Blog

Conheça as vacinas necessárias para viajar no Brasil

Suas férias estão chegando e você já está com quase todos os detalhes da sua viagem em ordem, certo? Porém, é preciso lembrar que, mesmo para um trajeto dentro do território brasileiro, alguns cuidados a mais são indispensáveis.

Um detalhe que não pode ser deixado de lado são as vacinas para viajar no Brasil. Como o nosso país é tropical, algumas regiões exigem certos cuidados especiais para serem visitadas — como é o caso da vacinação contra doenças propícias àquele local.

Pensando nisso, neste post, vamos mostrar quais são as vacinas necessárias para viajar pelo país, além de explicar sobre as principais doenças propícias do clima tropical. Continue a leitura e confira!

Quais são as vacinas necessárias para viajar pelo Brasil?

Independentemente do seu destino de viagem, verificar a necessidade de vacinação deve estar dentro do seu planejamento e não pode ser deixada para o último momento. Afinal, a recomendação da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) é que a vacina seja tomada de seis a oito semanas antes da data de embarque — ou, no mínimo, quatro semanas antes.

Também é preciso prestar atenção ao período necessário para a imunização. Para a febre amarela, por exemplo, a vacina deve ser tomada, no mínimo, 10 dias antes da sua viagem.

As vacinas são disponibilizadas pela Anvisa para aplicação pelo SUS, nos postos de saúde da sua cidade. Essas aplicações são gratuitas e não precisa de agendamento, basta comparecer ao posto e solicitá-las.

A seguir, vamos mostrar as principais vacinas que precisam ser tomadas antes da viagem, a depender do seu destino. Acompanhe!

Febre Amarela

A vacina mais recomendada pelo Ministério da Saúde é a da Febre Amarela, obrigatória para viajar em certas regiões do Brasil e do mundo.

Essa é uma doença transmitida pelo Aedes aegypti — o mesmo mosquito da dengue. Devido ao crescimento de casos, que são mais comuns na América Latina e na África, essa doença está em alerta internacional.

Para viagens dentro do território brasileiro, é uma vacina de extrema importância, especialmente se o seu destino for algum dos seguintes estados: Acre, Amapá, Amazonas, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins.

Antes, a validade da vacina para febre amarela era de 10 anos, mas, desde 2016, ela mudou para uma dose única e vitalícia.

Febre Tifoide

Altamente recomendada, mas não tão comum quanto a da Febre Amarela, a vacina contra a Febre Tifoide é indicada especialmente para as viagens feitas com destino às regiões Norte e Nordeste do Brasil, nas quais a infraestrutura de saneamento básico ainda se encontra em um nível inferior ao ideal.

Essa é uma doença infecciosa grave, e a sua transmissão é realizada pelo consumo de água e alimentos contaminados pela bactéria Salmonela. De acordo com o Ministério da Saúde, a vacina possui curta duração no organismo e imunização. Portanto, a aplicação é recomendada em uma data próxima à viagem.

Tríplice Viral

vacinas para viajar no brasil

As doenças que se encaixam na tríplice viral são o sarampo, a caxumba e a rubéola. A vacina possui componentes de alta imunização e eficácia, e o efeito é atingido cerca de duas semanas após a vacinação.

Gestantes não devem tomar essa vacina, porém, é importante que as demais estejam em dia. Em viagens, ela é extremamente necessária para proteger a sua saúde.

Hepatite A

A Hepatite A também é uma doença transmitida pelo consumo de água e alimentos contaminados, assim como ocorre com a Febre Tifoide. Os sintomas mais comuns são: fraqueza, sonolência, perda de apetite, dor de cabeça e problemas no sistema digestivo.

Se a sua viagem tiver como destino um local que possua uma situação precária de saneamento básico, é essencial redobrar os cuidados com alimentação e se atentar ao consumo de água potável. Porém, a vacina ainda é o principal meio de prevenção.

Hepatite B

Essa é uma doença normalmente transmitida pelo sangue — como em transfusões, agulhas de seringas, acupuntura etc. — e pelo contato sexual. Atualmente, a vacina é recomendada para viajantes de todo o território nacional, para evitar uma epidemia. A imunização requer tempo e planejamento, então, deve ser aplicada em torno de seis meses antes da sua viagem.

Conforme recomendação da Anvisa, é indispensável ter também as seguintes vacinas em dia para viajar no Brasil com segurança:

  • dengue;
  • poliomielite (paralisia infantil);
  • difteria, tétano e coqueluche;
  • meningite meningocócica (MM);
  • HPV;
  • varicela (ou catapora);
  • tuberculose;
  • antipneumocócicas;
  • raiva humana.

O que é a Diarreia dos Viajantes?

Para os viajantes que vão para mais de um destino na mesma viagem, essa é uma doença comum. Recomenda-se uma cautela maior para os estados no Norte, Nordeste e Sudeste do Brasil.

A transmissão acontece popularmente pela água contaminada ou pelo consumo de determinados alimentos. Algumas comidas típicas merecem um cuidado específico, como o camarão, a lagosta, o vatapá e o tacacá.

O que é a Malária e quais são os cuidados necessários?

Uma doença que ainda não possui vacina, mas que voltou a chamar a atenção do Ministério da Saúde, é a Malária. A enfermidade é transmitida por um mosquito — assim como a Febre Amarela —, e os casos se concentram na Região Amazônica do Brasil, nos estados: Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins.

Os principais sintomas são sudorese, dor de cabeça e no corpo, calafrio e náuseas. Não é uma doença contagiosa, portanto, a transmissão de uma pessoa diretamente para outra não é possível.

Para a prevenção, existem alguns cuidados que devem ser tomados, como usar repelente, calças e camisas de manga longa — principalmente à noite —, e evitar o acúmulo de água parada — similar ao mosquito da dengue.

Como vimos nessa lista das vacinas para viajar no Brasil, o nosso país apresenta os mais variados tipos de clima, vegetação e manuseio de alimentos. Assim, o cuidado deve ser redobrado em regiões mais rurais e precárias. Porém, isso não impedirá você de descobrir novos lugares incríveis dentro desse território tão deslumbrante!

Se você gostou deste post, aproveite para saber mais sobre como explorar os incríveis destinos brasileiros em meses de baixa temporada e economizar!

Você também pode se interessar por