Blog

O que fazer no Rio de Janeiro no feriado de Páscoa

Já está com as passagens de ônibus compradas para curtir o feriado da Páscoa no Rio de Janeiro? Que tal aproveitar a oportunidade para visitar outros pontos da cidade além do Pão de Açúcar, Cristo Redentor e a praia de Copacabana? Sair da rota dos famosos cartões-postais pode ampliar o seu olhar sobre a cidade maravilhosa. Confira algumas dicas!

Mirante da Vista Chinesa

Localizado na Floresta da Tijuca, o Mirante da Vista Chinesa permite uma vista panorâmica da zona sul do Rio de Janeiro: à esquerda fica o Morro do Corcovado, na vista central está o Pão de Açúcar e parte da Baía de Guanabara, e mais à direita as praias de Ipanema e Leblon. Realmente é um dos locais mais bonito de se fotografar e que reúne a vista de mais pontos turísticos da cidade. No alto do morro, há um pagode (a construção oriental) feito de bambu e concreto, construído no início do século XX em homenagem aos chineses que trouxeram o cultivo do chá para o Brasil no início do século XIX. O acesso mais fácil ao local, para quem está na zona sul, é pelo bairro Jardim Botânico, de carro ou táxi. Não há linhas de ônibus que operam até a região.

rio de janeiro
Detalhe do Mirante da Vista Chinesa ao amanhacer. (Foto: Rafael Oliveria. Wikipedia)
Parque Lage

Aos pés do Morro do Corcovado, está localizado o Parque Lage. Com seus 52 hectares de puro verde, o espaço encanta não só pela beleza, mas também pelo envolvimento com a cultura e a arte. Tombado pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) como patrimônio histórico e cultural da cidade do Rio de Janeiro, o parque foi originado de um antigo engenho de açúcar que funcionava no local. Hoje, atrai famílias e casais apaixonados que buscam um lugar tranquilo para fazer um piquenique e ter diversão ao ar livre. No casarão datado do século XIX, construção principal do parque Lage, funciona atualmente a Escola de Artes Visuais do Parque Lage (EAV), que oferece formação gratuita para artistas principiantes, além de realizar cursos, seminários, exposições e palestras. O jardim que rodeia o palacete foi projetado por John Tyndale, paisagista inglês, em 1840. A beleza do jardim construído em estilo romântico europeu concorre com o entorno de mata atlântica nativa. Verifique a agenda de eventos do local, aos fins de semana o Parque vira palco de festas e festivais de música que adentram a madrugada!

rio de janeiro
O palacete do Parque Lage aos pés do Morro do Corcovado. (Foto: Caio Araújo. Wikipedia)
Real Gabinete Português de Leitura

Inaugurado em 1887 pela Princesa Isabel, o Rel Gabinete Português de Leitura é uma biblioteca pública. Sua sede, construída em estilo neomanuelino, abriga mais de 350 mil obras raras, acessíveis ao público. Entre elas, figuram raridades como uma edição de Os Lusíadas de 1572 e o manuscrito da obra Amor de Perdição, do escritor português Camilo Castelo Branco. O local, que hoje promove mostras de arte e concertos musicais, foi muito visitado por Machado de Assis e abrigou os primeiros encontros da Academia Brasileira de Letras. Sem dúvida, a visita é uma viagem histórica incrível!

Festival Gastronômico

E se você quer comer bem sem gastar muito não pode deixar de aproveitar a 16ª edição da Rio Restaurant Week, que começou dia 24 de março e segue até dia 16, domingo de Páscoa. No almoço, cada pessoa paga R$ 44,90 por um menu completo (entrada + prato principal + sobremesa) e no jantar o valor é R$55,90 por pessoa. São mais de 50 estabelecimentos participantes. Confira os estabelecimentos no site oficial do evento e aproveite.