Blog

4 dicas para planejar uma viagem pós-pandemia

Você também não vê a hora de essa “guerra” contra o coronavírus acabar para fazer a sua próxima viagem? Depois de um isolamento social necessário e com vários meses de duração, a melhor forma de viver no mundo pós-pandemia é viajar para encontrar alguém, se desconectar do passado e/ou conhecer novas culturas.

dicas-para-planejar-uma-viagem-pos-pandemia

Além do mais, estabelecer planos e metas ajuda a cuidar da saúde mental. Quando temos um objetivo futuro, como uma sonhada viagem, é mais fácil manter a concentração, o foco e a produtividade para alcançá-lo. Isso requer que a gente fique por dentro de boas práticas para planejar viagem pós-pandemia.

E aí, quer saber o que você precisa fazer para conseguir uma viagem segura quando este momento delicado passar? Continue a leitura e tire suas dúvidas sobre o assunto!

O que levar em conta ao planejar viagem pós-pandemia?

O interesse por viagem depois da pandemia é algo comum a muitas pessoas. Um levantamento feito pela Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa) mostrou que 70% dos brasileiros pretendem viajar ainda em 2020 e que, para 2021, esse é o desejo de 82% da nossa população.

No entanto, como sabemos que os estudos sobre o coronavírus ainda estão em andamento, torna-se fundamental absorver o máximo possível de informações para minimizar qualquer tipo de problema. Confira abaixo algumas dicas importantes.

1. Priorize reservas e tickets que tenham cancelamento grátis

Mais do que nunca, os turistas precisam ter atenção a respeito das condições oferecidas nas viagens, especialmente no que se refere à possibilidade de cancelamentos. É indicado dar preferência a bilhetes reembolsáveis e/ou que possibilitam o cancelamento gratuito. Assim, você pode alterar a data sem custos adicionais.

Algumas companhias de viagem ainda oferecem um crédito que pode ser usado em outra viagem ou data. Dessa maneira, você continua com o passeio garantido pós-pandemia, caso as coisas não evoluam bem para a data escolhida atualmente e surjam novas restrições de isolamento.

É importante também ficar ciente da Medida Provisórias nº 948, publicada em abril de 2020. De acordo com a MP, as empresas organizadoras de eventos relacionados aos setores de turismo e cultura têm até 365 dias para devolverem os valores pagos pelos clientes, mesmo que isso cause penalidades estabelecidas no contrato da prestação de serviços.

Por essa razão, a maior recomendação é que você tenha cautela ao tomar sua decisão e, se possível, prefira remarcar as viagens.

dicas-para-planejar-uma-viagem-pos-pandemia

2. Opte por destinos nacionais em primeiro momento

O coronavírus trouxe consequências para praticamente todos os setores do nosso país, como turismo, gastronomia e comércio. Nesse contexto, a recomendação é priorizar destinos nacionais ao planejar sua viagem. Dessa maneira, você contribui para que o dinheiro circule por aqui, o que acaba retornando a longo prazo para os próprios turistas.

Também não podemos nos esquecer de que o Brasil oferece atrações de ponta a ponta do seu território e que merecem ser valorizadas. As praias do Nordeste, o turismo ecológico na região Norte, os grandes centros urbanos de São Paulo e do Rio de Janeiro, enfim, isso é só um resumo das belezas que encontramos em nosso país.

Outro ponto que vale a pena frisar é que nós contamos com o Sistema Único de Saúde, popularmente conhecido como SUS, que garante um tratamento médico caso você enfrente algum problema de saúde. Enquanto isso, na maior parte dos países, é necessário contar com um seguro viagem com ótima cobertura, o que exige altos custos.

3. Escolha hospedagens que garantam a segurança dos hóspedes

Se você preferir viajar em pouco tempo, logo após a reabertura do comércio, certifique-se de pesquisar se os principais serviços do seu destino estão funcionando e se seguem todas as medidas de segurança. Aqui, entram espaços de turismo, restaurantes e bares — nem que seja apenas como delivery —, transportes intermunicipais e interestaduais etc.

Hotéis e pousadas em locais mais tranquilos, como em praias ou no campo, costumam ser excelentes opções quando o assunto é destino para relaxamento e podem garantir o distanciamento social necessário. Para isso, também é importante realizar uma ampla pesquisa sobre as medidas sanitárias adotadas para a prevenção contra o coronavírus.

Por exemplo:

  • máquinas de ozônio — alguns hotéis contam com esses equipamentos, que são comprovadamente eficazes no combate de vírus e bactérias, de forma que uma limpeza convencional não consegue;
  • pulverização nos ambientes — essa é uma prática que também ajuda na eliminação e prevenção contra o coronavírus;
  • máquinas industriais para lavagem de toalhas e roupas de cama — essas máquinas são parecidas com aquelas utilizadas em hospitais, muito eficientes também na higienização dos hotéis;
  • testagem periódica em hóspedes e colaboradores — é bom verificar se há algum protocolo nesse sentido para avaliar a incidência de suspeitos de infectados pela doença no estabelecimento.

4. Compre passagem de uma empresa que segue as medidas de limpeza dos veículos

As empresas de transportes reguladas precisam seguir rigorosamente as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde, como higienização interna e externa dos veículos, disponibilização de álcool em gel e equipamentos de proteção para motoristas, cobradores e outros colaboradores em atendimento presencial.

De acordo com a Associação Brasileira das Empresas de Transporte Terrestre de Passageiros (Abrati), também existe uma orientação para que essas empresas fiquem mais atentas com relação ao abastecimento de água e sabão nos banheiros, além de ajudarem nas campanhas junto aos colaboradores e passageiros para prevenção contra o coronavírus, já que essa é uma batalha cujos esforços individuais importam muito.

Diferentemente dessas empresas reguladas e que precisam cumprir uma série de exigências para garantir o adequado funcionamento, os veículos clandestinos não oferecem tal segurança. Sendo assim, tenha muito cuidado com a escolha do meio de transporte para realizar sua viagem.

Lembre-se de que planejar viagem pós-pandemia é, além de tudo, uma prática benéfica para a sua saúde mental. Portanto, siga com os seus planos, mas não esqueça que é necessário adaptá-los à nova realidade e redobrar a sua atenção na hora de fazer escolhas.

Então, que tal providenciar logo a sua passagem de ônibus? Encontre agora a sua viagem no buscador da Rodoviariaonline!

Você também pode se interessar por