Blog

Tudo sobre a Região Sudeste: o que você precisa saber!

Imagine uma região que, apesar de ser a segunda menor do Brasil, concentra aproximadamente 42% de toda a população brasileira — o que corresponde a quase 87 milhões de pessoas. Pois é! O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou esses dados que só reforçam o quanto é preciso conhecer tudo sobre a Região Sudeste do país. E tem mais, viu?

Composta por quatro estados — Minas Gerais, Espírito Santo, São Paulo e Rio de Janeiro —, a Região Sudeste é riquíssima em cultura, culinária, pontos turísticos e um clima tropical com estações bem definidas. Por isso, viajar e ver de perto esse cantinho do Brasil é levar para casa algumas das melhores experiências que você terá em relação ao país. Ou seja: vale super a pena!

Para incentivar ainda mais você a encarar a aventura e preparar as malas rumo a esses estados incríveis, listamos algumas coisas típicas do sudeste que você precisa conhecer. Confira!

Manifestações culturais

A Região Sudeste foi uma das áreas brasileiras com forte influência de vários outros povos colonizadores. Os portugueses, por exemplo, chegaram por lá no ano de 1532 e começaram a disseminar sua cultura. Mas os franceses, italianos e japoneses também tiveram grande participação no desenvolvimento cultural da região — juntamente, é claro, com os indígenas.

E, a partir de toda essa mistura, foram surgindo as manifestações culturais mais marcantes da região. As congadas, por exemplo, têm grande influência do povo africano. Tem também a Festa do Divino Espírito Santo, as reisadas, os sambas, o lundu, o carnaval como principal festa do Rio de Janeiro, além da Folia de Reis, logo após o ano novo.

Sabe o que mais agita a Região Sudeste? As festas juninas e julinas, já que os habitantes costumam esticar um pouquinho mais essa tão querida manifestação cultural. O bacana é que, como nessa época é inverno, a festa fica muito mais cheia de encanto e de comidinhas para esquentar a todos. É bem difícil encontrar alguém que não aproveite esse momento.

Fora tudo isso, a música é outro aspecto muito marcante por lá. Algumas das bandas mais importantes do Brasil nasceram na Região Sudeste e hoje fazem parte da rotina de milhares de brasileiros. Por meio desses ritmos, eles conseguem absorver um pouco desse canto do Brasil!

tudo sobre a região sudeste o que você precisa saber
Parque Ibirapuera em São Paulo, linda paisagem.
Confira abaixo alguns exemplos das principais manifestações culturais!

Batuque

O Batuque é uma manifestação cultural de origem africana, mais especificamente do ritual de procissão, e é muito comum nas cidades do interior de São Paulo, no São João e nas festas do Divino Espírito Santo. A dança consiste em uma fileira de homens distantes a 15 metros das mulheres, que se aproximam e acostam por três vezes no abdômen da companheira.

Festa de Iemanjá

Iemanjá é uma entidade de matriz africana das religiões do Candomblé, Macumba e Umbanda. O culto é realizado na virada do ano, quando milhares de devotos vão até as praias com presentes, flores, bebidas e comidas para a Rainha do Mar, que é considerada a mãe de todos os orixás e protetora das viagens marítimas.

Caiapó

O Caiapó é uma manifestação cultural de origem indígena, comum em diversos estados da região Sudeste, como Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.

Ticumbi

A dança é encontrada normalmente no Espírito Santo, e é a versão capixaba da Congada. Ela é praticada por negros que se vestem de branco, usam batas com inúmeras fitas coloridas e fazem uma representação de uma dança dramática de guerra.

Culinária

Já que a ideia é contar tudo sobre as coisas típicas do sudeste que você precisa conhecer, não podemos nos esquecer dos sabores típicos. São tantas opções para provar e se deliciar, que é difícil eleger um só como favorito.

Saiba que essa região concentra alguns dos melhores restaurantes de todo o Brasil. Além disso, a gastronomia é muitíssimo procurada por turistas de todos os cantos do mundo. E dá para entender os motivos!

Então, com tantos pratos interessantes, fizemos uma seleção por estados. Vamos lá!

Minas Gerais

Minas Gerais e sua incrível culinária.
Minas Gerais e sua incrível diversidade.
Atire a primeira pedra quem nunca ouviu falar do pão de queijo de Minas Gerais! E o que podemos dizer sobre o feijão tropeiro, o bolo de fubá, o frango com quiabo e o tutu de feijão? Essas são só algumas delícias que o povo mineiro reserva para você.

Espírito Santo

O que mais chama a atenção na culinária desse estado é a saborosa moqueca capixaba. O que a diferencia das outras, como a baiana, é que a iguaria é preparada em panela de barro, algo bem típico do estado. Experimente também a torta capixaba, servida com muitos frutos do mar, siri, ostra, sururu, camarão e bacalhau!

São Paulo

Sabia que a cidade de São Paulo é a segunda maior consumidora de pizza do mundo, perdendo apenas para Nova Iorque? Mesmo assim, o povo desse estado sabe como preparar uma refeição incrível e com toques que só ele tem. Anote aí os grandes destaques: virado à paulista, carne de panela, cuscuz paulista e quentão.

Rio de Janeiro

Entre uma beleza natural e outra, é bom você reservar um espacinho na barriga para comer, sem remorso, a feijoada carioca! E para acompanhar? Uma boa caipirinha bem gelada ou aquele chope tirado na hora. Não deixe também de provar a Sopa Leão Veloso e o tradicionalíssimo filé à Osvaldo Aranha.

Tudo sobre a Região Sudeste: o que você precisa saber!
Vale muito a pena conhecer a cidade do Rio de Janeiro.

Comidas típicas

Conforme mencionado, cada cantinho do Sudeste marca os turistas e moradores não só pela beleza dos locais, mas também pelas comidas típicas existentes em cada lugar.

Sanduíches e comidas e boteco

Os sanduíches costumam ser pedidos para os dias corridos — e quando se fala de correria, a cidade de São Paulo não pode ficar de fora, já que é um dos maiores centros urbanos do país. O mais tradicional é o bauru, que combina pão de trigo sem miolo, queijo derretido, tomate, rosbife, orégano e picles.

Outros sanduíches que se destacam é o de mortadela, que costuma ser servido com uma quantidade generosa desse ingrediente. Além disso, há também o de pernil, normalmente encontrado no Mercado Municipal de São Paulo.

Em relação às comidas de boteco, o sucesso é tão grande que existem até campeonatos com diferentes entradas de salgados, desde os mais tradicionais aos que recebem um toque de álcool no prato. Um dos mais pedidos costuma ser o bolinho de bacalhau, que é bastante comum no Rio de Janeiro.

Pastel de Angu

Especialmente na cidade de Itabirito, em Minas Girais, o pastel de Angu, feito com fubá e podendo receber recheio de diferentes tipos de carnes, tem uma história especial. A comida foi criada por mulheres escravizadas durante o século 19 e tem como um dos principais ingredientes o umbigo de bananeira, que era o que os escravos conseguiam obter com maior facilidade.

Cuscuz paulista

O cuscuz paulista é um prato típico da cultura caipira. Com o tempo, ele ganhou também os centros urbanos, tornando-se uma das receitas queridinhas da culinária de São Paulo. É feito com farinha de milho, camarão, peixe, temperos vegetais, ovos cozidos etc. O cuscuz paulista é primo do marroquino, uma comida típica da África.

Pontos turísticos

Ao fazer uma viagem bacana como essa para o Sudeste, é bom que você já tenha em mãos uma prévia dos lugares que deseja conhecer, não é mesmo? Como são estados cheios de atrações, é provável que você se perca em meio a tanto passeio interessante e cheio de história para contar. Por isso, é bom se planejar muito bem.

Nesse sentido, você já iniciou com o pé direito ao procurar pelas coisas típicas do sudeste que precisa conhecer. Isso vai ajudar na hora de montar o seu roteiro, principalmente se decidir fazer essa viagem de ônibus — uma das melhores opções para quem quer realmente deseja conhecer a fundo um determinado local.

Começando pelo Rio de Janeiro, não podem faltar na lista as praias de Copacabana e Ipanema, o Cristo Redentor, o bondinho do Pão de Açúcar e a Lapa. Em São Paulo, os programas indispensáveis são visitar os museus, como o MASP, e fazer compras na 25 de março. Aproveite e estique a viagem até a belíssima Campos do Jordão, ok?

Já Minas Gerais reserva riquíssimas cidades históricas, como Diamantina, Ouro Preto e Tiradentes, além da capital Belo Horizonte, com todos os seus encantos. Por fim, o Espírito Santo vai pegar você de vez pelas suas belíssimas praias e regiões montanhosas, perfeitas para longos dias aproveitados com toda a família.

Como você pôde notar, as coisas típicas do sudeste são recheadas de pitadas de cultura, gastronomia, manifestações, locais para conhecer e muito mais. Reservar as próximas férias para fazer um tour por essa parte do Brasil é, sem dúvidas, uma decisão que promete ser ótima e que vai surpreender você e sua família. Por isso, não se esqueça de levar um bom par de tênis para andar o dia todo, já que será difícil querer ficar no hotel.

Gostou de conhecer mais sobre esse pedaço maravilhoso do Brasil? Aproveite e entre em contato conosco para saber como marcar a sua viagem!

Você também pode se interessar por