Blog

Turismo em Curitiba: quais são as principais atrações?

Você sabia que uma das cidades mais importantes do Brasil fica no Paraná? O lugar também se destaca por oferecer alguns serviços de muita qualidade, como os transportes públicos. E se você quiser conhecer essas e outras curiosidades, é bom se programar para fazer turismo em Curitiba! Sim, uma das cidades mais modernas e interessantes do país.

Mas é bom escolher bem a época em que você vai fazer essa viagem. Afinal, faz muito frio por lá no inverno, entre os meses de junho e agosto, com mínimas perto da casa de 0 °C. No verão, os termômetros também podem atingir altas temperaturas. Então, a dica é tentar ir entre essas estações, como na primavera ou no outono, combinado?

Agora, quanto às atrações, tem opções para todos os gostos. Quer saber algumas bem bacanas? Confira abaixo e monte seu roteiro para fazer turismo em Curitiba!

Jardim Botânico

Um dos mais belos cartões-postais de Curitiba, o Jardim Botânico também é muito visitado, seja pelos moradores locais, seja pelos turistas brasileiros ou estrangeiros. E o mais interessante é que a história desse ponto turístico é recente, já que ele foi inaugurado em 1991. A sua maior inspiração foi no paisagismo francês, um dos mais expressivos do mundo.

Quando estiver no local, aprecie a belíssima estufa que chama a atenção de todos os visitantes. Ela também foi inspirada em ícones da arquitetura mundial, como o Crystal Palace e o Kew Gardens, de Londres. E sabe o que mais dá para encontrar por lá? Animais como tatu, gambá, aves em geral e, claro, flores e plantas de todos os tipos.

Como se não bastasse, você ainda pode aproveitar o finzinho do passeio pelos jardins ao redor. São ótimos para ficar e estender um pano para fazer um bom piquenique enquanto se contempla o pôr do sol. Passeio imperdível!

Museu Oscar Niemeyer

Fachada do Museu Oscar Niemeyer, Curitiba, Brasil

O mais famoso e respeitado arquiteto brasileiro, Oscar Niemeyer, também deixou uma obra incrível em Curitiba. Fora o impacto positivo imediato ao vê-la de perto, vale muito a pena conhecê-la por dentro. O bom é que tem entrada gratuita todas as quartas e na primeira quinta-feira de cada mês. Mas, se não der, o ingresso custa apenas R$16,00.

E o que tem nesse museu? Exposições permanentes, como obras que foram confiscadas da Operação Lava Jato, entre outras. Dá para checar no site oficial do MON qual é a programação da semana e do mês. Não perca!

Centro Histórico

Prepare aquele tênis superconfortável e um dia inteirinho para passear pelo Centro Histórico de Curitiba. Além dos antigos casarões que foram reformados, você vai conhecer:

  • as ruínas da Igreja São Francisco de Paula;
  • a Fundação Cultural de Curitiba;
  • o Relógio das Flores;
  • a Igreja do Rosário;
  • a Mesquita Muçulmana de Curitiba;
  • o Memorial de Curitiba.

A gente recomenda que você reserve o domingo, a partir das 9h, para aproveitar todas essas atrações. O “plus” é ainda poder fazer umas comprinhas na Feira do Largo da Ordem.

Parque Tanguá

Sem dúvidas, esse é um dos passeios mais imperdíveis enquanto você estiver fazendo turismo em Curitiba, até por oferecer um pôr do sol incrível. E o espaço do Tanguá impressiona: são 235 mil m² de área verde para você relaxar e aproveitar. Sem contar que ele faz parte da área de preservação do Rio Birigui, um dos mais importantes do Paraná.

Para caprichar nas fotos, vá até o chafariz principal e ao Jardim Potty Lazzaroto. Com certeza, será uma visita muito bacana para você e toda a sua turma.

Museu do Automóvel

Você é do tipo que ama carros ou ao menos se interessa pela história desses queridinhos dos brasileiros? Então, tire um tempo para visitar o Museu do Automóvel, que fica bem em frente ao Parque Birigui. Aliás, aproveite para fazer um passeio 2 em 1. Uma baita vantagem, não é mesmo?

O museu encanta visitantes desde 1976 com um acervo de mais de 150 veículos com 70 deles se alternando em exposições. De fato, a visita é curiosa e vai fazer você viajar no tempo! Vale dizer que muitos carros que estão lá fazem parte de relíquias que poucos lugares ainda têm. Alguns até funcionam ainda, e outros são modelos raros e apenas para exposição.

É um passeio surpreendente e envolvente que vai render várias fotos para você guardar na lembrança de uma viagem especial de turismo em Curitiba.

Bosque do Alemão

 

Local marcado pela chegada dos primeiros imigrantes alemães, em 1923, o Bosque do Alemão é grandioso: tem uma área verde de mais de 38 mil m². Além disso, tem um mirante em que você poderá ter uma belíssima visão da cidade lá do alto.

A trilha do Bosque é um espetáculo. Você pode fazê-la com a leitura da história de João e Maria ao fundo, espalhada e contada pelos painéis de azulejo ao longo do caminho. É um momento de relaxar e realmente apreciar a natureza e a mata. O passeio é um dos mais calmos entre as opções de turismo em Curitiba.

Ópera de Arame

Sabe aqueles lugares que a gente visita e não consegue esquecer? É o caso da Ópera de Arame. Ela foi construída sobre um lago, é composta de uma estrutura metálica, além de ter paredes transparentes.

Por lá, acontecem muitas atrações culturais de todos os tipos, como teatro e música, além de concertos. O ambiente tem capacidade para acomodar 1.600 pessoas, e a entrada é gratuita.

Agora é só planejar a sua viagem para curtir ao máximo os principais atrativos da capital paranaense. Quanto mais atenção você der a essa etapa, melhor para se divertir e poder até mesmo juntar um pouco mais de dinheiro para não ficar na vontade de nenhum passeio pago ou de compras e lembranças.

Já com relação ao transporte, é possível comprar passagens de ônibus online de um jeito bem fácil e seguro pelo site da Rodoviariaonline. Não deixe escapar essa oportunidade de fazer turismo em Curitiba!

Gostou? Então, assine a nossa newsletter e receba sempre em primeira mão conteúdos cheios de dicas como este!

Você também pode se interessar por