Blog

Carioca da gema: conheça 5 comidas típicas do Rio de Janeiro

Que o Rio é um dos destinos mais encantadores do Brasil, disso ninguém duvida. Mas se engana quem acha que ele se resume apenas a cenários naturais, monumentos internacionalmente conhecidos e, é claro, muita musicalidade (funk, pagode e, em especial, o samba). Isso porque a culinária local dá um show à parte e é um dos motivos que atraem tantos turistas.

Comidas típicas do Rio de janeiro

Pensando nisso, listamos 5 das principais comidas típicas do Rio de Janeiro que você não pode deixar de experimentar ao visitar a região. Confira!

1. Sardinha frita

A sardinha frita é um prato típico em bares e botecos, especialmente no bom e velho happy hour do final de semana — já que a gordura diminui o efeito do álcool no organismo.

De fácil preparo, ela só requer ser descamada, levar uma pincelada de gema e, por fim, ser empanada com farinha de milho. Depois de frita, é servida em porções de seis unidades com o tradicional acompanhamento de arroz e limão. Uma delícia!

2. Filé a Oswaldo Aranha

O filé a Oswaldo Aranha, que é acompanhado de arroz e farofa, foi nomeado assim como uma homenagem a Oswaldo Euclides de Sousa Aranha, uma grande figura política da época de Getúlio Vargas e adorador confesso dessa iguaria.

Prova disso é que não só o Cosmopolita, como todos os demais restaurantes que ele frequentava passaram a servir a mesma receita do prato. É justamente por isso que hoje ele é tão comum nos menus dos estabelecimentos do Rio de Janeiro.

3. Feijoada

A feijoada carioca também não poderia faltar aqui. Até porque ela se faz presente em todos os cantos da cidade, em especial nas tão aguardadas rodas de samba que movimentam os morros e a Lapa.

E o motivo disso está na fartura tanto no preparo — que leva várias partes do porco — quanto nos acompanhamentos — que costumam ser os mais diversos. Os preferidos são as batidas cítricas, a couve refogada, a farofa de carne de sol e a batata/macaxeira cozida.

4. Biscoitos Globo

Os biscoitos de polvilho Globo começaram a ser vendidos na região de Botafogo ainda nos anos 1950 e se tornaram um dos aperitivos mais populares das praias da capital fluminense.

Para comprá-los, basta dar uma volta com a família pela orla do Rio e você logo encontrará um vendedor ou um quiosque com um monte deles à venda. Ah, uma dica extra é consumi-los com chá mate — algo que já virou tradição na cidade maravilhosa!

5. Picadinho

O clássico picadinho fecha com chave de ouro a nossa lista de comidas típicas do Rio de Janeiro. É uma das principais pedidas quando o assunto é prato de fácil preparo, com gostinho de comida caseira e sustância garantida para você aguentar o dia inteiro firme e forte.

Afinal, ele é uma mistura de proteína animal picada (geralmente alcatra) com tubérculos, caules e frutos (tomate, batata, cenoura, cebola etc.). De dar água na boca, não é mesmo?

E então, gostou das nossas sugestões? Pois nada de ficar só imaginando como são todas essas iguarias. Na sua próxima viagem, programe-se para saborear cada uma dessas comidas típicas do Rio de Janeiro.

Aproveite e compartilhe este post nas suas redes sociais com os seus amigos. Assim, você também os inspira a provarem todas essas delícias legitimamente cariocas!

Você também pode se interessar por