Blog

Casa ou hotel? Saiba como escolher o melhor local para se hospedar

Uma boa hospedagem é importante para o sucesso de uma viagem. Portanto, é preciso atenção e muita pesquisa na hora de optar entre reservar casa ou hotel. Para isso, é necessário analisar custo-benefício, nível de serviço oferecido e localização. Se a habitação não atender às suas necessidades, o passeio poderá ser desastroso.casa ou hotel saiba como escolher o melhor lugar para se hospedar

Pensando em facilitar a escolha sobre o local mais adequado para sua viagem, elencamos tópicos comparativos entre as duas opções de estabelecimento para que você tome sua decisão com segurança. Confira!

Gastos com hospedagem

Uma das preocupações centrais dos turistas diz respeito aos gastos em viagem. Afinal, se as contas saírem de controle, problemas podem surgir, como dificuldade de se deslocar e impossibilidade de aproveitar pontos turísticos que cobram ingresso ou têm outros custos envolvidos.

Para começar, é preciso ter em mente que a economia com hospedagem dependerá do número de pessoas. Normalmente um grupo maior gasta menos optando por uma casa que acomode muitas pessoas.

Em um hotel, haveria a necessidade de reservar mais quartos, o que eleva o orçamento previsto. Além disso, as casas, geralmente, disponibilizam cozinha equipada para o preparo de refeições. Essa facilidade permite redução dos gastos com alimentação.

Segurança

A ida a lugares desconhecidos pode gerar insegurança nos viajantes. Nesse sentido, a opção por hotéis oferece mais comodidade, já que contam com recepção e uma equipe pronta para ajudar os hóspedes a entenderem a dinâmica da cidade nos primeiros dias.

Entretanto, isso não significa que as casas não sejam seguras, principalmente se forem bem localizadas. A diferença, nesse caso, é que os viajantes não contam com o suporte de pessoas especializadas para orientá-los.

Flexibilidade de horários

Com relação à flexibilidade de horários, a casa poderá ser mais vantajosa, já que não é preciso, por exemplo, se preocupar em acordar para tomar café dentro de um horário predeterminado.

Também não há necessidade de se apressar para organizar as malas até meio-dia ou 14 horas — os horários mais comuns de check-out —, pois é possível locar uma residência por períodos mais flexíveis. Dessa forma, a rotina poderá ser ditada pelo grupo e a cidade poderá ser explorada ao máximo.

Limpeza

Apesar de proporcionar flexibilidade de horários, a casa deixa a desejar no quesito limpeza, uma vez que ela fica sob a responsabilidade dos hóspedes. Os hotéis, por outro lado, oferecem os serviços diariamente e, por esse motivo, proporcionam uma experiência mais cômoda aos clientes. Em viagens a trabalho, por exemplo, esse é um ponto que pode pesar na escolha.

Conforto

O conforto pode ser encontrado em casa ou hotel. Ambas as acomodações contam com boas opções, todavia os serviços oferecidos pelos hotéis podem proporcionar uma experiência mais confortável aos turistas.

Em todo caso, é necessário ter cautela ao pesquisar. A vantagem do hotel, nesse sentido, é que normalmente o hóspede já sabe o que esperar dos serviços e comodidades. Para as casas, é importante buscar comentários de pessoas que já a locaram e se certificar da confiabilidade do site em que ela foi divulgada.

Privacidade

A privacidade, sem dúvidas, é maior em casas. Por proporcionar liberdade aos hóspedes e por haver pouca gente interferindo na rotina, como ocorre no hotel, essa opção é a favorita para quem gosta de se sentir à vontade.

Há, contudo, estabelecimentos de hotelaria que conseguem fazer com que os clientes se sintam “em casa”. Para ter esse tipo de experiência, é importante pesquisar previamente sobre a dinâmica do local escolhido.

Localização

A localização da hospedagem é algo que deve ser muito bem avaliado antes da viagem. Se não observada, poderá dificultar o acesso aos lugares que o grupo deseja conhecer.

Em viagens profissionais, por exemplo, quanto mais próxima ao evento/trabalho, melhor para o hóspede. Por isso, é importante pesquisar com antecedência as opções de casa ou hotel próximo aos lugares em que se deseja ficar.

Viagens se mostram como uma excelentes oportunidades de ter experiências extraordinárias. O contato com dinâmicas sociais e culturais diferentes agrega conhecimento e faz com que os turistas voltem cheios de histórias para contar. Tanto para passeios nacionais quanto para internacionais, é recomendado fazer um planejamento prévio, em que a opção por casa ou hotel é um dos primeiros detalhes a serem decididos. Vale reforçar que a escolha será significativa para um passeio tranquilo.

Pronto para sua próxima aventura? Para manter-se atualizado com os conteúdos que a Rodoviariaonline produz para você, curta nossa página do Facebook!

Você também pode se interessar por