Blog

Você sabe quais são as principais praias de Recife?

Um dos principais destinos turísticos do Brasil na atualidade é Pernambuco, com suas piscinas naturais e arrecifes. As praias de Recife, como Porto de Galinhas e Boa Viagem, encantam tanto brasileiros quanto estrangeiros. Porém, há muito mais para explorar por aquelas bandas.

Neste post, falaremos sobre essas e outras praias maravilhosas do litoral do Nordeste que esperam por você!

Porto de Galinhas — Ipojuca

A praia mais famosa do estado merece ao menos um passeio de dois dias, para você curtir tudo o que há de melhor. Ela está localizada em Ipojuca, a 63 km da capital pernambucana, com dezenas de barquinhos que enfeitam suas águas esverdeadas.

São eles que levam os visitantes às piscinas naturais, atração principal de Porto de Galinhas. É importante sempre consultar a tábua das marés, a fim de saber os melhores horários de maré baixa — quando os aquários naturais ficam mais visíveis.

Além da praia, Porto de Galinhas conta com um centrinho animado. Na rua principal, estão muitos bares, restaurantes e feirinhas de artesanato. As esculturas de galinhas feitas pelo artista Alberto Carcará decoram o local, que pode (e deve) ser visitado tanto durante o dia, como à noite.

Para chegar até Porto de Galinhas, desde a capital, existem muitas opções. Aqueles que vão a Recife de avião podem optar por reservar um lugar nas inúmeras vans que oferecem o serviço de transporte ou escolher um confortável ônibus.

praias de recife

Pontal do Maracaípe — Ipojuca

Vizinha de Porto de Galinhas, o Pontal do Maracaípe é uma das mais belas praias da região e, por isso, merece um destaque neste post. Localizada entre a junção do rio Maracaípe com o mar, a praia tem ondas calmas e é perfeita para passar o dia e relaxar.

Não é permitido o acesso à praia de carro, e esse é um dos motivos que a torna mais tranquila que a agitada vizinha. A forma mais comum de chegar até o Pontal a partir do Porto de Galinhas é pegando uma van no centro da cidade, que custa cinco reais.

Também é possível optar por táxi ou bugie, entretanto, esses dois meios de transporte são mais caros. Aqueles que gostam de caminhar pela praia podem ir andando. O percurso leva em torno de 30 minutos e é muito agradável.

A principal dica é ficar até o fim da tarde e apreciar o pôr do sol, que dizem que é um dos mais belos das praias de Recife.

Muro Alto — Ipojuca

Uma das opções para quem quer ficar próximo ao agito de Porto de Galinhas, desfrutando do sossego de um local mais tranquilo, é visitar a praia de Muro Alto. Localizada a 54 km de Recife e a pouco menos de 12 km de Porto de Galinhas, ela conta com grandes resorts e hotéis à beira mar.

A praia recebe o nome devido a uma extensa faixa de arrecifes e pedras que formam um paredão, bem no estilo de um muro. Devido à proteção natural entre a areia e os arrecifes, há a formação de uma bela piscina com águas calmas e quentes.

Por esse motivo, a praia é muito convidativa para quem gosta de mergulhar e passar algumas horas se divertindo dentro do mar. Além disso, o local também é propício para a prática de diferentes esportes náuticos, como o stand up paddle e o caiaque.

Carneiros — Tamandaré

Essa é uma grande piscina natural localizada em Tamandaré, a quase 100 km da capital. Portanto, para você aproveitar melhor o local, recomendamos pelo menos dois dias de estadia.

A Praia dos Carneiros é ideal para quem busca relaxar em águas cristalinas e rasas. A cidade é pacata, abriga hotéis confortáveis e tem como cartão-postal a Igreja de São Benedito. Outra grande atração é o banho de lama, que fica em uma praia bem próxima.

Ótima para praticar stand up paddle, caiaque e snorkel. Perfeita para casais ou famílias curtirem a paisagem e a calmaria do local. Seus 6 km de extensão também podem render uma caminhada tranquila.

Praia de Calhetas

Calhetas — Cabo de Santo Agostinho

A charmosa Praia de Calhetas está a 53 km de Recife, na cidade de Cabo de Santo Agostinho. Pequena (cerca de 500 m), ela é bem disputada em fins de semana e feriados. Como não tem uma boa estrutura de hotéis, a dica é optar pelo bate-e-volta. Por outro lado, restaurantes e bares são pontos fortes de lá.

Calhetas tem um visual maravilhoso, visto de cima dos morros próximos. Boa pedida é caminhar pelas trilhas ou provar os frutos do mar dos quiosques. Além disso, o lugar favorece a prática de stand up paddle, tirolesa e snorkel.

Coroa do Avião — Itamaracá

Localizada a 35 km de Recife, na Ilha de Itamaracá, está a Coroa do Avião. É um lindo banco de areia que aumenta ou diminui conforme a maré. Quando ela está baixa, vira uma piscina natural. Detalhe: só dá para chegar a essa praia de barco.

Também aconselhamos o bate-e-volta, mas vale a pena ficar por ali por muitas horas. Conta com uma boa variedade de bares e restaurantes, nos quais você pode se deliciar com os frutos do mar.

Fortinho (Enseada dos Golfinhos) — Itamaracá

Também na ilha de Itamaracá, a 50 km de Recife, está a praia do Fortinho. Mais conhecida como Enseada dos Golfinhos, é a escolha certa para quem quer sossego e descanso. A praia é um paraíso a parte: águas esverdeadas e mornas, com ondas na medida certa. Para acessá-la, é necessário percorrer uma estrada por aproximadamente 8 km — mas vale a pena!

Na maré cheia, o mar fica um pouco mais agitado. Já na baixa, as ondas dão espaço à tranquilidade e a praia se transforma quase em uma piscina natural. Para aproveitar o dia na Enseada dos Golfinhos, é necessário preparar um lanche e um cooler, já que não há bares

praias de recife

Candeias — Jaboatão dos Guararapes

Localizada na região metropolitana de Recife, em Jaboatão dos Guararapes, a praia de Candeias é uma ótima opção para tomar um banho de mar próximo à capital. Com 3 km de areias brancas, ela tem uma excelente infraestrutura e costuma receber muitos turistas, principalmente nos dias de maré baixa, quando se formam pequenas piscinas naturais.

Além disso, Candeias conta com um calçadão animado, cheio de bares, restaurantes e ambulantes. Não há ataques de tubarões registrados na localidade, por isso, essa é uma boa oportunidade de cair na água se você estiver em Recife!

Boa Viagem — Recife

É na zona sul que fica uma das mais famosas praias de Recife: Boa Viagem. Com excelente infraestrutura, é um dos melhores locais para hospedagem na cidade. Há muitas opções de restaurantes, shoppings, uma linda igreja, feira de artesanato e boa gastronomia.

A orla de 7 km lota aos fins de semana e feriados, enquanto nos outros dias é mais sossegada. O mar é quase sempre tranquilo, por causa da proteção dos arrecifes. Fique de olho nos avisos sobre tubarões, e aproveite ao máximo esse lindo destino.

Vale dizer que a capital pernambucana tem uma das águas mais mornas e uma das paisagens mais deslumbrantes do Brasil. Quem sabe no próximo feriado você não curtirá tudo de bom que as praias de Recife têm a oferecer?

Se você gostou deste post, aproveite para seguir a nossa página do Facebook e fique por dentro dos nossos conteúdos!

Você também pode se interessar por