Blog

Passo a passo de como fazer um roteiro de viagem incrível

Duvidas para montar um roteiro? Confira algumas dicas.
Duvidas para montar um roteiro? Confira algumas dicas.
Viajar é muito bom, né? Porém, para os seus dias de descanso e lazer serem realmente perfeitos, é preciso planejar um roteiro! Com ele, você poderá se organizar melhor e não esquecer de nada importante para que tudo dê certo. Sabe qual é outra vantagem? Você conseguirá, ao final, economizar tempo e dinheiro.

O ideal é começar a se programar com, pelo menos, uma antecedência de um mês. Assim, você pode planejar tudo com calma e dar a atenção necessária para a sua viagem.

Conte também com a ajuda de alguém da família ou com um amigo que já conheça o destino. Essas pessoas podem ser fundamentais para lhe passar vários toques bacanas.

Saiba que essa tarefa não é complicada. E para facilitar ainda mais a sua vida, separamos algumas dicas para você montar um roteiro de viagem incrível. Confira abaixo!

Selecione o destino

Escolha os locais da viagem que mais deseja visitar.
Escolha os locais da viagem que mais deseja visitar.
Muitas vezes, o que pode ser considerado mais demorado ou difícil na organização de um roteiro é, na verdade, escolher para onde ir, não é mesmo?

Com tantas opções pelo Brasil, as férias são curtas demais para todos os lugares que você tanto quer conhecer. Por isso, é essencial filtrar as cidades que mais atraem a sua atenção. Uma boa dica é ir para aquele destino com o qual você realmente sonha faz tempo.

Vale lembrar que nem sempre você terá tempo disponível para fazer uma viagem. Portanto, tente ao máximo negociar com quem você pretende passear. Afinal, a menos que a pessoa tenha o mesmo desejo que você, ela pode preferir outro local.

Preste atenção na época do ano

Já pensou se você pretende conhecer a Região Norte do Brasil em dezembro, achando que por lá é verão como no Sul e Sudeste? Muita gente não sabe, mas o final do ano é o começo do período das chuvas e do chamado inverno amazônico.

Outra bola fora é você querer visitar o Rio de Janeiro nos seus dias mais ensolarados e marcar a viagem para abril — quando mais chove.

E como descobrir qual é a melhor época do ano para viajar? Nada como uma boa pesquisa, que ajudará você a saber exatamente o que fazer e o que esperar da região durante os dias que terá livre para a sua aventura.

Defina seu orçamento

Fique sempre atento no quanto pode gastar.
Fique sempre atento no quanto pode gastar.
Esse ponto deve andar lado a lado com o seu roteiro de viagem. Nada de sonhar muito alto e não ter o dinheiro suficiente para realizar o que deseja. Ignorar esse detalhe importante pode lhe trazer uma baita frustração e até mesmo comprometer a sua viagem.

Na hora de pensar no orçamento, é essencial que você coloque na ponta do lápis gastos com hospedagem, alimentação, passeios, aquela “gordura” extra para imprevistos e, claro, uma parte para comprar lembrancinhas.

Confira a documentação necessária

Dentro do Brasil, o passaporte não é necessário, mas seu RG precisa ser recente. Isso significa que ele deve ter sido emitido em até cinco anos.

Muitas companhias de ônibus, por exemplo, não aceitam documentos antigos ou com fotografias que mostram alguém bem diferente das feições atuais — o que faz sentido, certo?

Entretanto, o cuidado não se restringe a tal documento. Dependendo do seu destino, é preciso ter algumas vacinas específicas, como é o caso da febre amarela.

Portanto, é importantíssimo que você verifique o que precisa ter em mãos ao viajar e, assim, curtir o passeio sem problemas.

Conheça os aplicativos para montar o seu roteiro de viagem

Nos tempos atuais, usamos aplicativos para praticamente tudo, e isso não seria diferente na hora de montar o seu roteiro.

O que não faltam são opções que vão ajudar no planejamento de cada etapa, seja das suas férias ou daquela escapada em um final de semana prolongado. Falamos melhor de alguns deles nos tópicos abaixo.

AirBnb

O AirBnb é uma plataforma de hospedagem presente no mundo inteiro, no qual as pessoas alugam a sua própria casa. De acordo com a sua necessidade, você pode escolher entre pagar pelo imóvel todo ou apenas por um quarto.

Os pontos positivos da empresa é que você tem a chance de conhecer nativos e receber aquelas dicas que não se encontram na internet, além da possibilidade de fazer novos amigos. É também bastante segura, uma vez que tanto os anfitriões quanto os hóspedes se avaliam, o que acaba evitando que os próximos turistas caiam em ciladas.

Agora, se você gosta de uma boa mordomia, aquele café da manhã farto e serviço de quarto, talvez essa não seja a melhor escolha para o seu perfil. Mas, de qualquer maneira, vale a pena fazer uma busca. A plataforma tem crescido tanto que já é possível encontrar serviços de hospedagem profissional por ali.

Passo a passo de como fazer um roteiro de viagem incrível

Couchsurfing

O Couchsurfing é outro aplicativo de hospedagem. Ele funciona parecido com o AirBnb, só que a grande diferença é que a estadia é grátis. Sim, de graça.

No Couchsurfing, é proibido cobrar pela hospedagem e as pessoas recebem umas as outras pelo simples fato de se conhecerem e proporcionar um intercâmbio de experiências.

Por lá, também existe o sistema de avaliação. Logo, tanto quem vai se hospedar quanto quem hospeda devem ser avaliados e qualquer experiência ruim é relatada, evitando que novos usuários tenham problemas.

Sendo assim, se o seu orçamento estiver apertado ou se você gosta da ideia de ficar na casa de locais, cadastre-se, monte o seu perfil e conheça um pouco mais sobre a plataforma.

My Maps

O My Maps é um app do Google que vai lhe ajudar a organizar todo o seu roteiro. Lá, você poderá customizar o mapa de acordo com as suas necessidades, informando os seus destinos, traçando as rotas e separando por tipo de atração.

Além de tudo isso, você pode compartilhar o roteiro com as outras pessoas que estarão com você na viagem.

Rodoviariaonline

Rodoviariaonline é um portal criado em 2006 com a intenção de facilitar a vida do turista que viaja de ônibus pelo Brasil.

Ele diminui a distância entre mais de 5 mil destinos, e ainda permite uma comparação entre todas as companhias que realizam o trajeto que você está procurando, e as passagens não apenas podem ser adquiridas facilmente pela internet, como podem ser parceladas em até 12 vezes.

Ou seja, se a sua intenção é pegar a estrada, não deixe de conferir a plataforma antes. Desse modo, você conseguirá organizar pontos importantes do seu roteiro, como orçamento e tempo de deslocamento entre um lugar e outro.

Viu como montar um roteiro de viagem é mais fácil do que você imaginava? O segredo está na organização. Ao seguir os passos que nós apresentamos, as chances de as coisas darem certo aumentam bastante. Feito isso, é só aproveitar a sua merecida folga!

E então, se empolgou para cair na estrada? Você pode contar com a Rodoviariaonline para garantir a sua passagem de ônibus de forma rápida e segura, sem precisar sair de casa. Encontre sua viagem em nosso buscador!

Você também pode se interessar por