Blog

Coronavírus e viagens: entenda como funciona cancelamento e precauções!

Desde que Organização Mundial da Saúde (OMS) decretou pandemia em função do novo Coronavírus, diversas medidas têm sido exigidas da população com o objetivo de frear o contágio em massa. Uma das mudanças mais sentidas foi em relação às recomendações sobre coronavírus e viagens.

Com a redução das atividades que podem causar aglomerações, tornou-se necessário restringir passeios via terrestre e aérea, adotando medidas para viajar com tranquilidade.

Tendo em vista as frequentes dúvidas sobre as medidas de proteção em viagens e a necessidade de cancelar passagens, elencamos alguns esclarecimentos sobre o assunto. Confira!

Coronavírus e viagens de ônibus

Em quais casos é preciso cancelar viagens?

Uma dúvida frequente entre passageiros está relacionada à necessidade de cancelar ou adiar a data da passagem junto à empresa contratante. Para responder à questão, é preciso lembrar da recomendação do Ministério da Saúde e das autoridades do mundo todo de, na medida do possível, permanecer em casa e evitar eventos dispensáveis.

Por essa razão, o ideal é que cada passageiro avalie a necessidade de realizar o trajeto e cancele em hipóteses de passeio turístico, remarcando ou adiando a viagem.

Ainda, é indicado evitar transitar quando há suspeita de contágio, que pode ser verificado a partir de sintomas como febre, falta de ar, tosse seca e outros. Nesse caso, deve ser feito o isolamento domiciliar por 14 dias.

Quais são as recomendações do governo sobre viagens?

Além das recomendações relacionadas ao isolamento social, o governo tem alertado para algumas precauções já direcionadas à população. Em viagem a trabalho ou por motivo indispensável, é preciso tomar as seguintes medidas:

  • lavar as mãos frequentemente com água e sabão;
  • reforçar a limpeza com álcool em gel 70% ao tocar em superfícies;
  • utilizar máscara durante todo o tempo em que estiver fora de casa;
  • manter-se a uma distância de, no mínimo, 1,5 metros de outras pessoas.

Coronavírus e viagens de ônibus

Que precauções tomar durante as viagens?

Além das recomendações gerais, é importante que o passageiro tenha alguns cuidados adicionais para evitar se contaminar ou, ainda, transmitir o vírus aos demais viajantes ao longo do trajeto.

Cobrir o nariz e a boca com lenço descartável ou com o interior do braço ao tossir, por exemplo, é medida indispensável para ter mais segurança no ônibus. Além disso, lembre-se de evitar o compartilhamento de objetos pessoais, tais como copo e talheres. Uma dica é levar consigo utensílios necessários, como garrafas e guardanapos. Ainda. evite levar as mãos ao rosto durante a viagem.

coronavirus-e-viagens-entenda-como-funciona-cancelamento-e-precaucoes

O que fazer em caso de contaminação na viagem?

Se, mesmo mantendo todos os cuidados básicos, você suspeitar que se contaminou ao longo da viagem, o isolamento social é a melhor solução. A partir do desembarque, nesse caso, é importante que você permaneça em casa pelo menos por uma semana.

Em caso de sintomas, o ideal é ficar em quarentena por 14 dias. Se, nesse período, as complicações se agravarem, é importante buscar auxílio médico no posto de saúde mais próximo e seguir as recomendações adicionais dadas por um profissional, sempre mantendo os cuidados básicos.

A pandemia tem despertado nos viajantes diversas dúvidas acerca dos cuidados necessários e da necessidade de cancelar trajetos. Nesse sentido, a recomendação geral em relação a coronavírus e viagens é que se avalie a real necessidade de chegar ao destino antes de comprar passagem de ônibus, tendo em vista as orientações para permanecer em quarentena até que sejam reduzidos os riscos de contaminação.

Gostou de saber mais sobre o assunto? Assine a nossa newsletter para ficar por dentro de mais conteúdos como este!

Você também pode se interessar por