Blog

Como saber sobre o clima de uma cidade?

Quem nunca viajou para a praia e chegando lá, “pegou” só chuva a maior parte do tempo? Isso é frustrante, não é mesmo? Por isso, saber o clima de uma cidade antes de viajar é essencial, listamos algumas dicas para você se prevenir antes de botar o pé na estrada, então vamos lá:

1 Conheça o clima predominante

Algumas cidades têm as 4 estações do ano bem definida, já outras é preciso ficar atento às datas para viajar.

É o caso de algumas cidades do nordeste, por exemplo, Fortaleza, se você quiser pegar muito sol e curtir muito as ondas da praia vá entre os meses de julho a dezembro, em janeiro já começa a época das chuvas que eles chamam de “inverno” (as temperaturas quase não passam de 24ºC).

Os meses mais chuvosos são março e abril, dessa forma melhor visitar outros lugares. Para quem gosta de frio o sul é uma ótima opção.

2 Organize roupas e calçados

como-saber-sobre-o-clima-de-uma-cidade

Dependendo do lugar que você irá visitar, tênis, calça jeans e camiseta já resolvem, mas não é toda cidade que permite essas vestimentas.

Imagine um acampamento com chuva? Você vai precisar de uma galocha, capa e moletom. Há quem prefira levar sapatos e roupas mais finas, para aquele jantar a noite.

Tenha sempre na mala peças coringas, como blusa de meia estação, calça jeans, tênis, chinelo de dedos, shorts e aquela meia se acaso esfrie a noite para dormir.

3 Verifique o clima na semana

Com a tecnologia podemos saber o clima em tempo real, além dos vários sites que podem dar essas informações, os smartfones também possuem essa função.

Sempre veja como estará a meteorologia antes de viajar, estamos passando por muitas mudanças, devido ao aquecimento global, desmatamento, queimadas etc. Algumas cidades já não têm mais a atmosfera como antigamente, os meteorologistas costumam acertar muito bem.

4 lugares e seus ares

como-saber-sobre-o-clima-de-uma-cidade

Quer pegar um bronze ou conhecer a neve? Você pode se programar e visitar os lugares nos meses corretos.

Se é neve que quer conhecer então viaje para o sul entre junho e agosto, visite cidades como: Gramado-RS, São Joaquim-SC ou até mesmo sudeste como Campos do Jordão-SP. Lembrando que não é todo ano que este fenômeno acontece, mas para apreciar, um frio é garantido.

Se o seu negócio é praia então prepare-se, nos meses entre julho e janeiro a maior parte do Brasil está ensolarada, algumas dicas são Rio de Janeiro-RJ, Florianópolis-SC, Maragogi-AL e Ilha do Mel-PR.

Agora se o seu point é acampar, é preciso estar sempre atento ao clima da região, para aproveitar ao máximo o passeio, Alto Paraíso-GO é um ótimo lugar, mas os meses de janeiro e fevereiro costumam chover.

O restante dos meses predomina os dias secos, atenção para o kit acampamento, inclui protetor solar, repelente, chapéu e roupas leves.

Tendo todos esses itens, agora é hora de organizar sua viagem e partir para a diversão, lembrando sempre que a pandemia ainda não acabou, mas estamos quase lá.

Não esqueça de usar máscara, álcool em gel e distanciamento social quando precisar, a vacinação em dia também é essencial, com ela nos protegemos e protegemos o nosso próximo.

Então, está esperando o que para ir ao site da Rodoviariaonline e garantir suas passagens para o seu destino preferido? Aproveite o mês de novembro com os feriados e bora botar o pé na estrada.

Você também pode se interessar por