Blog

O que é turismo de aventura e como praticá-lo?

Ao contrário do que muitos pensam, o turismo de aventura não envolve situações de perigo. São experiências físicas e sensoriais desafiadoras, mas com um risco controlável e bem avaliado. Elas proporcionam a você sensações inigualáveis de liberdade, aventura e prazer.

Neste artigo, você confere mais sobre essa proposta e vai conhecer alguns destinos perfeitos no Brasil para praticar turismo de aventura. Acompanhe!

O que é necessário para praticar o turismo de aventura

Esta tem sido uma das primeiras opções do viajante brasileiro. Os roteiros compreendem atividades como escaladas, rafting, trilhas, mergulho, arvorismo, entre muitas outras. Nosso país tem as melhores paisagens para essas práticas, com toda sua diversidade natural. Porém, é necessário se programar para as atividades com antecedência, evitando imprevistos. Outro cuidado é sempre contratar serviços de confiança. E, claro, utilizar todos os equipamentos adequados.

o que é turismo de aventura e como pratica lo
Adrenalina e aventura se misturam nesse incrível passeio.

Onde reunir atividades radicais e ecoturismo no Brasil

Agora que já sabe mais sobre o assunto, resta descobrir para onde ir. Que tal juntar adrenalina e paisagens belíssimas dentro de nosso país? Confira agora alguns dos melhores lugares para se aventurar Brasil afora!

Pico da Ibituruna, Minas Gerais

O Pico da Ibituruna fica em Governador Valadares, no estado de Minas Gerais. Com 1.123 metros de altitude, a vista do lugar impressiona qualquer um. Devido a esses aspectos, é consagrado no mundo inteiro pela prática de voo livre. Também é incrível para outros esportes de aventura.

A cidade mineira é acolhedora e hospitaleira. Além de aproveitar esta particularidade, o viajante pode praticar, por exemplo, o voo de parapente. A adrenalina está garantida, enquanto aproveita a vista impressionante da região.

Ilha Grande, Rio de Janeiro

Ilha Grande é parte do litoral do Rio de Janeiro. Naturalmente, já é um paraíso: mar de um azul belíssimo, brancas areias e área ensolarada na maior parte do ano. Mas a Ilha também permite aos turistas atividades belíssimas como o mergulho. Local mais que ideal para apreciar de perto a diversa vida marinha da região.

Parte de Angra dos Reis, apresenta excelente infraestrutura. Para o turismo de aventura é perfeito, pois é possível mergulhar em diversas partes da Ilha. É referência nacional, tanto para o mergulhador com mais experiência, quanto para quem mergulha pela primeira vez.

o que é turismo de aventura e como pratica lo
Contato com a natureza pode fazer muito bem, esqueça a selva de pedra.

Parque do Jalapão, Tocantins

O Parque Estadual do Jalapão, no Estado de Tocantins, é uma região dedicada completamente à preservação de nossa natureza. Os campos limpos formam a geografia de tipo cerrado. Como o acesso não é tão fácil, o Jalapão ainda não é tão desbravado e conhecido. Mas o turismo de aventura por ali realmente vale a pena.

É uma região habitada pelo lobo-guará e pelo veado-mateiro, visualmente maravilhosa. Fica difícil não se encantar com as suas cachoeiras, grandes dunas e poços de água de um verde inigualável.

o que é turismo de aventura e como pratica lo
Arvorismo, faz você entender e respeitar o verde.

Chapada Diamantina, Bahia

O visual deslumbrante da Chapada Diamantina é composto por cânions, grutas, cavernas, paredões enormes, cachoeiras e rios. A região engloba 28 cidades e outros mais de 150 vilarejos. O município mais importante da região é Lençóis. Ali, a infraestrutura turística é excelente. Costuma-se partir desta cidade para iniciar o turismo de aventura.

Vale destacar o Morro do Pai Inácio, a 1.120 metros de altitude. Dele, você pode visualizar panoramicamente a Chapada. Também são visíveis dali o complexo arqueológico Serra das Paridas, com suas pinturas rupestres, e o Poço Encantado.

Península de Maraú, Bahia

Com jeito de praia do Caribe, a Península de Maraú está no sul da Bahia. São 40 km que abrangem dezenas de praias. O azul do céu, os coqueiros e suas claras águas são parte deste paraíso. Um dos destaques é Taipu de Fora, praia de águas azuis e verdes. A lagoa e praia de Cassange e as Ilhas da Baía de Camamu também merecem citação.

Destacamos aqui também a Península, com seu aspecto de ilha deserta. Até em períodos de alta temporada, com presença de mais turistas, pode-se curtir seu clima tranquilo.

A tendência é que o turismo de aventura cresça cada vez mais. A quantidade de viajantes que procura por adrenalina e belas paisagens aumentou incrivelmente nos últimos anos. Mas, para apreciar a natureza nessas atividades, alguns cuidados são essenciais. Principalmente quanto ao uso de equipamentos de segurança e às instruções adequadas para a prática de cada tipo de atividade.

O que achou de nossas sugestões para curtir os melhores locais para viajar e se aventurar por aí? Já sabe para onde ir em suas próximas férias? Compartilhe essas dicas com seus amigos em suas redes sociais e discutam o próximo destino da sua viagem!

Você também pode se interessar por