coqueiros, águas límpidas, mornas e calmas.

Praias do Litoral Sul

Mas se você gosta de se aventurar e conhecer lugares paradisíacos e mais sossegados, não pode perder o passeio rumo às praias do litoral sul. Coqueirinho, Ponta do Seixas (o ponto mais oriental das Américas), Tabatinga, etc. Aqui, o destaque fica para Tambaba: um verdadeiro paraíso ecológico, onde se pratica o naturismo. Se você é um adepto da prática, ou deseja viver esta experiência pela primeira vez, não pode deixar de visitar Tambaba.

Centro Cultural São Francisco

Tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, o local é um dos principais complexos barrocos brasileiros. Formado pelo Convento de Santo Antonio e a Igreja de São Francisco, o centro cultural atrai estudiosos, pesquisadores e admiradores da arte barroca de várias partes do Brasil e do mundo. Datada do século XVIII, a Igreja de São Francisco é uma verdadeira obra de arte, rica em detalhes talhados em madeira e ouro. Para se aprofundar na história da construção do local, vale a pena fazer a visita acompanhado de um guia.

Centro Cultural São Francisco em João Pessoa
Centro Cultural São Francisco. Foto: Wikipédia.

Gostou das dicas? Aproveite as facilidades da Rodoviariaonline para comprar as suas passagens para João Pessoa agora mesmo!

Por Renata Sklaski

Você também pode se interessar por