Blog

Passo a passo: como viajar para Gramado da melhor forma!

Gramado é uma charmosa cidade localizada na serra gaúcha, distante 110 quilômetros de Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul. Muitas pessoas costumam viajar até lá para curtir o inverno e os ares europeus que o local tem. O destino é muito procurado por quem quer curtir uma viagem mais romântica, já que é formado por construções em estilo de chalés e tem muitos restaurantes e passeios perfeitos para casais.

Para que você possa aproveitar muito a sua viagem para Gramado sem preocupações, criamos este post que será um pequeno roteiro com tudo o que é preciso saber sobre o destino, desde a compra da passagem online e a melhor data para viajar, até onde se hospedar, o que levar na mala e quais passeios não podem ficar de fora da sua lista.

E então, pronto para embarcar conosco nessa viagem? Continue a leitura e vamos lá!

viajar para Gramado

Decida a melhor data para viajar para Gramado

O primeiro passo para começar a planejar a sua viagem para Gramado é escolher uma data. Por ser um destino turístico, em algumas épocas a cidade fica mais cara, principalmente quando acontecem eventos.

Se você quer economizar, precisa fugir da alta temporada. Por outro lado, se o seu objetivo é vivenciar uma das inúmeras experiências que Gramado proporciona, é necessário viajar na data em que o evento acontece. Para ajudar, anote os principais atrativos e os meses em que ocorrem:

  • Chocofest — Páscoa;
  • Festa da Colônia — maio;
  • Festival de Cinema — agosto;
  • Festival da Cultura e Gastronomia — setembro
  • Natal Luz — outubro a janeiro.

Escolha onde se hospedar

Depois de decidir o mês da viagem, é interessante escolher onde se hospedar antes de comprar as passagens, pois a disponibilidade de hotéis, principalmente em datas festivas, pode ser baixa — podendo alterar a data de ida ou volta.

Para buscar os hotéis, considere como local de referência a Rua Coberta. Ela fica localizada próximo a Avenida das Hortênsias, principal da cidade. Ao se hospedar nela, você conseguirá explorar aquela região, que é cercada de restaurantes e lojas, caminhando.

Outros bairros bons em Gramado, um pouco mais arborizados, mas não tão distantes do centro, são Planalto e Bavária. A Avenida das Hortênsias segue até essa região e, caminhando por ela, você chegará ao centro em torno de 20 minutos, dependendo do ponto de partida.

Compre a sua passagem pela internet

Data da viagem e hotéis escolhidos. Agora, chegou o momento de comprar a sua passagem online, e é mais fácil do que você imagina! Para facilitar, criamos um passo a passo:

  1. Entre no site da Rodoviária Online (https://rodoviariaonline.com.br/).
  2. No quadro “Compre sua passagem de ônibus”, coloque o ponto de partida, o destino e as datas escolhidas, e clique em “Consultar Horários”.
  3. Caso apareça mais de uma opção, escolha a empresa de sua preferência. Atente-se aos horários que variam e ao valor da passagem.
  4. Selecione o seu lugar, clicando em alguma poltrona disponível (quadradinho verde).
  5. Preencha o seu nome completo e número do documento.
  6. Role até o final da página e clique em “Ir para pagamento”.
  7. Preencha os seus dados pessoais e de pagamento solicitados.
  8. Pronto! Sua reserva está realizada. Agora, é só continuar planejando a sua viagem.

viajar para Gramado

Prepare a sua mala

Depois de reservar o hotel e comprar a passagem, é o momento de pensar no que levar. O ideal é sempre optar por bagagens que você consiga carregar sozinho, por isso, considere uma mala e uma mochila.

As roupas e os acessórios que serão colocados na mala podem variar conforme a época da sua viagem. A partir de abril, Gramado se torna um destino bem frio, e as temperaturas caem muito nos meses de junho, julho e agosto, podendo a ficar próximas a zero. Se você for nessa época, prepare o casaco de frio, as mantas, as luvas, os gorros e as roupas de lã.

O verão na cidade é quente, embora possa esfriar um pouco depois do entardecer. Então, mesmo que você vá nos meses de temperaturas mais altas, não se esqueça de levar um casaquinho leve para passear a noite.

Próximo a Gramado, em Canela, fica localizada a Cascata do Caracol. Se você está planejando conhecer o lugar, leve roupas leves para caminhadas. Não se esqueça de também adicionar na bagagem protetor solar no verão e protetor labial para o frio do inverno. Ah, e se o seu hotel tem piscina, coloque as roupas de banho em sua lista.

Bagagem de mão

Dependendo da distância a ser percorrida, é sempre bom ter fácil acesso a alguns itens importantes. Por isso, anote algumas dicas para a sua bagagem de mão:

  • livros e revistas;
  • dispositivos eletrônicos;
  • carregador;
  • fones de ouvido;
  • agasalho;
  • lanches;
  • documentos;
  • remédios;
  • necessaire;
  • câmera fotográfica.

Viajar para Gramado

Planeje os lugares e os passeios

Falta pouco para o planejamento da sua viagem para Gramado estar pronto! A última etapa normalmente é a que mais agrada os viajantes: pensar no roteiro de passeios e lugares para conhecer.

Para colaborar com a sua pesquisa, vamos listar os principais pontos turísticos que você não pode deixar de conhecer:

  • Pontos turísticos no centrinho de Gramado (Rua Coberta, Igreja Matriz de São Pedro, Rua Torta, Praça do Amor Eterno, Praça das Etnias, Palácio dos Festivais);
  • Lago Negro;
  • Mini Mundo;
  • Reino do Chocolate;
  • Snowland;
  • Dreamland (Museu de Cera);
  • Atrações culinárias, como café colonial e fondue;
  • Parque Estadual do Caracol (em Canela);
  • Catedral da Pedra (em Canela).

Além da cidade de Canela, que está localizada ao lado de Gramado, existem ainda outros destinos próximos cheios de atrações locais que permitem vivenciar um pouco da cultura alemã e italiana que colonizaram a região. Por isso, se você pode explorar as cidades vizinhas, não deixe de pesquisar as atrações desses locais e colocá-las em seu roteiro.

A Serra Gaúcha é um dos destinos mais cobiçados do Brasil e, com certeza, você vai amar viajar para Gramado e conhecer tudo o que a cidade tem a oferecer! Seguindo as nossas dicas para escolher as passagens, a melhor data, os hotéis, os passeios e o que levar na mala, o seu roteiro de viagem estará completo!

Agora que você já sabe como é prático, barato e simples comprar passagens pela internet, que tal garantir os seus bilhetes para viajar para Gramado? Acesse a página da Rodoviária Online e faça tudo de casa!

Você também pode se interessar por