Blog

Passo a passo de como fazer um roteiro de viagem incrível

Passo a passo de como fazer um roteiro de viagem incrível

Viajar é muito bom, né? Mas, para os seus dias de descanso e lazer serem realmente perfeitos, é preciso planejar um roteiro de viagem! Com ele, você poderá se organizar melhor e não se esquecer de nada importante para que tudo dê certo. Sabe qual é a outra vantagem? Você conseguirá economizar tempo e dinheiro.

O ideal é começar a se programar com, pelo menos, um mês de antecedência. Assim, você pode planejar tudo com calma e dar a atenção necessária para a sua viagem. Conte também com alguém da família ou com um amigo que já conheça o destino. Essas pessoas podem ser fundamentais para lhe passar vários toques bacanas.

Saiba que essa tarefa não é complicada. E para facilitar ainda mais a sua vida, separamos algumas dicas para você fazer um roteiro de viagem incrível. Confira abaixo!

Selecione o destino

Muitas vezes, o que pode ser considerado mais demorado ou difícil na organização de um roteiro é, na verdade, escolher para onde você quer ir, não é mesmo? Com tantas opções pelo Brasil, as férias são curtas demais para todos os lugares que você tanto quer conhecer. Por isso, é essencial filtrar as cidades que mais atraem a sua atenção.

Uma boa dica é ir para aquele destino com o qual você realmente sonha faz tempo. Vale lembrar que nem sempre você terá tempo disponível para fazer uma viagem. Portanto, tente ao máximo negociar com quem você pretende viajar. Afinal, a menos que a pessoa tenha o mesmo desejo que você, ela também quer conhecer outro lugar.

Preste atenção na época do ano

Sim! Já pensou se você pretende conhecer a região Norte do Brasil em dezembro, achando que por lá é verão como no Sul e Sudeste? Muita gente não sabe, mas o final do ano é o começo do período das chuvas e do chamado inverno amazônico.

Outra bola fora é você querer conhecer o Rio de Janeiro nos seus dias mais ensolarados e marcar a viagem para abril — quando mais chove.

E como descobrir qual é a melhor época do ano para conhecer o seu destino? Nada como uma boa pesquisa, que ajudará você a saber exatamente o que fazer e o que esperar na região durante os dias que terá livre para a sua aventura.

Defina seu orçamento

Portrait of two active stylish traveler with bags photo camera in straw hats casual outfits holding map in hands, handsome man gesturing right route with index finger. Destination concept
Esse ponto deve andar lado a lado com seu roteiro de viagem, ok? Nada de sonhar muito alto e não ter o dinheiro suficiente para realizar o que você deseja. Ignorar esse detalhe importante pode lhe trazer uma baita frustração e até mesmo comprometer a sua viagem.

Na hora de pensar no orçamento, é essencial que você coloque na ponta do lápis gastos com hospedagem, alimentação e, se der, para comprar lembrancinhas do destino.

Confira as documentações necessárias

Dentro do Brasil, o passaporte não é necessário, mas seu RG precisa estar novo. Isso significa que ele deve ser de, ao menos, cinco anos para cá. Muitas companhias de ônibus, por exemplo, não aceitam documentos antigos ou com fotografias que mostram alguém bem diferente de como você está hoje — o que faz sentido, certo?

Mas o cuidado não se restringe a esse documento. É importantíssimo que você verifique o que precisa ter em mãos ao viajar e, assim, curtir o passeio sem problemas.

Viu como montar um roteiro de viagem é mais fácil do que você imagina? O segredo está na organização. Ao seguir os passos que nós apresentamos, as chances de as coisas darem certo aumentam bastante. Feito isso, é só aproveitar a sua merecida folga!

E então, se empolgou para cair na estrada? Você pode contar com a Rodoviariaonline para garantir a sua passagem de ônibus de forma rápida e segura, sem precisar sair de casa. Encontre sua viagem em nosso buscador!

Você também pode se interessar por