Blog

Como viajar para Minas Gerais e aproveitar o melhor da região?

viajar para minas gerais

Conhecer lugares novos é sempre uma experiência especial, não é? Ainda mais quando o destino tem vários atrativos. Viajar para as cidades turísticas de Minas Gerais, por exemplo, é uma oportunidade de estar em contato com a natureza, conhecer mais sobre o passado de nosso país e ainda comer muito bem.

Afinal, o estado reserva belezas naturais de tirar o fôlego, muita história e uma gastronomia típica que faz sucesso. O local tem tudo para deixar um turista apaixonado e compor um roteiro de viagem incrível. Por isso, acompanhe o texto e veja alguns dos motivos para visitar a região!

Confira os principais atrativos das cidades turísticas de Minas Gerais

Se você gosta de cultura, monumentos históricos e belas paisagens, com certeza o estado de Minas Gerais tem muito a oferecer. Afinal, ele é conhecido pelos monumentos em estilo barroco, ruas com calçamento ainda do século passado e uma culinária de dar água na boca.

Marque na agenda para conhecer Capitólio e o belíssimo Lago de Furnas, visitar a cidade de Congonhas do Campo e ver de perto as esculturas de Aleijadinho. Ou, quem sabe, apreciar as obras de arte do Instituto Inhotim, em Brumadinho. Mas essas não são nem de perto as únicas atrações de Minas Gerais. Veja abaixo alguns locais que não podem ficar de fora do seu roteiro!

Aproveite Poços de Caldas

Poços de Caldas é uma das cidades mais visitadas em Minas Gerais. E não é para menos: com um clima mais frio, típico de regiões montanhosas, a cidade atrai principalmente os casais apaixonados em busca de um fim de semana romântico a dois.

O que mais faz sucesso no local são as águas termais e os banhos relaxantes de imersão. No entanto, a cidade também conta com agito noturno, museus e espaços culturais. Fora que tem um roteiro gastronômico bastante diversificado, com doces e queijos tradicionais.

Conheça os monumentos de Ouro Preto

viajar para minas gerais

Para aproveitar Ouro Preto de verdade, reserve vários dias na agenda. Até porque são inúmeros pontos turísticos e belas cidades nas redondezas que merecem ser visitadas também. Assim que chegar à cidade, dê um passeio pelo centro e volte no tempo ao percorrer as ruas com arquitetura colonial.

O local tem dezenas de igrejas e capelas com riqueza histórica, construídas no período Barroco, como a Igreja Matriz de Nossa Senhora do Pilar e a Igreja de São Francisco de Assis. Muitas delas são revestidas em ouro e não permitem fotos para não danificar as imagens. Além disso, vale a pena visitar o Museu da Inconfidência e conhecer as antigas minas de ouro da época de Vila Rica.

A cidade ainda é um destino muito badalado no carnaval, especialmente para os estudantes. Afinal, as repúblicas ficam cheias e a rua lota o dia inteiro. No entanto, se você quiser aproveitar o carnaval por lá, é bom levar comida e água. Muitas vezes, a cidade não está preparada para o volume de pessoas e você pode acabar passando aperto.

Deslumbre-se com Tiradentes

Outra cidade para passeios banhados em história é Tiradentes, vizinha de Ouro Preto. A grande diferença é que a segunda é bastante turística e tem um fluxo de movimentação mais intenso para visitar as igrejas e capelas, enquanto a primeira é calma e tranquila.

Você pode passear pelas ruas de pedra e aproveitar sem pressa a vista das casinhas com janelas e portas coloridas. Aproveite para passar uma tarde gostosa na praça principal, o Largo das Forras, rodeada de restaurantes com comidas típicas e lojas de artesanato local.

Tiradentes também é uma cidade muito bem preservada e bem mais aconchegante. Assim, é uma ótima opção para um passeio romântico. Lá, você ainda consegue comer em restaurantes deliciosos e aproveitar as feirinhas de artesanato e chocolates caseiros. O passeio de trem até São João Del Rei é como voltar ao passado: imperdível.

Aventure-se no Circuito das Grutas

Não dá para viajar pelas cidades turísticas de Minas Gerais e deixar de conhecer as belíssimas cavernas com piscinas naturais. O Roteiro ou Circuito das Grutas é praticamente obrigatório para um turista em território mineiro. Ele inclui sete municípios, e o trajeto passa por diversos outros pontos turísticos e feiras locais.

As grutas mais famosas são: a do Maquiné, em Cordisburgo; a da Lapinha, em Lagoa Santa; e a do Rei do Mato, em Sete Lagoas. Essa última tem 998 metros de extensão, e a parte aberta para visitação compõe uma trilha que agrada aos mais aventureiros.

Visite o município de Araxá

Araxá é um dos municípios do Circuito das Águas de Minas Gerais. Suas termas são muito procuradas devido às propriedades medicinais. Além disso, há o Grande Hotel, principal ponto turístico da cidade, famoso pelos grandes salões luxuosos e decorados com riquezas da década de 1940.

Em Araxá, você também pode visitar casarões históricos no centro e conhecer o Museu Dona Beja, com centenas de peças e mobília do século 19. Aproveitando a visita, vale a pena partir dali direto para a Serra da Canastra, uma grande região turística para a qual a cidadezinha dá acesso.

Passeie pela Serra da Canastra

viajar para minas gerais

A Serra da Canastra está cheia de cartões-postais do Brasil. É uma região que abrange seis municípios em seus mais de 200 mil hectares de extensão. Dentro do Parque Nacional, o turista pode ver de perto lindas cachoeiras, como a Casca d’Anta, com aproximadamente 200 metros de altura.

Também é dentro do Parque que o Rio São Francisco tem a sua nascente e a primeira grande queda d’água. Para uma verdadeira imersão, é interessante visitar os campos rupestres e os muros de pedra construídos no século 19. Ah, é claro: não saia de lá sem experimentar o queijo canastra com um bom cafezinho mineiro!

Pratique esportes de aventura em Ibitipoca

Conceição de Ibitipoca é uma cidadezinha que mostra uma das reservas ecológicas mais bonitas do Brasil: o Parque Nacional de Ibitipoca. O local é muito bem preservado e possui diversas trilhas que dão acesso a cachoeiras como a Janela do Céu, um dos principais cartões postais do local. Além disso, você ainda pode praticar esportes de aventura, como rafting e rapel.

As trilhas costumam ser longas, mas são bem sinalizadas. Se você não quer fazer tanto esforço, os caminhos que levam ao Pico do Peão, ao Lago dos Espelhos e à Gruta dos Viajantes são mais tranquilos do que aquele que leva até a Janela do Céu. Entretanto, vale a pena o ânimo para seguir por muitas dessas propostas de caminhadas.

Uma dica muito importante é chegar bem cedo e evitar feriados. Como o local tem um número máximo de visitantes por dia, pode ser que você não consiga entrar no parque se não planejar bem a visita.

Desfrute da energia de São Tomé das Letras

São Tomé das Letras é uma cidade localizada bem no alto de uma pedreira. É de lá que são extraídas as famosas pedras de São Thomé. No entanto, a cidade também é muito conhecida pelo clima místico proporcionado por suas atrações turísticas.

Lá, você pode ver o pôr do sol de cima da Pirâmide ou da Pedra da Bruxa, dois pontos turísticos muito conhecidos e acessíveis. Além desses, vale contratar pacotes para visitar as dezenas de cachoeiras paradisíacas, como o Vale das Borboletas, Eubiose e o Véu de Noiva, e ainda conhecer as grutas de Sobradinho.

Com certeza, é uma cidade pequena e aconchegante, que guarda muitos mistérios. Você pode se hospedar na parte urbana, na área rural ou nos diversos campings espalhados pela região. É possível, ainda, visitar o instituto criado por Raul Seixas, praticar Yoga e meditar sentindo a energia poderosa do lugar!

Aproveite as belezas de Capitólio

Conhecida como a “Tailândia brasileira”, Capitólio tem uma vista impressionante do alto dos cânions. Além disso, navegar pelo Lago de Furnas se tornou uma atração muito disputada, especialmente no feriado da Semana Santa, em que é possível alugar lanchas para curtir o local e aproveitar as muitas festas que acontecem na cidade. Localizada a aproximadamente 115 km de Araxá, é possível criar um roteiro bastante interessante.

Saiba como viajar para Minas Gerais

Para visitar Minas Gerais, você pode ir de avião até Belo Horizonte, que tem dois grandes aeroportos. No entanto, devido à localização do estado no coração da Região Sudeste, as viagens de ônibus compensam bastante pelo valor e pela facilidade de acessar as principais cidades.

Afinal, o estado contém a maior malha rodoviária do país. Para a capital, por exemplo, há fácil acesso de São Paulo pela BR-381, a Fernão Dias. Indo do Rio de Janeiro, o caminho também é bem fácil, pela BR-040. No trajeto, você ainda aproveita as paisagens de Petrópolis, no Rio, e de Juiz de Fora, em Minas.

Também é possível chegar por via terrestre, partindo do triângulo mineiro ou mesmo de Goiás e do Distrito Federal. Enfim, viajar para Minas Gerais de ônibus é uma opção para diversos estados, desde o Nordeste até a Região Sul do Brasil.

Entenda por que a compra de passagens online é vantajosa

Decidiu ir de ônibus para alguma das cidades turísticas de Minas Gerais? Excelente escolha! Agora, mais uma dica: compre as passagens pela internet. As rodoviárias online têm vantagens como a comodidade, a praticidade e a diversidade de opções. Além disso, a possibilidade de comparar preços é ótima para quem busca economia!

Para completar, você otimiza seu tempo e tem muito mais flexibilidade caso precise trocar ou cancelar as passagens. No entanto, lembre-se de sempre conferir a seriedade do site para ter mais segurança.

E aí, já está com vontade de viajar para as cidades turísticas de Minas Gerais? Então, anote as nossas sugestões de destinos e aproveite para comparar as melhores opções de viações de ônibus, os valores e os horários de trajetos para começar a se programar.

Já escolheu a sua cidade preferida? Compartilhe este post nas suas redes sociais e convide os seus amigos para viajarem com você!

Você também pode se interessar por