Blog

5 passos para organizar a viagem perfeita

Pode haver algumas exceções, mas a maioria absoluta das pessoas adora viajar! Fazer uma viagem é objetivo de férias, lazer e até mesmo um estilo de vida. Pois há quem economize moedinhas no dia a dia pensando em visitar aquele destino dos sonhos. Afinal, conhecer outros lugares, aprender sobre eles e sua cultura, costumes e gastronomia, visitando pontos turísticos famosos é algo que se carrega para sempre na bagagem da vida.

Mas organizar e planejar uma viagem dá trabalho. Não é simplesmente comprar as passagens de ida e volta e pronto. Pois para aproveitar o melhor do destino é preciso se preparar, pensar no que se pretende fazer na cidade, os locais a visitar, onde se hospedar, qual o tipo de transporte usar, etc. Por isso, preparamos essas dicas para lhe ajudar a fazer das próximas férias a viagem perfeita.

viagem
Planejar a viagem é a chave para curti-la ao máximo.

1 – Comece planejando e pesquisando

Antes de começar a reservar hospedagem e comprar passagens, é preciso pensar no contexto da viagem. Qual o objetivo da viagem? Para descansar o corpo e a mente, ou cansar o corpo e descansar a mente? Vai apenas para um único destino ou para outros também? Vai sozinho, como amigos, com o parceiro ou com a família? Quantos dias pretende passar viajando?

Respondendo a essas questões iniciais, comece a pesquisar sobre o destino almejado. Sobretudo, busque informações sobre os custos de hospedagem, transporte e alimentação no local. Pois tão importante quanto saber para onde se quer ir, é saber o custo da viagem. Assim, você pode se organizar financeiramente também.

Por isso, é necessário começar a pensar na viagem com certeza antecedência. Seis meses antes é um bom período para isso, assim você pode até conseguir melhores preços de hospedagem, pois pode negociar e pesquisar com mais tempo. Se for uma viagem internacional, que envolverá trajetos aéreos, esse prazo pode ser ainda maior.

2 – Orçamento e cálculo de custos da viagem

Fazer a previsão financeira da viagem é um ponto muito relevante do seu planejamento. Além dos custos de deslocamento de ida e volta, é preciso prever deslocamentos intermediários, caso vá para outros destinos. Se for essa a ideia, pesquisa os tipos de transporte disponíveis, tempo de viagem e preços.

O custo de hospedagem também pode variar bastante, de acordo com o seu perfil de turista. Ficar num hotel cinco estrelas pode ser uma boa escolha, caso utilize toda a estrutura envolvida. Mas se o objetivo é passar mais tempo na rua do que no quarto, há outras opções bem mais baratas. Os hostels são boas opções para quem viaja sozinho e gosta de interagir com outros turistas. O Airbnb oferece opções de quartos em casas de família ou de casas/apartamentos inteiros, além de dar alternativas quanto a localização na cidade. Mas esse é assunto para o próximo tópico.

viagem
Fazer a previsão financeira da viagem vai lhe ajudar a organizar melhor o orçamento.
Calcule também o custo de transporte urbano, alimentação, passeios pagos e dinheiro para souvenirs. Fazendo uma média, você pode calcular um valor para gastar por dia. Por exemplo: 100 “dinheiros” por dia, para dez dias de viagem, você sabe que precisará de uma soma de 1.000 dinheiros (dependendo da moeda) no total, além dos custos de deslocamento e hospedagem.

Se for uma viagem internacional, talvez seja necessário guardar um dinheiro para o câmbio. É importante, também, acompanhar a cotação da moeda, para comprar quantias maiores nas quedas de cotações.

Inclua, também, um valor para contratar um seguro viagem que cubra gastos com saúde. Ninguém quer viajar pra ficar doente, mas é importante ter essa segurança de cobertura, pois não é todo país que conta com o SUS, como o Brasil.

3 – Localização na cidade e formas de se locomover

Por mais que economizar na hospedagem seja importante, não reserve um local só porque é o mais barato, pois isso pode impactar diretamente nos custos de transporte. Primeiro, defina uma região que pareça estratégica, próxima de pontos turísticos que deseja visitar. Quando encontrar uma boa opção de hospedagem, pesquise sobre o entorno. Tem boas opções de transporte público, como estações de metrô, ônibus, trem? Dá para fazer trajetos a pé ou de bicicleta a partir dali? Há restaurantes e lanchonetes na região? O local é seguro?

Tudo isso vai impactar, inclusive, na forma como você vai se locomover. Em alguns casos, alugar um carro pode ser interessante caso pretenda visitar lugares afastados ou em cidades diferentes. Fora isso, o uso do transporte público pode baratear muito o custo da viagem. Por exemplo, se decidir passar alguns dias em São Paulo, o melhor a fazer para ganhar tempo é usar as linhas do metrô. Evitando os horários de maior movimento, essa é a melhor escolha para fugir dos famosos engarrafamentos da cidade.

Ainda com relação a esse assunto, use e abuse dos apps de gps, como o Google Maps. Nele, você pesquisa a rota, os meios de transporte e o tempo gasto em cada trajeto. Além disso, o aplicativo te dá mais autonomia e segurança, principalmente em cidades estrangeiras, onde não se domina totalmente o idioma local.

4 – Roteiro de viagem

Esse é uma das tarefas mais difíceis e, ao mesmo tempo, mais prazerosas da pré-viagem: definir o roteiro a ser seguido. E, acredite, dedicar-se a essa etapa antecipadamente valerá muito a pena quando estiver viajando. Primeiro, busque os pontos turísticos que não podem ficar de fora da agenda. Divida-os entre os dias de permanência no destino e não coloque no mesmo dia locais que demandarão mais tempo de visita. Falando em tempo: quando estiver montando o roteiro, não esqueça de incluir na previsão o tempo de deslocamento entre uma visita e outra, tempo para almoçar, lanchar e também para comprar souvenirs.

Faça a triagem das visitas no dia dando preferência pela região. Exemplo: vai passear pelo centro histórico de determinada cidade? Aproveite para já conhecer e explorar o entorno todo, otimizando o tempo de deslocamento entre cada atração e, também, economizando no transporte.

Verifique, também, os pontos turísticos mais procurados. Se forem pagos, é provável que tenha que reservar o dia da visita com antecedência. Normalmente, não dá para comprar na hora e aí você corre o risco de perder o passeio, caso não tenha comprado pela internet antes. Por exemplo, se for a Paris, certamente vai querer subir a Torre Eiffel e visitar o Museu do Louvre, certo? Então, trate de sair do Brasil com os ingressos já comprados, pois são atrações muito procuradas e impossíveis de se visitar, caso não tenha hora marcada e ticket na mão.

No roteiro, inclua o site dos locais e faça uma previsão do tempo que permanecerá em cada visita. Por mais que não siga à risca, vai ajudar muito ter um norte a seguir. Leve uma versão impressa do roteiro e leve cópias digitais, para não ficar na mão.

5 – Arrumar a mala com eficiência

Arrumar a mala para uma viagem mais longa é um pesadelo para muitas pessoas, mesmo para os viajantes profissionais.  Afinal, ninguém merece carregar peso extra sem necessidade ou errar completamente a seleção de roupas, passando frio ou calor. Ou os dois.

Viagem
Praticidade: a palavrinha mágica na hora de organizar a mala de viagem.
Algumas dicas são essenciais antes de começar a encher a mala de coisas, sem pensar. Aliás, a escolha da própria mala também é muito relevante. Tenha em mente, também, qual é o objetivo da sua viagem, pois isso vai lhe ajudar a pensar no estilo de roupa e calçado que vai precisar.

Separe tudo antes de colocar na mala e faça uma triagem final. Opte por roupas de cores mais neutras, que podem ser combinadas mais facilmente e de tecidos que não amassem muito. Verifique a estação do ano e a previsão do tempo para avaliar o tipo de roupa que mais vai precisar. Lembre-se de ser prático, fazendo escolhas inteligentes e confortáveis.

Leve apenas os itens de higiene e beleza de uso diário. Utilize embalagens próprias para viagem, que são mais compactas e ocupam menos espaço na mala. Se pretende fazer algumas compras durante a viagem, vá com a mala mais vazia para ter espaço para os itens novos.

Há muitos checklists prontos na internet para lhe ajudar na tarefa de organizar a mala. Encontramos esse aqui, da Alyssa Prado, junto com um artigo super completo sobre o assunto. É muito bom poder contar com a experiência de quem entendo do contexto, não é mesmo?

Não se esqueça de relaxar

Por mais que agora os órgãos de saúde não recomendem as viagens – aliás, muitos países estão com as fronteiras restritas e muitos pontos turísticos fechados – por conta da pandemia da covid-19, uma viagem pode entrar na sua pauta de 2021. E se você é um viajante inveterado, pode começar a pensar na sua próxima viagem com calma e, sim, muita antecedência.

A única certeza é que, daqui um tempo, a vida será retomada e estar preparado para aquela viagem perfeita é um nobre objetivo.

E no portal Rodoviariaonline você já pode pesquisar as passagens de ônibus para o seu destino dos sonhos.  São milhares de trechos disponíveis. Aproveite!

Você também pode se interessar por