Blog

O que fazer em Belém? Confira 8 dicas aqui!

Belém do Pará foi criada em 1616, durante a época do Brasil-Colônia, sob as ordens de Filipe II da Espanha em alusão ao dia de Natal. O primeiro nome que recebeu foi Santa Maria de Belém do Pará, ou Nossa Senhora de Belém do Grão Pará. Antes de ser cidade, foi um pequeno lugarejo onde os índios Tupinambás e Pacajás viviam — chamava-se Mairi.

O nome Belém tem origem hebraica e significa Casa do Pão. Foi palco da Cabanagem, revolta influenciada pela Revolução Francesa. Hoje, é uma cidade famosa pela festa do Círio de Nazaré, uma das grandes manifestações religiosas do país e de todo o mundo.

Um lugar com tanta história só poderia atrair a atenção dos turistas de todas as partes. Por isso, neste post, veja algumas dicas sobre o que fazer em Belém!

1. Visite o Mercado Ver-o-Peso

O Mercado Ver-o-Peso é um ponto obrigatório em uma visita a Belém. É um ambiente diversificado, com uma seção de frutas e legumes, uma destinada especificamente aos camarões e outra oferecendo obras artesanais indígenas. Uma zona muito popular é aquela dedicada às mezinhas e às poções mágicas naturais.

O chamado “óleo da bota” é uma poção muito recomendada pelos vendedores como afrodisíaco, capaz de melhorar a potência sexual. Outra coisa boa é comer nas bancas do mercado ou tomar açaí original. Enfim, esse local é uma das maiores feiras livres de toda a América Latina!

2. Vá à Feira do Açaí

A Feira do Açaí ocorre diariamente perto do Mercado Ver-o-Peso. Consiste na descarga do açaí que chega pela via fluvial à cidade. Devido à relevância que a fruta tem para a vida econômica e, principalmente, gastronômica, o volume de açaí que chega a Belém todos os dias é muito alto.

Apesar de não ser um ponto turístico, a feira atrai muitas pessoas. Elas devem entender, no entanto, que tudo que se desenvolve ali é trabalho, e não atividades para entretenimento do público. Por isso, é importante não atrapalhar a movimentação dos trabalhadores e respeitar as suas demandas.

3. Passe na Estação das Docas

o que fazer em belem
o que fazer em Belém

Outra dica para você saber o que fazer em Belém é ir, ao final da tarde, na Estação das Docas. Trata-se de um complexo de lazer adaptado do velho porto fluvial da cidade. Localiza-se perto da Baía do Guajará. Juntamente, no mesmo complexo, estão três tipos de armazém com diferentes finalidades: um de confecções e artesanato, outro de gastronomia e o último para exposições e feiras.

O momento ideal para visitar a Estação das Docas é ao final da tarde, depois de um dia cheio, com muitas visitas à cidade. Você se senta e bebe cerveja gelada, admirando o rio e o crepúsculo no horizonte.

4. Dê uma chegada ao Theatro da Paz

Vale a pena falar de pontos culturais, como o Theatro da Paz, uma relíquia construída nos tempos áureos da borracha em Belém e Manaus. Existe um guia responsável por conduzir os turistas que visitam o local, com o tour começando no hall de entrada, que tem materiais de decoração originados da Europa — como mármore na escadaria, ferro inglês nos arcos das portas, mármore de carrara em bustos de personagens famosos e assim por diante.

Uma parte muito interessante é a sala dos espetáculos, a qual possui capacidade para 900 espectadores e muitos detalhes decorativos. No teto, a pintura central oferece elementos da mitologia da Grécia e de Roma, em uma referência a Apolo levando Afrodite e as musas das artes da Amazônia. Outra parte que merece ser mencionada é o salão nobre.

5. Tome uma dose de cachaça de jambu no Bar Meu Garoto

O que sugerir em Belém para uma pessoa que gosta de beber uma “branquinha”? Ela pode (e deve) visitar o Bar Meu Garoto e provar a saborosa cachaça de jambu, uma erva típica do Norte do Brasil. O jambu também é chamado de agrião-do-pará, sendo muito usado na culinária do estado. Certas iguarias são feitas com essa erva, como o pato no tucupi e o tacacá.

A cachaça de jambu é célebre no Bar Meu Garoto. Ela pode causar certa dormência no céu da boca, na língua e nos lábios, mas não se trata de nada perigoso, apenas um efeito da erva misturada ao álcool. Se você aprecia bebidas fortes, certamente vai gostar dessa aguardente típica de Belém.

6. Conheça o Forte do Presépio

No Terminal Hidroviário de Belém fica o Forte do Presépio, no qual se encontra a expressão “Feliz Luzitânia”. Ela deve ter sido usada pelos portugueses para se referirem ao núcleo inicial de Belém do Pará, uma região que envolve toda a arquitetura em torno da Praça Dom Frei Caetano, como a Casa das Onze Janelas, o Museu de Arte Sacra, a Catedral Metropolitana de Belém e o Forte do Presépio.

O forte também é chamado de Forte do Castelo. Em um pátio interior, existem canhões originais daquela época. No alto da muralha, é possível visualizar o Rio Guamá, a zona onde acontece a já citada Feira do Açaí e o Mercado Ver-o-Peso.

No forte, existe também o Museu do Forte do Castelo de São Jorge, em que há uma exposição permanente cuja temática é a colonização da região Amazônica do Brasil, apresentando objetos confeccionados em cerâmica dos índios Tapajós e da Ilha de Marajó — obra anterior à chegada dos europeus.

7. Almoce no Restaurante Govinda e no Remanso do Bosque

O restaurante Govinda é um estabelecimento que vende comida vegetariana, com muita qualidade e preço acessível. Vale a pena, ainda, dar um pulinho no Remanso do Bosque, um restaurante sofisticado que usa ingredientes da Floresta Amazônica. O lugar é comandado pelos chefes de cozinha Felipe e Thiago Castanho, e é uma referência em toda a cidade.

8. Ore na Basílica de Nossa Senhora de Nazaré

o que fazer em belem
o que fazer em belem
Além de visitar construções históricas, comprar ervas milagrosas e saborear a culinária local, o que fazer em Belém? Que tal entrar em uma igreja e fazer uma prece, agradecendo a Deus pelo sucesso da viagem e pela oportunidade que você está tendo de conhecer uma cidade tão bonita?

Você pode fazer isso na Basílica de Nossa Senhora de Nazaré, que fica não muito distante do Theatro da Paz. Mesmo para os que não são católicos ou não têm religião, é um local que vale a pena conhecer por sua arquitetura e historicidade.

É um dos templos católicos mais bonitos e importantes da capital paraense. É nele que termina a procissão do Círio de Nazaré, que reúne cerca de dois milhões de pessoas no município todos os anos.

Neste post, demos 8 dicas sobre o que fazer em Belém, além de algumas sugestões, como a Ilha de Marajó, a Casa das Onze Janelas, o Museu de Arte Sacra, a Catedral Metropolitana de Belém e a Praça Dom Frei Caetano. Temos certeza de que você gostará da visita!

Agora, compartilhe este post nas redes sociais e deixe que outros leitores tenham a oportunidade de conferir belos pontos que merecem ser conhecidos em Belém do Pará, criando o seu próprio roteiro de visitas!

Você também pode se interessar por