Blog

Carioca da gema: conheça 10 comidas típicas do Rio de Janeiro

Que o Rio de Janeiro é um dos destinos mais encantadores do Brasil, disso ninguém duvida. Mas se engana quem acha que ele se resume apenas a cenários naturais, monumentos internacionalmente conhecidos e, é claro, muita musicalidade (funk, pagode e, em especial, o samba). Isso porque a comida no Rio de Janeiro dá um show à parte e é um dos motivos que atraem tantos turistas.

Para comer enquanto toma sol na praia ou para saborear aquele quitute pelas ruas da Lapa, a gastronomia carioca é um verdadeiro festival de sabores, com muita influência da colonização portuguesa.

Listamos 10 das principais comidas no Rio de Janeiro que você não pode deixar de experimentar ao visitar a região. Confira!

1. Sardinha frita

A sardinha frita é um prato típico em bares e botecos, especialmente no bom e velho happy hour do final de semana, já que a gordura diminui o efeito do álcool no organismo.

De fácil preparo, ela só requer ser descamada, levar uma pincelada de gema e, por fim, ser empanada com farinha de milho. Depois de frita, é servida em porções de seis unidades com o tradicional acompanhamento de arroz e limão. Uma delícia!

2. Filé a Oswaldo Aranha

O filé a Oswaldo Aranha, que é acompanhado de arroz e farofa, foi nomeado assim como uma homenagem a Oswaldo Euclides de Sousa Aranha, uma grande figura política da época de Getúlio Vargas e adorador confesso dessa iguaria.

Prova disso é que não só o Cosmopolita, como todos os demais restaurantes que ele frequentava passaram a servir a mesma receita do prato. É justamente por isso que hoje ele é tão comum nos menus dos estabelecimentos do Rio de Janeiro.

3. Feijoada

comida no rio de janeiro
 

A feijoada carioca também não poderia faltar aqui. Até porque ela se faz presente em todos os cantos da cidade, em especial nas tão aguardadas rodas de samba que movimentam os morros e a Lapa.

E o motivo disso está na fartura tanto no preparo — que leva várias partes do porco — quanto nos acompanhamentos — que costumam ser os mais diversos. Os preferidos são as batidas cítricas, a couve refogada, a farofa de carne de sol e a batata/macaxeira cozida.

4. Biscoitos Globo

comida no rio de janeiro
 
Os biscoitos de polvilho Globo começaram a ser vendidos na região de Botafogo ainda nos anos 1950 e se tornaram um dos aperitivos mais populares das praias da capital fluminense.

Para comprá-los, basta dar uma volta com a família pela orla do Rio e você logo encontrará um vendedor ou um quiosque com um monte deles à venda.

5. Chá mate de praia

O chá mate é uma bebida feita à base da mesma erva utilizada para o preparo do chimarrão, tão comum no sul do Brasil. No entanto, a versão da erva usada para o chá-mate é tostada e escaldada, ficando com um sabor bastante peculiar e único. Não importa a temperatura, o chá mate típico do carioca é servido gelado.

Com um toque de limão, essa bebida é extremamente popular no Rio de Janeiro. Seu consumo começou a fazer sucesso nas praias e no estádio do Maracanã, ainda nos anos 1950.

Por isso, empresas começaram a fazer versões de chá-mate que vinham em copos plásticos. O sabor é bom, mas o verdadeiro chá-mate carioca é aquele que é consumido na frente do mar, deitado na areia e acompanhado de biscoito Globo.

6. Joelho

O Joelho é um tipo de salgado que os cariocas consomem muito durante a tarde e no café da manhã, como um lanche com a capacidade de saciar a fome. Ainda não se chegou a um consenso em relação ao nome desse salgado, sendo que muitos o chamam de “italianinho”, mais especificamente, as pessoas que vivem em Niterói, e outros de “escondidinho”.

O Joelho é uma deliciosa massa salgada, bastante similar a um pão, que pode levar diferentes recheios. O mais comum é o de presunto e queijo, mas existem joelhos que são recheados de salsicha, lombo e gorgonzola e de queijo branco com tomate. Existem até mesmo versões doces de Joelho, como o de banana com canela, já que esse é um dos lanches mais típicos do carioca.

7. Bolovo

O bolovo é um típico aperitivo de boteco que ficou famoso em todo o país, mas que na comida do Rio de Janeiro, consegue brilhar ainda mais.

Trata-se de um bolinho de carne frito, que em seu interior abriga um delicioso ovo cozido. Bem temperado, recém-saído da frigideira e com um pouco de pimenta, o bolovo é mais uma iguaria carioca.

Para ele ser ainda melhor, só se a gema dentro do ovo cozido ainda estiver meio mole, deixando todo o bolovo com aquele gosto peculiar de comida caseira.

8. Caldo verde

A influência da colonização portuguesa na comida do Rio de Janeiro é ainda mais notável quando a gente realmente para e pensa nos pratos típicos da culinária carioca. Além do tradicional bolinho de bacalhau, encontrado em quase todo bar e boteco da cidade, o caldo verde é um outro prato de origem portuguesa que entra e cena nas mesas e nas casas dos cariocas assim que o tempo fica um pouco mais frio do que o normal.

Trata-se de uma sopa feita à base de batata cozida, couve picada e pedaços de linguiça portuguesa. O paladar do caldo verde pode ser um pouco mais pesado do que o normal para o paladar carioca, mas ela aquece o coração e anima o estômago.

9. Cachorro-quente “podrão”

O cachorro-quente é um sanduíche que foi exportado dos Estados Unidos, para ser melhorado nas diferentes partes do Brasil. Cada cidade tem sua receita peculiar, geralmente concentrada nos ingredientes que são colocados com a salsicha, no interior do pão.

Se em São Paulo, o purê de batata entra na mistura, no Rio de Janeiro, o “cachorro-quente de podrão”, como é chamado, pode ser acompanhado de milho, ervilha, azeitona, tomate e cebola picados em um “vinagrete”, ovo cozido, batata palha, queijo ralado, alface, bacon picado e até mesmo uva passa.

10. Picadinho

comida no rio de janeiro

O clássico picadinho fecha com chave de ouro a nossa lista de comidas típicas do Rio de Janeiro. É uma das principais pedidas quando o assunto é prato de fácil preparo, com gostinho de comida caseira e sustância garantida para você aguentar o dia inteiro firme e forte.

Afinal, ele é uma mistura de proteína animal picada (geralmente alcatra) com tubérculos, caules e frutos (tomate, batata, cenoura, cebola etc.). De dar água na boca, não é mesmo?

E então, gostou das nossas sugestões? Pois nada de ficar só imaginando como são todas essas iguarias. Na sua próxima viagem, programe-se para saborear cada uma dessas comidas no Rio de Janeiro.

Se você vai viajar para o Rio de Janeiro, uma boa sugestão é fazer um estica até a maravilhosa Angra dos Reis. Além de saborear uma culinária deliciosa, você vai ver uma beleza natural que não existe em nenhum outro lugar do mundo!

 

Você também pode se interessar por