Blog

8 lugares para viajar com a família e ter momentos incríveis

A hora de planejar a próxima viagem de férias é sempre muito empolgante. A gente fica naquela expectativa para chegar logo o recesso da escola das crianças e as folgas no trabalho, pois significam uma oportunidade de aproveitar bons momentos juntos. Mas você sabe quais são os melhores lugares para viajar com a família?

Escolher o destino com antecedência é ideal para não desperdiçar esse momento por causa de hotéis lotados, por exemplo. Assim, você evita estresses desnecessários e garante dias de descanso perfeitos.

Quer colecionar histórias incríveis em companhia da família? Então, continue a leitura e anote as sugestões!

Quais os melhores lugares para viajar com a família?

Para viajar com a família, vale a pena priorizar opções mais tranquilas, principalmente se você vai com crianças. Abaixo, selecionamos alguns atrativos de oito cidades ideais para divertir os pequenos, sem preocupar os adultos. Veja!

1. Caldas Novas (GO)

Caldas Novas é um dos destinos imperdíveis do Centro-Oeste. A pequena cidade é famosa por suas águas quentes que emergem do solo em temperatura média de 32 °C — é a maior estância hidrotermal do mundo.

Além de relaxar nas piscinas naturais, a família pode se divertir no Hot Park, com vários toboáguas, escolinha de surf e corredeiras. Outra boa pedida é o Parque Estadual da Serra de Caldas, com trilhas, observação da flora e fauna do Cerrado e outras atrações.

2. Balneário Camboriú (SC)

lugares para viajar com a família
lugares para viajar com a família
As praias do Sul não podiam ficar de fora desta lista. O complexo de praias de Camboriú é o destino perfeito para descansar em família, curtir o mar e se deliciar com a paisagem a partir do teleférico do Parque Unipraias, que também conta com outras atrações para os pequenos.

Dá para aproveitar a visita pelas terras catarinenses e estender um pouco o roteiro até o Beto Carrero World, que fica a apenas 35 km de Balneário Camboriú. O parque dispensa apresentações e certamente fará a alegria das crianças — e dos adultos também!

3. Vitória (ES)

Uma viagem para o Espírito Santo nem sempre é a primeira opção que vem à nossa cabeça. Os destinos capixabas não estão entre as rotas turísticas mais populares, mas não porque deixam a desejar. Muito pelo contrário: reservam aventuras incríveis para a família!

Em Vitória, por exemplo, existem praias lindíssimas e tranquilas, a fábrica de chocolate da Garoto e pousadas serranas para esquecer todos os problemas. Mas um dos atrativos mais interessantes é a observação de baleias — basta se cadastrar com antecedência no projeto Amigos da Jubarte. As crianças vão amar!

4. Socorro (SP)

Partindo da capital paulista, o trajeto até Socorro dura apenas 2,5 horas indo de ônibus. Além de ser pertinho, o destino é o verdadeiro paraíso de aventuras para as crianças e os adultos que gostam de adrenalina.

A cidade é coberta de verde, repleta de trilhas, tem o ar fresco da Serra da Mantiqueira e inúmeras atrações. Não deixe de visitar o Parque Ecológico Monjolinho, cheio de atividades para curtir a natureza.

5. Ouro Preto (MG)

Quando falamos em lugares para viajar com a família, não dá para deixar os destinos mineiros de lado. Minas Gerais é um estado encantador e que reúne comida boa, muita cultura e histórias para contar — três aspectos perfeitos para aproveitar e aprender muito.

O destaque fica para Ouro Preto, uma aula de história ao vivo. Nesse destino que tem a cultura como protagonista, visite o Centro Cultural e Turístico FIEMG, o Museu da Inconfidência e o Museu Aleijadinho, e percorra as antigas minas de ouro.

6. Curitiba (PR)

lugares para viajar com a família
lugares para viajar com a família
O turismo em Curitiba também é voltado para a família: são atrações culturais, muitos festivais artísticos e parques verdes para o lazer em boa companhia. Para começar, anote no seu roteiro o passeio de trem até Morretes, feito pela Serra Verde Express.

Depois dessa aventura, curta os melhores passeios que a capital paranaense oferece. Olha só algumas sugestões imperdíveis:

7. Macaé (RJ)

A cidade de Macaé fica fora das principais rotas turísticas fluminenses e, por isso, é um destino mais tranquilo para visitar com a família. Além das belas praias do Arquipélago de Sant’Ana, tem muita cultura no Solar dos Mellos.

Mas um dos lugares mais incríveis de lá é o Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba, com passeios de buggy, caiaque pelas lagoas belíssimas e o passeio de barco pelo Canal Campos-Macaé.

8. Buenos Aires (ARG)

Agora, se você e sua família não têm medo de colocar o pé na estrada e encarar uma viagem um pouco mais longa, a dica é visitar a capital argentina, Buenos Aires. As atrações são muitas e agradam a todas as idades, como os passeios pelos bairros coloridos de Recoleta e Palermo.

Reserve um tempo para conhecer o Museu Nacional de Belas Artes (MNBA), o Estádio do Boca Juniors (La Bombonera) e a livraria El Ateneo Grand Splendid — eleita a mais bonita do mundo pela National Geographic.

Qual meio de transporte escolher?

Você sabia que dá para viajar de ônibus para todos esses destinos? É isso mesmo! A alternativa é muito mais segura e proveitosa para a família. Afinal, ninguém precisa dirigir cansado ou com sono, e a paisagem do trajeto já é uma baita atração. Sem contar o alívio no bolso, já que as passagens aéreas são menos acessíveis.

E não se preocupe: viajar de ônibus com crianças é mais tranquilo do que você pode pensar. Aliás, o trajeto é uma grande oportunidade de reforçar laços (muitas vezes, afrouxados com a correria do dia a dia), usar a criatividade com brincadeiras para passar o tempo e desconectar um pouco dos eletrônicos.

Então, que tal começar a planejar as próximas férias? Com esta lista de lugares para viajar com a família, o que não faltam são boas opções para curtir alguns dias ao lado daqueles que você mais ama. Esses destinos são tranquilos, seguros e repletos de atrações que vão divertir a todos!

Aproveite e veja também nosso post com dicas sobre o que fazer no Guarujá — outro destino perfeito para visitar de ônibus!

Você também pode se interessar por