Blog

Como Escolher um Destino de Viagem Com os Amigos Para as Férias?

As férias são um período bastante esperado, e todos querem aproveitar ao máximo os dias livres para conhecer novos lugares. Uma das principais dúvidas na hora do planejamento é saber como escolher um destino de viagem incrível para explorar com os amigos.

Se você também está buscando essa resposta, este post é para você! Nele, daremos diversas dicas que podem auxiliar a tomada da melhor decisão, para, assim, você poder desfrutar de tudo o que o destino escolhido tem a oferecer.

Ficou curioso para conferir as nossas recomendações? Então, continue a leitura!

Defina o período de férias

O primeiro aspecto que precisa ser considerado na escolha de um destino de viagem perfeito é o período de férias com os seus amigos. Sem essa informação, é muito difícil começar a pesquisar e formar conclusões assertivas. Por isso, se você está perdido, comece por aí! Pegue um calendário, reúna-se com os seus companheiros e cheguem a um consenso de datas que se encaixem com a rotina de todos.

Se vocês tiverem poucos dias disponíveis, por exemplo, prefira um intervalo menor e um local mais próximo à cidade que moram parece ser uma possibilidade interessante. Caso contem com mais tempo livre, podem optar por um destino mais distante e acrescentar alguns dias à viagem.

como-escolher-um-destino-de-viagem-com-os-amigos-para-as-ferias

Saiba o quanto cada um pode investir

Depois de definir o número de dias e a época em que o passeio será realizado, você deve pensar na questão financeira. A quantidade de dinheiro que cada um está disposto a gastar durante as férias é essencial na escolha do destino.

Se vocês não têm muita verba, o lugar ideal, provavelmente, será mais perto e dentro do Brasil. Isso não quer dizer que a viagem não possa ser incrível de qualquer modo. Para tanto, é necessário planejar um orçamento bem econômico, garantindo que essa decisão realmente caiba no bolso.

Faça um orçamento realista

O segundo passo envolvendo as finanças que pode auxiliar na hora de eleger um destino é ter um bom orçamento. A essa altura, você já saberá quantos dias estarão disponíveis e quanto dinheiro vocês podem investir.

A partir disso, a dica é criar uma planilha simples, anotando a média de gastos de cada um dos principais lugares cogitados previamente por você e seus amigos. Lembre-se de que é preciso contemplar questões como: transporte, acomodação, alimentação e passeios. Ao final da lista, vocês terão uma ideia do que cabe ou não no orçamento.

Pense no motivo da viagem

como-escolher-um-destino-de-viagem-com-os-amigos-para-as-ferias

Se vocês ainda têm muitos locais em mente e estão com dificuldade de eliminar alguns, uma boa maneira é determinar qual a principal motivação da viagem. Quando vamos passear, há sempre um objetivo maior.

Converse com os seus amigos e reflita se a maioria deseja sair para fazer compras, se conectar com a natureza ou com o seu eu interior, aventurar-se, visitar museus, conhecer uma cidade… Existem diversas opções, e a seleção do destino está diretamente relacionada com elas.

Escolha um local adequado para a estação do ano

Neste ponto, você já sabe quanto tempo terá de férias, quanto dinheiro pode gastar e tem ideia de qual o seu objetivo com os seus dias livres. Agora, chegou a hora de procurar uma localização propriamente dita.

No entanto, é importante levar em conta que existem destinos que são adequados apenas em certas épocas do ano. Os Lençóis Maranhenses, por exemplo, são mais interessantes durante os meses de cheia. Enquanto na seca, as piscinas não se formam e só há grandes dunas na região.

Por esse motivo, existem duas alternativas: privilegiar a estação do ano e optar por lugares que se encaixem neles ou escolher a localidade e adaptar a data para conhecê-la no momento ideal. Essa preferência depende, especialmente, da facilidade do grupo em definir um período para as férias.

como-escolher-um-destino-de-viagem-com-os-amigos-para-as-ferias

Analise a estrutura de hospedagem e alimentação dos locais

Outra atitude fundamental que ajuda na seleção do destino de viagem é observar o quanto ele está preparado para receber visitantes. Para obter essas informações, é necessário verificar a estrutura de hospedagem disponível. Analise se a cidade dispõe de bons hotéis, hostels ou campings. Confira os valores, leia os comentários de viajantes, etc.

Preste atenção também na culinária, principalmente se sua preferência for para fora do país ou em estados em que os costumes são muito diferentes dos seus. Talvez vocês escolham a Argentina por quererem provar o famoso churrasco portenho. Ou, quem sabe, prefiram a Bahia porque têm vontade de experimentar as delícias baianas, e assim por diante.

Liste quais passeios gostaria de fazer

Quando você for colocar a última dica em prática, provavelmente vocês estarão envolvidos nos lugares e prestes a selecionar a opção ideal para curtirem muito as férias. Em razão disso, neste momento, para determinar de vez o destino de viagem, vocês podem pensar nos passeios que cada possibilidade oferece.

Essa é uma ótima forma de eleger para onde ir! Se o grupo quer muito aproveitar um parque aquático e vocês estão em dúvida entre Salvador e Fortaleza, já sabem que em Fortaleza há uma das maiores instalações com piscinas do Brasil. Então, talvez esse seja o melhor caminho para vocês.

Buscar entender como definir o local perfeito para desfrutar das férias com os amigos faz parte do planejamento e, de certo modo, é o pontapé inicial dessa aventura. Por isso, curta cada momento e comece a passear antes mesmo de entrar no ônibus!

E então, gostou de aprender como optar pelo destino de viagem? Se você quer saber quais as regiões têm sido mais escolhidas pelos turistas, confira aqui no site da Rodoviariaonline essa informação!

Você também pode se interessar por