Blog

Como ter mais segurança no ônibus? Te mostramos!

Uma das maiores preocupações quando se viaja de transporte terrestre, seja em veículo próprio, seja coletivo, é com a segurança — principalmente, se a viagem for em família. Esse receio é natural, mas há formas de otimizar a segurança, ainda que sempre devamos entender que imprevistos podem ocorrer.

Quando somos precavidos, porém, as possibilidades de que algo complicado ocorra se reduzem sensivelmente. Há regras muito simples que algumas pessoas ainda teimam em não cumprir. Veja como ter mais segurança em ônibus!

As melhores dicas de segurança em ônibus

O cinto de segurança diminui muito as chances de machucar em acidentes graves em ônibus. Sem ele, quando o ônibus tomba, as janelas da saída de segurança se abrem, e os passageiros são lançados para fora do veículo. Acontece também de o ônibus cair por cima da pessoa.

Além disso, se os passageiros não usarem o cinto de segurança em ônibus, podem colocar a integridade dos outros em perigo. Em alguns acidentes, os usuários sem cinto são jogados para cima e para baixo, ou seja, chocam-se contra outras pessoas que também estão dentro do veículo.

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) descobriu que somente quatro de cada dez passageiros de ônibus em viagens municipais usam cinto de segurança. Esse foi o resultado das pesquisas feitas em algumas cidades do Paraná: Londrina, Cascavel, Maringá, Ponta Grossa e Curitiba.

Outras dicas valiosas para segurança em ônibus são:

  • dentro de um ônibus com poucos passageiros, sente-se próximo do motorista;
  • coloque a carteira, bolsas e pacotes sempre à frente de seu próprio corpo;
  • fique atento aos objetos mais visados pelos punguistas, como relógios, carteiras, correntes, pulseiras;
  • evite sentar-se perto da porta de embarque ou desembarque, pois se tornará um alvo mais fácil para os assaltantes;
  • caso se sente perto da janela, não abra muito o vidro;
  • nunca viaje com muito dinheiro, nem deixe a carteira no bolso traseiro;
  • evite os ônibus muito cheios, mas, se tiver que andar neles, redobre sua atenção com a bagagem e desconfie de pessoas insistam muito em levar seus pacotes;
  • nas viagens, prefira colocar sua bagagem de mão no lado oposto ao assento em que você está e fique atento durante as escalas, pois alguns “espertalhões” poderão tentar pegar sua bagagem.

Ainda, enquanto estiver esperando o ônibus para se deslocar dentro da cidade, não fique sozinho em pontos isolados, principalmente durante a noite. Deixe o dinheiro da passagem separado antes de entrar no veículo, porque, assim, você evita expor demais a quantia que está levando.

A importância da fiscalização

A fiscalização da ANTT ou de outras entidades e pessoas competentes representa uma importante medida de segurança para os que viajam de ônibus. Portanto, não dificulte o trabalho dos profissionais. Eles poderão identificar irregularidades e corrigi-las antes que se tornem um problema mais grave.

Os fiscais podem, por exemplo, analisar os itens de segurança, como as saídas de emergência, o extintor de incêndio, as condições dos pneus e dos faróis do ônibus. Também podem fazer alguma avaliação na bagagem para se certificar de que ninguém está portando algum tipo de arma.

Certamente, se existirem pessoas mal-intencionadas entre os passageiros, a fiscalização vai identificá-las e também inibi-las.

A escolha das poltronas

Segurança no ônibus

Na hora de escolher a poltrona, é importante optar pelas que ficam longe de barulho excessivo. Também é aconselhável evitar as muito próximas do banheiro, pois no decorrer da viagem pode haver um fluxo muito grande, causando desconforto em quem está sentado próximo.

Considerando a segurança em ônibus, o ideal é escolher um assento localizado na extremidade direita, pois fica mais distante do fluxo contrário do trânsito, que sempre ocorre pela esquerda.

As duas primeiras filas, por sua vez, não são muito seguras. Quando ocorrem acidentes, geralmente, os objetos e destroços que penetram pelo para-brisas atingem os passageiros que ocupam esses assentos. Por outro lado, é seguro sentar-se logo atrás do motorista.

O comportamento do motorista

A segurança em ônibus depende também do motorista, já que é ele quem guiará o veículo. Primeiro, esse profissional deve estar preparado emocional e fisicamente para seu trabalho.

Não deve dirigir com sono, sob o efeito de álcool ou de alguma droga (energéticos, por exemplo). Certos medicamentos também podem causar alterações na atenção, na motricidade e no cérebro do motorista (antidepressivos, ansiolíticos).

Ele deve dirigir com tranquilidade e prudência, respeitando as regras do trânsito, bem como os regulamentos da própria empresa em que trabalha. Além disso, não deve ir além de seus próprios limites, nem dos limites do veículo, evitando manobras arriscadas e exigir mais do que o ônibus pode suportar.

Ainda, deve usar o cinto de segurança e certificar-se de que todos os passageiros também o estão utilizando. Isso aumentará a confiança dos usuários tanto no motorista quanto na empresa de transporte.

A segurança oferecida pela companhia de viagem

Na hora de comprar a passagem, você pode adquirir pela internet, aproveitando para analisar alguns pontos que podem otimizar a segurança. Além de comparar valores, consulte os trechos e os horários. É importante conhecer o itinerário seguido pelo ônibus. Na compra virtual, não é preciso passar os dados do cartão para outra pessoa, o que é necessário nas compras presenciais.

Verifique, também, se a companhia de viação tem selo de certificação digital. Assim, poderá analisar a reputação da empresa, conforme passageiros que já fizeram uso dos serviços dela.

Outra dica é observar o cadeado verde que fica ao lado do endereço eletrônico na internet. No site Reclame Aqui, também é possível encontrar comentários sobre diferentes empresas, o que ajuda a “separar o joio do trigo”, ou seja, as empresas mais confiáveis daquelas que recebem muitas reclamações e estão cheias de processos.

Fique a par, também, de toda a política de passagem da empresa — regras em relação a cancelamento de passagem, mudança de datas, transferência dos bilhetes, devolução do dinheiro, perda de bagagens e assim por diante.

Observando essas dicas, você conseguirá usufruir de mais segurança no ônibus. Viajar com uma companhia de viação rodoviária pode ser muito confortável, divertido e seguro. O importante é saber com quem está viajando e não se descuidar nunca de sua segurança pessoal, nem da de seus familiares.

Deseja fazer uma viagem? Costuma comprar sua passagem online? Conheça o site de compra de passagem da Rodoviariaonline.

Você também pode se interessar por