Blog

O que fazer em Macaé? Descubra aqui!

Praia de Macaé
Praia de Macaé
Talvez você já tenha ouvido falar de Macaé devido à música da cantora Clarice Falcão ou pelas grandes petroleiras, já que é a Capital Nacional do Petróleo. O local nem sempre é lembrado pelo seu potencial turístico, mas se você souber o que fazer em Macaé, verá que a cidade é excelente para um passeio de fim de semana.

A 180km da capital do Rio de Janeiro e fora do circuito de praias mais procuradas, a cidade é tranquila, limpa, bem cuidada e tem uma ótima infraestrutura. Em Macaé, você pode curtir praias pouco movimentadas, praticar ecoturismo, comer bem e conferir atrações históricas.

Continue a leitura deste post e conheça os principais pontos turísticos da cidade!

Praia dos Cavaleiros

Praia dos Cavaleiros
Praia dos Cavaleiros
Se você é daqueles turistas que já chega no destino procurando as melhores praias, pode anotar esse nome. A Praia dos Cavaleiros é uma das mais bonitas de Macaé, com águas límpidas e ideal para a prática de esportes aquáticos.

Também é nela que ficam os principais bares e restaurantes à beira-mar, que fazem muito sucesso pela qualidade gastronômica. Entre os principais pratos estão, é claro, os frutos do mar, como lagostas e mariscos.

Arquipélago de Sant’Ana

O Arquipélago de Sant’Ana parece um cenário caribenho. Por incrível que pareça, o local ainda não é muito explorado turisticamente. O visitante pode se preparar para encontrar praias desertas e impecavelmente limpas.

As ilhotas também recebem anualmente várias espécies de aves que, no período do inverno, migram para a América do Norte. Se der sorte de presenciar o voo dos pássaros, o turista certamente vai se deparar com um verdadeiro espetáculo natural.

Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba

Ao pensar sobre o que fazer em Macaé, é difícil não lembrar do Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba. O local, que também circunda os municípios de Quissamã e Carapebus, abriga 44km de praias e 18 lagoas costeiras.

O objetivo da reserva é preservar o ecossistema da região, e por isso as praias e lagoas são de uma beleza intocada. O turista também pode fazer trilhas, passeios em bugres ou de barco e caiaque pelas lagoas.

Solar dos Mellos

O Solar dos Mellos é o museu de Macaé, considerado um patrimônio histórico da cidade. Com arquitetura colonial e entrada gratuita, o local tem um rico acervo sobre o desenvolvimento social, arquitetônico e urbanístico desde século XIX.

Já no Auditório Presidente Washington, há uma programação muito interessante de palestras, exposições e sessões de cinema gratuitas. O Solar busca preservar a memória da história e da cultura do Rio de Janeiro.

Parque Natural Municipal Atalaia

A 27km do centro está o Parque Atalaia, que abriga a única reserva de Mata Atlântica completamente intacta no Rio de Janeiro. 75% dos mais de 200 hectares do local são de mata fechada, mas os mais aventureiros podem desbravar as trilhas em busca das muitas cachoeiras.

O Parque também é um bom lugar para um passeio de descanso com a família, pois conta com áreas para piquenique, refeitório e centro de convivência. Além disso, o turista pode ter contato com a fauna e flora local.

Viu como há muito o que fazer em Macaé? Além dos atrativos citados, a cidade é dona de grandes belezas naturais. Não é à toa que foi apelidada carinhosamente de “Princesinha do Atlântico”. Vale a visita, não é?

Vista de cima da cidade
Vista de cima da cidade
Agora que você já tem o destino, veja como fazer um roteiro de viagem incrível!

Você também pode se interessar por