Blog

Qual a Quantidade Máxima de Bagagem para Viagem de Ônibus?

A quantidade máxima de bagagem para viagem de ônibus é uma das dúvidas mais comuns por quem pretende passar um período fora de casa. Para não arcar com custos adicionais e evitar transtornos, conhecer essas normas é fundamental.

A seguir, confira mais sobre o assunto e saiba quantas malas você pode levar por trajeto e o limite de peso de acordo com o local onde serão transportadas.

Qual limite de bagagem para viagem de ônibus?

Em comparação com os aviões, os ônibus são mais permissivos quanto ao limite de malas por passageiro, sem necessidade de pagar a mais por isso. Ainda assim, há uma quantidade máxima de bagagem para viagem de ônibus que deve ser respeitada.

O limite varia conforme o local onde será transportada — se no bagageiro ou no porta-embrulhos. Caso exceda a quantidade máxima, é necessário pagar 0,5% sobre o valor da passagem a cada quilo excedido.

Confira os limites de bagagem:

No bagageiro

No bagageiro do ônibus, localizado na parte de exterior do veículo, é permitido levar até trinta quilos de bagagem. Além do peso limite, o tamanho não pode ultrapassar um metro, tanto em altura, largura e profundidade.

No porta-embrulhos

Já no porta-embrulhos, que fica situado dentro do ônibus, em cima das poltronas, é permitido carregar no máximo cinco quilos. Além disso, a bagagem não pode interferir no conforto e na segurança dos passageiros. Caso contrário, será necessário acomodá-la no bagageiro.

Para não pagar taxas adicionais, é importante respeitar a quantidade máxima de bagagem para viagem de ônibus.

Itens que são permitidos no bagageiro

No bagageiro, ainda é permitido o transporte de carrinhos de bebê, materiais esportivos — como pranchas de surf e bicicletas — e encomendas.

Entretanto, vale ressaltar que o espaço para esses equipamentos é limitado. Logo, se você tem interesse em levar alguns desses itens, é necessário comunicar a viação de ônibus com antecedência, para garantir o embarque sem maiores complicações.

Além disso, tendo em vista a acessibilidade, os passageiros com mobilidade reduzida que não viajam sentados na cadeira de rodas podem colocá-la no bagageiro sem custos adicionais.

Agora que você já sabe qual a quantidade máxima de bagagem para viagem de ônibus, o que acha de escolher o seu próximo destino no site da Rodoviariaonline?

Se ainda não sabe para onde ir, confira dicas de roteiros em nosso blog e garanta uma experiência inesquecível!

Você também pode se interessar por