Blog

6 pratos típicos da culinária de São Paulo para você experimentar

São Paulo é a maior metrópole brasileira, a décima maior do mundo, e a maior cidade do hemisfério sul e de todos os países que falam a língua portuguesa (são 10, incluindo o Brasil). Surgiu em 1554, a partir da Vila de São Vicente, fundada pelos padres jesuítas Manuel da Nóbrega e José de Anchieta (ou São José de Anchieta), ajudados pelo célebre João Ramalho.

6 pratos típicos da culinária de São Paulo para você experimentar

Bastante visitada por turistas, a “terra da garoa” também é o destino de muitas pessoas que buscam melhores condições de vida. Mas, além das boas oportunidades, o que há de bom para comer na capital do estado mais desenvolvido do país? Veja, a seguir, 6 pratos típicos da culinária de São Paulo!

1. Picadinho de carne

Um prato relativamente simples de fazer, mas muito apreciado. O filé de carne é cortado em cubos e servido no próprio caldo, lembrando o estrogonofe. Geralmente o acompanhamento é farofa de banana e arroz branco — em certos lugares, também vai ovo frito por cima.

Essa deliciosa receita pode ser encontrada no mais simples boteco até no mais luxuoso restaurante.

2. Cuscuz

Muito popular no Nordeste, o cuscuz tem origem árabe e é um dos pratos típicos da culinária de São Paulo. Os árabes deixaram sua marca registrada em nosso país. Sua cultura e tradições influenciaram muito a culinária paulista.

A receita de cuscuz simples consiste em massa de milho cozida no vapor de água. No entanto, há quem prefira o prato com recheios variados: carne, peixe, frango ou outra coisa que agrade ao paladar.

3. Virado à paulista

Boa parte da população considera o virado à paulista muito saboroso. Esse prato tradicional da receita paulistana é uma ótima opção para o almoço. Ele fornece energia para encarar a segunda parte da jornada de trabalho.

O virado à paulista é feito com arroz, massa de feijão com farinha de mandioca, couve refogada, banana à milanesa, ovo frito e carne de porco na forma de bacon, torresmo, linguiça e bisteca. Mas, dependendo da localidade e do estabelecimento, a receita pode variar.

4. Bauru

Esse prato típico da culinária de São Paulo foi criado na cidade de Bauru. Ele já é encontrado em todo o Brasil, em diferentes versões nas lanchonetes e nos restaurantes espalhados pelo país afora.

Tradicionalmente, é feito com pão francês, queijo muçarela derretido, rosbife, tomate seco, picles e orégano. Em alguns locais, a carne é substituída por presunto.

5. Sanduíche de mortadela

Muito encontrado em padarias e no mercado municipal, o sanduíche de mortadela alia bom gosto à praticidade. É o campeão de pedidos para o café da manhã, para o almoço imediatista (para quem não tem tempo de almoçar em casa ou em um restaurante), ou simplesmente para o lanche.

A receita pode apresentar algumas variações, mas as fatias de mortadela são o principal ingrediente.

6. Sonho

O nome é bem sugestivo. O sonho também é um prato típico da culinária de São Paulo que se espalhou por todos os lugares. Trata-se de um delicioso pão redondo recheado, com muito açúcar e bem cremoso.

A iguaria é uma verdadeira febre nas padarias da capital paulista. O tradicional é com recheio de creme branco, mas já existe sonho de paçoca, de brigadeiro e de limão, por exemplo. Tem até em formato de churros.

A culinária de São Paulo é bastante rica e saborosa. A cidade tem muito a oferecer em termos de gastronomia, e você não pode deixar de degustar esses pratos, mesmo que já os tenha provado em outros lugares. Garantimos que a experiência é diferenciada!

Curtiu as dicas e quer acompanhar outros conteúdos como este? Basta seguir a gente no Facebook, no Twitter e no Google+ para ficar por dentro das nossas novidades!

Você também pode se interessar por